VC apresenta "O Turista" (2010)
"O Turista" é um filme que combina mistério, espionagem, uma dupla hollywoodiana de arrasar, belissimas paisagens parisienses e venezianas e muito glamour!
Essa história começa em Paris, com a misteriosa Elise (Angelina Jolie) tomando um café no Le Nemours (2 Place Collete) e sendo vigiada pela polícia francesa. Ela recebe um bilhete do seu amado, Alexander Pearce, um fraudador de bilhões de libras esterlinas que está sendo procurado pela Scotland Yard. Seguindo orientações dele, Elise deixa a capital francesa rumo à Veneza. No trem para a cidade italiana, ela senta-se ao lado de um homem comum, para tentar despistar a polícia, fazendo-a pensar que ele é Pearce. A vítima é um professor de matemática chamado Frank (Johnny Depp).
O professor ainda não sabe, mas ele se tornará uma espécie de isca nas mãos de Elisa, que precisa convencer os policiais de que ele é o seu aguardado amante, Alexander Pierce. Para mantê-lo por perto, ela o convida a dividir a mesma suite do Hotel Danieli (sim, um dos mais luxuosos da Itália e do mundo! Saiba mais sobre ele logo abaixo). Eles se hospedam na Suite de Doge, por onde, em outras épocas, passaram Marcel Proust e Honoré de Balzac. Neste ponto do filme, outra curiosidade: para as tomadas externas do hotel, a equipe de produção usou imagens do Palazzi Pisani Moretta, uma espetacular construção veneziana, que deu os ares de sofisticação que o diretor do filme desejava.
Entre uma perseguição e outra, principalmente, por bandidos russos que não estavam nos planos de Elisa, ela e Frank encontram-se no salão de baile, recriado no prédio da "Scuola Grande de Misericordia", onde ele a convida para dançar. O luxuoso ambiente faz qualquer mortal querer circular por ali e bailar uma valsa, pelo menos, uma vez na vida. Depois de tirar Frank do seu caminho, Elisa é abordada por um galanteador conde italiano, interpretado por Raoul Bova (o Marcelo de "Sob o sol da Toscana", o próximo post deste blog). O 'não' que ele recebe garante a diversão da cena.
Bem, para conhecer o final do filme, a recomendação é assisti-lo. Além de se divertir com uma produção que concorreu a 3 indicações ao Globo de Ouro (melhor ator, melhor atriz e melhor filme), você viajará pelos românticos canais e a impressionante arquitetura de Veneza, uma cidade que sempre instiga - e inspira! - diretores a usá-la em produções de cinema.
Locação especial: O Hotel Danieli
![]() |
The Tourist, 2010, Florian Henkel von Donnersmarck |
Como comentado, Elise se hospeda no luxuoso Danieli e convida Frank para ficar com ela. O americano não acredita na própria sorte, mas sua empolgação não dura muito, pois a bela o coloca para dormir num dos sofás do pequeno palacete que chamaram de "quarto de hotel". 😀
O Danieli tem vista para o Grande Canal e para a Basílica de São Jorge Maior (Chiesa de San Giorgio Maggiore). Ele é vizinho da Praça São Marcos e da Ponte dos Suspiros e está instalado em três palácios históricos: Dandolle é o mais antigo, datando do século XIV; Casa Nuova, do século XVII; e o Danieli Excelsior, do século XIX.
Leia também: "O Turista" numa Veneza glamourosa
Eu amo esse lugar! Eu retornarei
ResponderExcluirSim, Veneza é linda. Tem um filme clássico chamado "Quando o coração floresce", de 1955, com Katharine Hepburn no papel de uma turista em Veneza que mostra o que esta cidade tem de mais bonito.
Excluir