"O Morro dos Ventos Uivantes" (2026)

Capa do livro "O morro dos ventos uivantes" (1847) e pôster do filme lançado em 2026.
Capa do livro "O morro dos ventos uivantes" (1847) e pôster do filme lançado em 2026 (Divulgação).

O morro dos ventos uivantes: O romance de Emily Brontë

O morro dos ventos uivantes (título original, Wuthering Heights) é um romance de paixão intensa entre os personagens Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. A autoria é da escritora Emily Brontë (1818-1848), que usou o pseudônimo masculino de Ellis Bell (mantendo as suas iniciais no nome) para publicá-lo em 1847. 

A obra recebeu elogios e críticas intensas. Um dos comentários a seu respeito, na época, foi este: 

"... O leitor fica chocado, enojado, quase nauseado pelos detalhes de crueldade, desumanidade e o ódio e a vingança mais diabólicos, e logo em seguida surgem passagens de poderoso testemunho do poder supremo do amor — mesmo sobre demônios em forma humana."  

Forte, não? Ele está publicado no site da casa onde Emily Brontë morou: o Brontë Parsonage Museum (veja mais informações mais abaixo).

A história de O morro dos ventos uivantes pode ser dividida em quatro partes.

Primeira parte:

Catherine e Heathcliff se conhecem ainda crianças. 

Uma noite, o viúvo Sr. Earnshaw encontra o garoto órfão na cidade e o leva para casa, cuja propriedade se chama Wuthering Heights (ou Ventos Uivantes): um lugar escuro e castigado por ventos violentos do Norte da Inglaterra. 

Cathy gosta do menino à primeira vista; seu irmão, Hindley, o detesta. Quando o pai falece, o jovem Earnshaw transforma a vida do irmão de criação num inferno, colocando o rapaz na condição de empregado e humilhando-o sempre que encontra uma oportunidade.

Segunda parte:

Quando todos estão em plena juventude, os Earnshaw ganham novos vizinhos: os Lintons. Essa família vai morar na elegante propriedade de Thrushcross Grange (ou a Granja da Cruz do Torto). 

O rapaz, Edgar, se apaixona por Cathy quando a conhece e a pede em casamento. Apesar do seu amor intenso por Heathcliff, Cathy pensa na sua condição social e casa-se com o jovem rico. 

Humilhado e se sentindo traído, Heathcliff abandona Wuthering Heights e sai pela Inglaterra (ou pela Europa ou o mundo; esse ponto nunca foi explicado) em busca de fortuna.

Terceira parte:

Fase marcada pelo retorno de Heathcliff —  elegante, rico e com sede de vingança — após cinco anos de ausência. 

Primeiro, o homem se vinga de Hindley. Como ao longo dos anos, o irmão de Cathy se tornou alcoólotra e jogador compulsivo, condição que se intensificou depois do falecimento da esposa, a propriedade foi hipotecada. Heathcliff comprou-a, mas deixou o irmão adotivo e seu filho pequeno, Hareton, continuarem morando nela, somente para humilhá-los.

Depois, Heathcliff quer se vingar de Catherine. Ao perceber que Isabella Linton está apaixonada por ele, o homem casa-se com ela, visando tanto magoar a amada como herdar a fortuna da jovem.

Cada casal tem um filho: Catherine e Edgar tornam-se pais da pequena Cathy; Heathcliff e Isabella, do pequeno Linton. 

Quarta e última parte:

Após a morte de todos — Catherine, Edgar, Isabella, Linton — Heathcliff vive com os jovens Cathy e Hareton sob seu teto. A garota tornou-se sua nora, por causa de um casamento infeliz com o primo Linton, um garoto fraco tanto física como mentalmente, por causa da opressão do pai.

Cathy e Hareton se aproximam, aos poucos, e acabam se apaixonando. Quando Heathcliff —  assombrado pelo fantasma da amada Catherine — finalmente faleceu, os jovens podem ter a vida feliz que tanto almejam aqueles anos todos.

A história entre Catherine e Heathcliff, e as consequências do desencontro amoroso entre eles, foi contada através de conversas entre Nelly Dean, a criada de Cathy, e o Sr. Lockwood, o inquilino da propriedade da Granja da Cruz do Torto, pouco tempo depois do falecimento de Heathcliff.

