Lugares de Barcelona exibidos em filmes
![]() |
| Cenas de filmes ambientados em Barcelona (Divulgação). |
Barcelona no cinema
Barcelona é uma das cidades mais conhecidas do mundo tanto pela sua beleza arquitetônica colorida e singular como pela sua atmosfera jovem. Talvez por estes motivos, há anos, diretores de cinema de estilos e procedências diferentes tenham se encantado pela cidade e ambientado algumas das suas histórias mais famosas por lá.
Entre os filmes com cenas rodadas na cidade catalã estão os excelentes Profissão: Repórter (1975), do cineasta italiano Michelangelo Antonioni (que também dirigiu o enigmático Blow-Up: Depois Daquele Beijo); Tudo Sobre Minha Mãe (1999), do espanhol Pedro Almódovar; Albergue Espanhol (2002), do francês Cédric Klapisch; Vicky Cristina Barcelona (2008), do norte-americano Woody Allen; o (intensamente) dramático Biutiful (2010), do mexicano Alejandro G. Iñárritu; Uncharted: Fora do Mapa (2022), de Ruben Fleisher, entre outros títulos.
Para a nossa sorte, esses cineastas selecionaram muitos lugares famosos, turísticos e acessíveis da cidade para ambientar as suas histórias. Confira alguns deles.
Lugares de Barcelona exibidos em filmes
![]() |
| Lugares de Barcelona que aparecem em filmes (I): La Sagrada Família, Parc Güell e a Casa Milà (Fotos: Fran Mateus). |
La Sagrada Família
Obra famosa do arquiteto catalão Antonio Gaudí (1852 - 1926), o Templo Expiatório da Sagrada Família é um dos lugares mais visitados não só de Barcelona como de toda a Espanha; talvez, por isso, também seja um dos mais exibidos em filmes.
Dos títulos mencionados anteriormente, a igreja serviu de cenário para Tudo Sobre Minha Mãe, Albergue Espanhol e Vicky Cristina Barcelona.
No delicado filme de Almodóvar, é no entorno da igreja que Manuela (Cecilia Roth) procura por Agrado (Antonia San Juan) logo que chega em Barcelona de sua viagem oriunda de Madri.
Nos outros títulos, a Sagrada Família é visitada como atração turística por personagens estrangeiros: o francês, Xavier; e as americanas, Vicky e Cristina.
Antonio Gaudí iniciou este trabalho em 1883, mas morreu atropelado por um bonde na frente do edifício, enquanto fiscalizava o andamento das obras. Ele deixou finalizadas a cripta e a torre da Fachada da Natividade. Depois da fatalidade, outros arquitetos assumiram a incumbência de terminar o projeto, o que está previsto de acontecer em 2026, ano do centenário do falecimento de seu idealizador.
Metrô: Sagrada Família.
Park Guell
Surrealista, estranho, belo, colorido e extraordinário são palavras que podem ser usadas para adjetivar o Park Guell, uma atração modernista de Antonio Gaudí, datada de 1900.
Em Albergue Espanhol, os franceses Xavier (Romain Duris) e Anne-Sophie (Judith Godreche) visitam o local duas vezes. Na primeira, por razões turísticas; na segunda, o rapaz está, digamos, mal-intencionado.
Em Vicky Cristina Barcelona, este parque ambienta o reencontro "pós-Oviedo" de Vicky (Rebecca Hall) com Juan Antonio (Javier Bardem), numa cena rodada ao lado da salamandra colorida que desliza sobre a escadaria da entrada principal do parque.
Metrô Vallcarca e mais uns 15 minutos de caminhada.
Casa Milà — La Pedrera
Três décadas antes de Woody Allen escalar Scarlett Johansson, Rebecca Hall e Patricia Clarkson para filmarem no topo da singular Casa Milà para o filme Vicky Cristina Barcelona, Michelangelo Antonioni já havia imortalizado as chaminés gigantes desta atração turística numa cena com os personagens vividos por Jack Nicholson e Maria Schneider, em Profissão: Repórter.
Mais conhecida como La Pedrera entre locais e turistas, este Patrimônio Mundial da Humanidade foi idealizado por Antonio Gaudí, a pedido do burguês Pere Milà Camps.
Metrô: Diagonal.
![]() |
| Lugares de Barcelona que aparecem em filmes (II): Oriente Atiram Hotel, Las Ramblas, Port Vell e a praia de Barceloneta (Fotos: Fran Mateus). |
La Rambla (ou Las Ramblas)
Todos que visitam Barcelona, mais cedo ou mais tarde, dão uma volta pelas ‘ramblas’ da cidade.
Em Profissão: Repórter, David Locke (Nicholson) se hospedou num hotel localizado neste endereço, o Oriente Atiram Hotel (número 45 da avenida).
No filme de Woody Allen, Cristina (Johansson) fotografa pontos interessantes da área ou frequenta os seus cafés para colocar o papo em dia com sua amiga, Vicky (Hall).
Em Biutiful, Uxbal (Javier Bardem) é um pai de família à beira da morte que passa pelo local a caminho do trabalho.
As Ramblas são delimitadas por outros dois lugares movimentados da região central da cidade: a Plaça de Catalunya e o Port Vell.
Port Vell
Esse porto deixou de ser "velho" (vell) há algum tempo, quando recebeu uma reforma geral e passou a abrigar lojas, cinemas, restaurantes e casas noturnas. Movimentado o dia inteiro, dele saem os disputados passeios de golondrinas, que fazem a festa dos turistas.
Na história de Albergue Espanhol, Xavier tem uma alucinação na passarela Rambla del Mar, ao ver o fantasma de Erasmus de Roterdão (um filósofo e humanista holandês cujo nome batiza um programa de bolsas de estudos da União Europeia) e tentar se comunicar com ele (um tipo de característica que virou uma das marcas desse personagem neste e nos outros dois filmes da trilogia de Klapisch: Bonecas Russas e O Enigma Chinês).
La Barceloneta
Esse bairro jovem e descolado teve origem humilde, mas passou por algumas intervenções arquitetônicas e foi transformado numa espécie de imã para a turma que busca um lugar ao sol e outro ao mar.
Em Albergue Espanhol, Xavier visita a praia do bairro sempre que se sente saudoso e precisa de um tempo para escrever ou telefonar para a namorada francesa. Quando está naquela parte da cidade, o jovem comenta, numa das cartas, que parece estar de férias por causa da proximidade com o mar.
Em Biutiful, a mesma orla serve de cenário para uma cena muito triste: a que mostra os corpos de alguns refugiados chineses mortos, que tentaram entrar no país ilegalmente. Uma cena forte, triste e que reflete a realidade de muita gente que foge de condições miseráveis em seus países em busca de uma vida melhor, mas que acaba encontrando a morte pelo caminho.
FilmoTeca de Catalunya
O prédio da filmoteca da região da Catalunha encontra-se localizado na Plaça Salvador Seguí, nºs 1-9, perto das Ramblas. Trata-se de um espaço dedicado aos apaixonados pela Sétima Arte, onde é possível prestigiar as mostras e exibições cinematográficas locais e estrangeiras em cartaz na cidade.



