"Blow-Up — Depois Daquele Beijo" (1966) em Londres
![]() |
| Blow-Up: Pôster do filme e cenas com David Hemmings e Vanessa Redgrave no Maryon Park (Bridge Films). |
Blow-Up: Depois Daquele Beijo (Blow-Up, 1966) nos apresenta a Thomas (David Hemmings), um fotógrafo de moda que está trabalhando num projeto paralelo e profissionalmente mais sério. Ao buscar novos temas para esse trabalho, ele tira fotos, à distância, de um casal de namorados na paisagem tranquila de um parque londrino. No entanto, quando revela o material, Thomas acredita que testemunhou o assassinato do homem e que a moça, que depois descobriremos se chamar Jane (Vanessa Redgrave), foi coninvente com o crime.
Blow-Up foi dirigido (e roteirizado parcialmente) pelo italiano Michelângelo Antonioni, que se inspirou tanto no conto Las babas del Diablo (1959), do escritor argentino Julio Cortázar, como na vida de um dos mais celebrados fotógrafos de moda da década de 1960, David Bailey (hoje com 88 anos de idade), para criar a sua versão da história.
O conto de Cortázar se passa em Paris, com a cena suspeita e registrada pelo seu fotógrafo acontecendo na Île de Saint Louis. Antoniani, por sua vez, ambientou o filme em Londres, onde as coisas estavam fervilhando naquela época — a Swinging London — e escolheu o simpático, mas remoto, Maryon Park para ambientar a cena do suposto assassinato.
Blow-Up: filmagens em Londres
![]() |
| Fran Mateus visitando os lugares do Maryon Park exibidos em Blow-Up (Fotos: Acervo Pessoal). |
Smithson Plaza (antiga Economist Plaza)
Numa das cenas iniciais do filme, um animado e colorido grupo de jovens circula por Londres num carro aberto. Essa turma entra na Economist Plaza e faz alguns giros por ela antes de continuar a algazarra em outras partes da cidade.
Essa praça estreita é a porta de entrada do Economist Tower e de outros dois prédios. Ela teve o seu nome alterado em 2018, numa homenagem ao casal de arquitetos que a construiu, em 1964; dois anos antes da estreia do filme de Antonioni (25 St. James Street (Metrô|Tube: St. James ou Green Park).
Casa e estúdio do fotógrafo
A fachada da casa e estúdio de Thomas fica em Notting Hill. Numa das inúmeras cenas externas feitas por lá, o fotógrafo é abordado por duas jovens aspirantes à carreira de modelo (uma delas é interpretada por Jane Birkin).
Ao lado da casa está a igreja católica de São Francisco de Assis, cuja lateral também é exibida no filme (77 Pottery Lane. Metrô|Tube: Holland Park).
Restaurante do almoço com o chefe
Thomas almoça com o seu chefe num restaurante do Chelsea. Enquanto discutem o projeto fotográfico em que estão trabalhando, o rapaz percebe, pela janela, que está sendo observado por um estranho, que também vasculha o seu carro. Thomas deixa o restaurante e corre atrás do cara, sem sucesso.
Em outubro de 2024, quando visitei esse endereço, a fachada do imóvel era exatamente a mesma exibida no filme; sem retoques! Na ocasião, ele era ocupado por um restaurante sofisticado chamado The Five Fields. Esse estabelecimento funcionou por 12 anos no local, mas fechou as portas em fevereiro de 2025 (8-9 Blacklands Terrace (Metrô|Tube: Sloane Square).
Maryon Park
Este parque bonito e longe do burburinho do centro da cidade é visitado por Thomas em três ocasiões: primeiro, quando ele entra no local, por acaso, e fotografa o casal de namorados, à distância. Depois, no período da noite, quando encontra o corpo do homem que viu à tarde, largado atrás de um mato. Por fim, na manhã seguinte; dessa vez, como não encontra nada por lá, ele se entretem com uma partida imaginária de tênis do mesmo grupo de jovens que ele viu na Economist Plaza, no dia anterior.
Acessos aos parque: Woolwich Road, Charlton Lane ou Thorntree Road.
Estações de trem: Charlton ou Woolwich Dockyard. Eu desci na Woolwich Dockyard; depois de chegar nela, são necessários cerca de 15 minutos de caminhada para alcançar o parque.
Dicas: O parque Maryon fica próximo do mirante de onde é possível admirar a famosa Barreira do Tâmisa, considerada uma das maiores barreiras móveis contra inundações do mundo (Anote: Eastmoor Street). Dali, você também estará perto do bairro de Greenwich. Então, se desejar, visite as três atrações no mesmo dia. Ah, leve capa e guarda-chuva. Pode chover durante o passeio e nem todos os lugares têm abrigos cobertos (Sim! Eu passei por isso ☺).
Comentários:
Blow-Up venceu o Gran Prix de 1967, do Festival de Cinema de Cannes, e é considerado um dos filmes mais importantes da História do Cinema.
Deu uma sensação de nostalgia imensa visitar as locações do filme e pensar que elenco, diretor e equipe técnica estiveram naqueles mesmos espaços e realizaram algo tão inovador para os padrões da época.


Comentários
Postar um comentário
Fale conosco