"Na Natureza Selvagem" (2007): Uma aventura pelos Estados Unidos

Cenas do filme "Na Natureza Selvagem", ambientado nos EUA
Cenas do road movie Na Natureza Selvagem, dirigido por Sean Penn (Fotos: divulgação).

O filme Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007) nos apresenta ao jovem Christopher McCandless, no momento em que ele deixou a residência estudantil, em Atlanta, tão logo se formou em História e Antropologia, em 1990, e foi viver uma grande aventura pelas estradas, campos, pequenas cidades e parques naturais do Oeste americano. A intenção dele era curtir, ao máximo, a sua condição de homem livre, após anos de estudos e de repressão pelos pais.

Pelo caminho, o rapaz de 20 e poucos anos fez grandes amizades e testemunhou belos momentos em contato com a natureza, porém também passou por muitos perrengues. Durante um deles, entre o México e Los Angeles, ele chegou a se questionar se não seria a hora de voltar à sua vida de antes; mas continuou a sua jornada rumo ao Alasca. 

Quem assistiu Na Natureza Selvagem sabe que Chris realizou o seu desejo, chegando até onde queria chegar e vivendo do jeito que acreditava ser o ideal para ele. No entanto, em agosto de 1992, quando o jovem decidiu que era hora de virar a página e voltar ao convívio com a sua família e seus novos amigos, o destino lhe pregou uma triste peça.

Sean Penn assinou a direção deste excelente filme, cujo roteiro foi adaptado do livro Na Natureza Selvagem, de autoria de Jon Krakauer. Este, por sua vez, utilizou o diário de McCandless como base. 

O diretor intercalou as emoções conflitantes da história dos McCandless em 3 partes: 

— A peregrinação de Chris, interpretado por Emile Hirsch (de Era Uma Vez Em... Hollywood); 

— O crescente desespero dos pais, Billie (Marcia Gay Harden) e Walt (Willian Hurt), e da irmã, Carine (Jena Malone), que ficaram sem notícias de Chris por quase dois anos;

— E período em que o jovem morou no "Magic Bus" (o ônibus 142), sozinho, no meio do Denali National Park and Preserve, no Alasca.

Na Natureza Selvagem: Locações estadunidenses

Momentos solitários de Chris McCandless no filme Na Natureza Selvagem (Divulgação).

Sobre os lugares da experiência de Chris (ou Alexander Supertramp, como ele se autodenominou durante a jornada), Sean Penn ambientou parte deles em locações reais, e a outra parte, em espaços mais adequados para receberem equipes de filmagens. Confira.

Emory University

Chris graduou-se em 1990, pela Emory University, em Atlanta, Geórgia. A universidade fundada em 1836 é exibida em algumas cenas da festa de graduação da turma (real) de 2006, ano em que o filme de Penn foi rodado. As cenas com os personagens, todavia, foram feitas no Reed College, localizado em Portland, no Oregon.

Lake Mead National Recreation Park

Depois do almoço com a família, sem contar nada para os pais ou para a irmã, Chris deixou Atlanta a bordo de um veículo Datsun 210 e seguiu em direção à Costa Oeste dos Estados Unidos. Em Nevada, próximo do Lake Mead National Recreation Park, em Boulder City, o seu carro foi inundado e danificado. O jovem, então, abandonou o veículo e continuou a jornada pedindo carona.

No Norte da Califórnia, Chris conheceu o casal hippie Jan (Catherine Keener) e Rainey (Brian H. Dierker), que ele reencontrou — meses (e cenas) depois — em Slab City. 

Parte das cenas desta etapa foram rodadas na Pacific Crest Trail, a mesma trilha do filme Livre (2014). A parte do contato do rapaz com o casal em aparente crise foi feita em Beard's Hallow (Ilwaco, Washington).

Carthage, Dakota do Sul

Em Carthage, Chris trabalhou coletando grãos nas plantações de Wayne Westerberg (Vince Vaughn), de quem se tornou amigo. Ali, ele também conheceu Kevin (Zach Galifianakis, de Se Beber, Não Case), que lhe orientou sobre como preservar a carne dos animais que caçasse, quando estivesse no Alasca.

As cenas que mostram os homens em suas horas de folga, se alimentando, bebendo e se divertindo, foram feitas no bar e restaurante The Cabaret (120 W Main Street).

México — Los Angeles

Com o dinheiro dos dias trabalhados para Wayne, Chris comprou um caíque e desceu, ilegalmente, o Rio Colorado, no sentido do México. Filmagens em Algodones e El Golfo de Santa Clara, no México.

