"O Morro dos Ventos Uivantes" (2026)
![]() |
| Capa do livro "O morro dos ventos uivantes" (1847) e pôster do filme lançado em 2026 (Divulgação). |
O morro dos ventos uivantes: O romance de Emily Brontë
O morro dos ventos uivantes (título original, Wuthering Heights) é um romance de paixão intensa entre os personagens Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. A autoria é da escritora Emily Brontë (1818-1848), que usou o pseudônimo masculino de Ellis Bell (mantendo as suas iniciais no nome) para publicá-lo em 1847.
A obra recebeu elogios e críticas intensas. Um dos comentários a seu respeito, na época, foi este:
"... O leitor fica chocado, enojado, quase nauseado pelos detalhes de crueldade, desumanidade e o ódio e a vingança mais diabólicos, e logo em seguida surgem passagens de poderoso testemunho do poder supremo do amor — mesmo sobre demônios em forma humana."
Forte, não? Ele está publicado no site da casa onde Emily Brontë morou: o Brontë Parsonage Museum (veja mais informações mais abaixo).
A história de O morro dos ventos uivantes pode ser dividida em quatro partes.
Primeira parte:
Catherine e Heathcliff se conhecem ainda crianças.
Uma noite, o viúvo Sr. Earnshaw encontra o garoto órfão na cidade e o leva para casa, cuja propriedade se chama Wuthering Heights (ou Ventos Uivantes): um lugar escuro e castigado por ventos violentos do Norte da Inglaterra.
Cathy gosta do menino à primeira vista; seu irmão, Hindley, o detesta. Quando o pai falece, o jovem Earnshaw transforma a vida do irmão de criação num inferno, colocando o rapaz na condição de empregado e humilhando-o sempre que encontra uma oportunidade.
Segunda parte:
Quando todos estão em plena juventude, os Earnshaw ganham novos vizinhos: os Lintons. Essa família vai morar na elegante propriedade de Thrushcross Grange (ou a Granja da Cruz do Torto).
O rapaz, Edgar, se apaixona por Cathy quando a conhece e a pede em casamento. Apesar do seu amor intenso por Heathcliff, Cathy pensa na sua condição social e casa-se com o jovem rico.
Humilhado e se sentindo traído, Heathcliff abandona Wuthering Heights e sai pela Inglaterra (ou pela Europa ou o mundo; esse ponto nunca foi explicado) em busca de fortuna.
Terceira parte:
Fase marcada pelo retorno de Heathcliff — elegante, rico e com sede de vingança — após cinco anos de ausência.
Depois, Heathcliff quer se vingar de Catherine. Ao perceber que Isabella Linton está apaixonada por ele, o homem casa-se com ela, visando tanto magoar a amada como herdar a fortuna da jovem.
Cada casal tem um filho: Catherine e Edgar tornam-se pais da pequena Cathy; Heathcliff e Isabella, do pequeno Linton.
Quarta e última parte:
Após a morte de todos — Catherine, Edgar, Isabella, Linton — Heathcliff vive com os jovens Cathy e Hareton sob seu teto. A garota tornou-se sua nora, por causa de um casamento infeliz com o primo Linton, um garoto fraco tanto física como mentalmente, por causa da opressão do pai.
Cathy e Hareton se aproximam, aos poucos, e acabam se apaixonando. Quando Heathcliff — assombrado pelo fantasma da amada Catherine — finalmente faleceu, os jovens podem ter a vida feliz que tanto almejam aqueles anos todos.
A história entre Catherine e Heathcliff, e as consequências do desencontro amoroso entre eles, foi contada através de conversas entre Nelly Dean, a criada de Cathy, e o Sr. Lockwood, o inquilino da propriedade da Granja da Cruz do Torto, pouco tempo depois do falecimento de Heathcliff.
O Morro dos Ventos Uivantes: O filme de 2026
O filme roteirizado e dirigido por Emerald Fennell conta com a estrutura principal eternizada por Emily Brontë, porém com uma economia de personagens e de passagens da história.
O casal apaixonado e arrebatador formado por Catherine e Heathcliff é representado por Margot Robbie (de Era Uma Vez em... Hollywood) e Jacob Elordi (de Priscilla).
No filme, o pai de Cathy, Sr. Earnshaw (Martin Clunes), representa dois personagens do livro: o pai e o filho, Hindley. Como o pai, é ele quem leva o garoto Heathcliff para casa; como o filho, é ele quem maltrata o jovem e o trata como empregado.
Nelly (Hong Chau), ao invés de ser apenas uma criada confiável e narradora dos fatos, continuará prestando seus serviços para Catherine, mas desempenhará seu papel com algumas nuances adicionadas à personalidade da personagem.
Nada de Sr. Lockwood, de Hindley e sua esposa ou da geração seguinte — Cathy, Linton e Hareton.
Para completar, a história filmada é concluída num certo momento da história escrita, bem antes do seu final. Essas alterações todas deixaram o filme menos interessante? De jeito nenhum!
A versão para o cinema lançada em 2026 ficou muito interessante, focando na intensidade da relação — psicológica e física — entre os dois personagens chave. A química entre Margot e Jacob também adicionou o tempero que essa história gelada, ventosa e escura precisava.
O Morro dos Ventos Uivantes: Filmes anteriores
![]() |
| "O Morro dos Ventos Uivantes": Pôsters dos filmes de 1939, 1992 e 2011 (Divulgação). |
O Morro dos Ventos Uivantes já foi filmado inúmeras vezes, tanto para o cinema como para a televisão.
Para o cinema, as versões mais famosas foram a de 1939, com Laurence Olivier e Merle Oberon como Heathcliff e Catherine; e a de 1992, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche nos mesmos papéis. Também existe uma versão filmada em 2011, com James Howson e Kaia Scodelario (infelizmente, esta eu ainda não assisti).
Obviamente, todas as histórias têm o seu mérito. Pessoalmente, gostei muito da versão com Fiennes e Binoche; ela foi bem fiel ao livro, com todos os personagens presentes na história, que foi apresentada quase como Brontë a idealizou.
O Morro dos Ventos Uivantes em Yorkshire
![]() |
| Rota de Haworth até Old Gang Smelting Mill (Google Maps). |
Se você aproveitar a sua próxima viagem pela Inglaterra para visitar lugares relacionados com o romance de Emily Brontë ou com o filme inspirado nele de 2026, aqui estão algumas sugestões de passeios.
Brontë Parsonage Museum
Emily e suas irmãs, Anne e Charlotte, também escritoras, moraram com o irmão, Bradwell, e o pai, Patrick Brontë, numa casa paroquial que foi transformada em museu. Um bom passeio pelo universo das irmãs Brontë começa por aqui (Onde: Church Street, em Haworth, West Yorkshire).
O Caminho Brontë (Brontë Way)
Esta trilha começa em West Yorkshire e termina em Leicestershire, percorrendo lugares que inspiraram O morro dos ventos uivantes e outros relacionados com a vida e os livros dos membros da família Brontë.
Old Gang Smelting Mill
O exterior desta propriedade em ruínas, localizada no norte de Yorkshire, serviu como locação para a propriedade de Wuthering Heights no filme de 2026. Ela fica no Yorkshire Dales National Park. Chega-se nas ruínas à pé, numa caminhada de cerca de 20 a 30 minutos desde a entrada do parque.
👀Há algum tempo, eu publiquei o post Haworth e seus ventos uivantes aqui no blog. Confira.


