VC celebra Diane Keaton🎂🍷🎈!


   Diane Keaton em cenas de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (foto 1), O Poderoso Chefão (2), Reds (3), Um Misterioso Assassinato em Manhattan (4), Alguém Tem Que Ceder (5) e Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo (6).  Na foto 7, um dos figurinos da personagem Annie Hall exposto no Museum of the Moving Image (MoMI), em Nova York. 
Créditos: fotos 1 a 6 (divulgação) e 7 (acervo pessoal).

🎂

Hoje é o dia do aniversário de uma das estrelas mais carismáticas de Hollywood: a californiana Diane Keaton. Para celebrar a data, apresento aqui algumas curiosidades sobre essa que é uma das minhas atrizes preferidas de todos os tempos.

Curiosidades sobre Diane Keaton:

  • Diane Keaton foi uma das poucas personagens femininas de destaque na trilogia O Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990), na qual ela fez parceira com Al Pacino, na ficção e na vida real. 
  • Os filmes escritos e dirigidos por Woody Allen mostram o quanto ela é uma excelente atriz tanto de comédias como de dramas bem pesados, como foi o caso de Interiores (1978). Woody sempre soube deixá-la à vontade em cena e extrair o seu melhor como profissional. Por isso, não é de admirar que Keaton tenha conquistado o Oscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho como Annie Hall, em  Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), pelo qual também ganhou um Globo de Ouro e um Bafta. Por sinal, vale a pena assistir todos os filmes da dupla Keaton-Allen, desde Sonhos de Um Sedutor (1972) até o divertídissimo Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993). 
  • A atriz teve o seu trabalho no filme Reds (1981) e o relacionamento com Warren Beautty analisados e comentados no livro organizado por Graydon Carter, Os bastidores de Hollywood na Vanity Fair (Editora Agir, 2010).
  • No sucesso de público e crítica Alguém Tem Que Ceder (2003), Keaton não só fez uma parceria perfeita com Jack Nicholson e Keanu Reeves como foi premiada com um Globo de Ouro pelo seu papel como Érica Barry, o alvo da disputa entre os personagens desses atores. 
  • Entre os trabalhos mais recentes da atriz estão a comédia romântica Do Jeito Que Elas Querem (2018) e a sequência Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo (2023). Neles, Diane contracena ao lado de Candice Bergen, Jane Fonda e Mary Steenburgen. É um prazer ver e ouvir os diálogos desse quarteto em cena!
  • Em 2012, a atriz publicou a sua autobiografia Diane Keaton - Agora e sempre (Objetiva, 2012). Li tão logo chegou nas livrarias nacionais. No livro, ela fala da sua carreira, da sua vida pessoal e dos seus relacionamentos com Al Pacino, Warren Beautty e Woody Allen; com esse último, ela mantem uma forte amizade até hoje. Se desejar, confira o post que fiz sobre a autobiografia dela.

Para concluir, só posso dizer que é um prazer ver Diane Keaton em cena. Por isso, toda vez que lançam uma produção com ela, corro para o cinema ou acesso a Netflix para assistir.

👏 Feliz aniversário, Diane! Happy birthday, Keaton! 🍰🍷

-------------------------------------------------------------------------------------------

12/10/25, às 13:52: Soube, agora, com imenso pesar, da morte de Diane Keaton, ocorrida ontem (11/10/25). Para mim, é uma grande tristeza essa perda, pois eu adorava essa atriz; e vou continuar adorando, através do seu legado. Descanse em paz, Keaton 😪🙏!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)