Durante uma tempestade, o rapaz perdeu o seu transporte. Sem documentos e sem dinheiro, ele decidiu retornar para os EUA, embarcando, clandestinamente, em um trem para Los Angeles.

Imperial Valley, em Slab City

Da Cidade dos Anjos, Chris partiu para o Imperial Valley, em Slab City, onde reencontrou-se com Jan e Rainey, casal que ele passou a considerar como a sua família na estrada. No local, o jovem conheceu a bela Tracy Tatro (Kristen Stewart, de Café Society) e, com ela, visitou a Salvation Mountain, sendo recebido por Leonard Knight (o próprio), o idealizador do famoso ponto turístico.

Chris deixou seus amigos e continuou sua jornada para o Alasca. Durante a viagem, ele conheceu Ronald Franz (Hal Holbrook, indicado como Melhor Ator Coadjuvante por este papel), um idoso por quem o jovem se afeiçoa e ouve como um pai ou avô que não teve. Ron fala para o rapaz sobre a necessidade do ser humano de perdoar as pessoas para que ele possa seguir em frente.

Fairbanks

Finalmente, Chris chega em Fairbanks. De lá, ele mandou um cartão para Waine contando como foi difícil pegar carona até o Alasca. Determinado e insistente, ele conseguiu mais uma carona até Stampede Road e entrou, sozinho e com neve até os joelhos, em busca da tão sonhada natureza selvagem do Denali National Park and Preserve. 

Denali National Park and Preserve

No parque, fechado ao público por causa do inverno, Chris viveu por cerca de 114 dias, dentro de um ônibus abandonado, o ônibus 142, que ele batizou de The Magic Bus. O rapaz passou o tempo acompanhado de livros de Jack London, Henry David Thoreau e Leon Tolstoi, até o dia em que decidiu voltar para a civilização. A essa altura, a estação já tinha mudado, surpreendendo o jovem pela força das águas do rio que precisaria atravessar. Sem alternativa, Chris ficou ilhado, sem suprimentos, sem força física e sem sinal de outros seres humanos a quem pudesse pedir ajuda.

Por questões logísticas, Sean filmou no Jack River Canyon, em Cantwell, no próprio Alasca.

Sobre o ônibus 142, usado por Christopher McCandless, ele foi remanejado para o Museum of the North da Universidade do Alaska e pode ser conferido através deste tour virtual.

Na Natureza Selvagem: Comentários

Simulação da rota feita pelo aventureiro Chris McCandless, de Na Natureza Selvagem (Google Maps)

Cada pessoa tem sua forma de ver e interpretar essa história de coragem, aventura e liberdade vivida por Chris McCandless. O rapaz teve contato com paisagens belíssimas, encontrou pessoas que eram suas almas gêmeas em termos de amizades e perseguiu o seu ideal de vida ao alcançar o lugar dos sonhos no Alasca; isolado da civilização e de outros seres humanos e tendo contato, apenas, com a tão sonhada natureza selvagem. 

Para essa história ser finalizada com chave de ouro, Chris conseguiria atravessar o rio e refazer o caminho de volta pegando caronas, revendo as pessoas que conheceu pelo caminho e — amadurecido — dando um abraço na sua família. No entanto, talvez por falta de planejamento, experiência ou do conhecimento necessário do que precisaria ser feito antes de entrar numa área tão remota (a ponto do filme precisar ser feito em outro local), a viagem do rapaz não teve o desfecho esperado. O que nos deixa melancólicos ao final dessa história.

A aventura de Chris aconteceu no início da década de 1990. Ironicamente, mesmo hoje, mais de três décadas depois, pessoas experientes e pessoas inexperientes continuam entrando — sozinhas ou mal guiadas — em locais considerados perigosos, como em trilhas de matas fechadas e de montanhas, e continuam se perdendo ou sofrendo acidentes. Com sorte, dependendo das condições climáticas e do que conseguem encontrar pelo caminho, muitas delas saem vivas da aventura. Outras não têm a mesma sorte.

Tudo isso é para dizer que, qualquer pessoa — eu, você, algum conhecido — que deseja viver esse tipo de experiência libertadora e estimulante, precisa se planejar bem, tomando todos os cuidados necessários antes de embarcar nela. Essa precaução não garante o sucesso total, mas reduz o risco de problemas pelo caminho.

Dito isso, curta muito a sua viagem; ou, pelo menos, curta o melhor que o filme Na Natureza Selvagem pode nos proporcionar.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)