VC apresenta "A Identidade Bourne" (2002)

Cena de A Identidade Bourne (Divulgação) na locação Port de la Tournelle (Foto: Fran Mateus).

No filme A Identidade Bourne (2002, direção de Doug Liman), Jason Bourne (Matt Damon, de Onze Homens e Um Segredo) é um assassino profissional a serviço da CIA, que perde a memória durante uma missão. Resgatado inconsciente e boiando nas águas do Mar Mediterrâneo, ele tenta descobrir quem é e o que faz da vida.

Primeiro, o homem busca pistas em Zurique, na Suíça, onde descobre que tem uma conta secreta e uma maleta cheia de dinheiro e de passaportes falsos. Depois, em Paris, na França, onde é perseguido, incansavelmente, tanto pela polícia local como por matadores profissionais a serviço do seu próprio empregador.

A Identidade Bourne: Locações em Paris

Port de la Tournelle

Jason paga Marie (Franka Potente, de Corra, Lola, Corra) para levá-lo de Zurique até Paris. Quando chegam na capital francesa, a jovem estaciona no Port de la Tournelle e providencia um café da manhã para Bourne. Dá para apreciar a Catedral de Notre-Dame na cena em que eles conversam fora do carro (Metrô Pont Marie).

Apartamento de Jason Bourne

Bourne vive num amplo apartamento, localizado numa avenida movimentada da capital francesa, que liga o Arco do Triunfo, na Champs-Elysées, à praça do Trocadero (e, cruzando a ponte, à Torre Eiffel também). Neste apartamento, Jason descobre algumas pistas sobre o seu passado e precisa lutar com um assassino profissional para manter a si e a Marie vivos (104 Avenue Kléber; metrô Kléber).

Gare du Nord 

Jason Bourne guarda o seu dinheiro e passaportes falsos nesta que é uma das estações de trens mais movimentadas de Paris. Dela, saem os trens com destino a Londres, na Inglaterra. 

Da frente deste local, Bourne começa sua fuga alucinada pelas ruas de Paris para esconder-se da polícia local (Rue de Dunkerque, 18).

Pont Neuf e Samaritaine

A Pont Neuf é o local do encontro entre Jason Bourne e Conklin (Chris Cooper). No entanto, Bourne acompanha a chegada do chefão da CIA do alto do prédio da loja de departamentos Samaritaine. Como pediu que o homem fosse sozinho, mas viu que ele estava acompanhado de um sem número de agentes disfarçados, Bourne deixou Conklin esperando (1 Rue du Pont Neuf; metrô Pont Neuf).

Place du Marche Sainte Catherine 

No edifício que ocupa o número 2 desta pequena e charmosa praça fica a base local das operações da Treadstone. Jason segue Conklin da Pont Neuf até aqui, escala a parede do prédio e confronta o seu (ainda) chefe em busca de respostas sobre o seu passado. 

Após uma briga e algumas discussões, Bourne consegue saber algumas coisas sobre quem ele era e o que fazia antes de ter perdido a memória. No local, Bourne vê Nicky Parsons (Julia Stiles, de 10 Coisas que Eu Odeio e Você), assistente local da CIA e figura importante nos demais filmes da franquia (Metrô St-Paul).

A Identidade Bourne: Comentários


A Identidade Bourne fez tanto sucesso que não só transformou Matt Damon num dos astros mais bem pagos de Hollywood como abriu caminho para mais três filmaços com ele: A Supremacia Bourne (2004), O Ultimato Bourne (2007) e Jason Bourne (2016); além de O Legado Bourne (2012), filme encabeçado por Jeremy Renner

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)