O Morro dos Ventos Uivantes: O filme de 2026

O filme roteirizado e dirigido por Emerald Fennell conta com a estrutura principal eternizada por Emily Brontë, porém com uma economia de personagens e de passagens da história.

O casal apaixonado e arrebatador formado por Catherine e Heathcliff é representado por Margot Robbie (de Era Uma Vez em... Hollywood) e Jacob Elordi (de Priscilla).

No filme, o pai de Cathy, Sr. Earnshaw (Martin Clunes), representa dois personagens do livro: o pai e o filho, Hindley. Como o pai, é ele quem leva o garoto Heathcliff para casa; como o filho, é ele quem maltrata o jovem e o trata como empregado.

Nelly (Hong Chau), ao invés de ser apenas uma criada confiável e narradora dos fatos, continuará prestando seus serviços para Catherine, mas desempenhará seu papel com algumas nuances adicionadas à personalidade da personagem.

Nada de Sr. Lockwood, de Hindley e sua esposa ou da geração seguinte — Cathy, Linton e Hareton. 

Para completar, a história filmada é concluída num certo momento da história escrita, bem antes do seu final. Essas alterações todas deixaram o filme menos interessante? De jeito nenhum! 

A versão para o cinema lançada em 2026 ficou muito interessante, focando na intensidade da relação — psicológica e física — entre os dois personagens chave. A química entre Margot e Jacob também adicionou o tempero que essa história gelada, ventosa e escura precisava.

Boa parte do filme foi rodado em lugares de North Yorkshire, relativamente perto de onde Brontë viveu e ambientou a sua história.

O Morro dos Ventos Uivantes: Filmes anteriores

"O Morro dos Ventos Uivantes": Pôsters dos filmes de 1939, 1992 e 2011.
"O Morro dos Ventos Uivantes": Pôsters dos filmes de 1939, 1992 e 2011 (Divulgação).

O Morro dos Ventos Uivantes já foi filmado inúmeras vezes, tanto para o cinema como para a televisão. 

Para o cinema, as versões mais famosas foram a de 1939, com Laurence Olivier e Merle Oberon como Heathcliff e Catherine; e a de 1992, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche nos mesmos papéis. Também existe uma versão filmada em 2011, com James Howson e Kaia Scodelario (infelizmente, esta eu ainda não assisti).

Obviamente, todas as histórias têm o seu mérito. Pessoalmente, gostei muito da versão com Fiennes e Binoche; ela foi bem fiel ao livro, com todos os personagens presentes na história, que foi apresentada quase como Brontë a idealizou.

O Morro dos Ventos Uivantes em Yorkshire

Rota de Haworth até Old Gang Smelting Mill (Google Maps).
Rota de Haworth até Old Gang Smelting Mill (Google Maps).

Se você aproveitar a sua próxima viagem pela Inglaterra para visitar lugares relacionados com o romance de Emily Brontë ou com o filme inspirado nele de 2026, aqui estão algumas sugestões de passeios.

Brontë Parsonage Museum

Emily e suas irmãs, Anne e Charlotte, também escritoras, moraram com o irmão, Bradwell, e o pai, Patrick Brontë, numa casa paroquial que foi transformada em museu. Um bom passeio pelo universo das irmãs Brontë começa por aqui (Onde: Church Street, em Haworth, West Yorkshire).

O Caminho Brontë (Brontë Way)

Esta trilha começa em West Yorkshire e termina em Leicestershire, percorrendo lugares que inspiraram O morro dos ventos uivantes e outros relacionados com a vida e os livros dos membros da família Brontë.

Old Gang Smelting Mill

O exterior desta propriedade em ruínas, localizada no norte de Yorkshire, serviu como locação para a propriedade de Wuthering Heights no filme de 2026. Ela fica no Yorkshire Dales National Park. Chega-se nas ruínas à pé, numa caminhada de cerca de 20 a 30 minutos desde a entrada do parque.

👀Há algum tempo, eu publiquei o post Haworth e seus ventos uivantes aqui no blog. Confira.

CONFIRA TAMBÉM:

"Na Natureza Selvagem" (2007): Uma aventura pelos Estados Unidos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

"Estômago" (2007), filme de primeira e locações em Curitiba

"De Olhos Bem Fechados" (1999) em Londres

"Blow-Up — Depois Daquele Beijo" (1966) em Londres

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Amor Sem Escalas" (2009) nos Estados Unidos

"Closer - Perto Demais" (2004) em Londres

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!