Woody Allen em Nova York: "Um Misterioso Assassinato em Manhattan" (1993)
![]() |
Pôster e cena de Um Misterioso Assassinato em Manhattan (divulgação) e duas locações: o Hotel 17 e a National Arts Club (fotos: Fran Mateus). |
Um Misterioso Assassinato em Manhattan: o filme
No divertido filme Um Misterioso Assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery, 1993), Sra. House (Lynn Cohen), vizinha do casal Carol (Diane Keaton) e Larry (Woody Allen), sofre um ataque cardíaco e é dada como morta. No entanto, dias depois, Carol vê a suposta defunta dentro de um ônibus, nas imediações do Gramercy Park.
Tentando resolver o mistério, Carol e um relutante Larry descobrem que a farsante está escondida no Waldron Hotel e vão até o local para confrontá-la. No entanto, quando chegam lá, eles têm o desprazer de encontrar o corpo da Sra. House caído no chão do quarto, dessa vez, realmente, sem vida. Alguém chegou antes deles e mandou a mulher “desta para melhor”. A pergunta é: quem fez isso?
Desde o início, Carol suspeita do Sr. House (Jerry Adler), devido ao seu comportamento descontraído para um homem que acabou de se tornar viúvo. Ela passa a investigar o assunto e acaba contando com a ajuda tanto de Larry como do pequeno círculo de amigos deles, que inclui Ted (Alan Alda) e Marcia (Anjelica Huston).
O problema é que, se o Sr. House for mesmo o assassino da esposa, quem mata uma vez, pode matar duas ou mais vezes, o que deixará as vidas de Carol e Larry em perigo quando confrontarem o, supostamente, perigoso viúvo.
Um Misterioso Assassinato em Manhattan: locações
- O prédio onde os casais Larry & Carol e Paul & Lillian House moram é uma das locações mais exibidas em cena, com um entra e sai sem fim dos personagens pela sua portaria. Esse prédio data de 1965 e fica no nº 200 da East 78th Street, esquina com a 3rd Avenue, em Upper East Side.
- As cenas da fachada do Waldron foram rodadas na frente do Hotel 17. Aberto em 1943 e com arquitetura em estilo europeu, este estavelecimento combina apartamentos residenciais com quartos para hóspedes e está localizado próximo das agitações da Union Square. Se você decidir ficar por lá, na sua próxima visita a Manhattan, é melhor evitar ver este filme antes, pois as cenas feitas nele, mesmo sendo divertidas, também são assustadoras e você pode ficar com elas na cabeça — principalmente, quando for pegar o elevador do prédio (Onde: 225 East 17th Street; metrô 3 Av).
- Quando Carol vê a Sra. House num ônibus, ela está participando de uma degustação de vinhos no prédio da The National Arts Club. Este espaço cultural foi fundado em 1898 pelo poeta e crítico literário Charles De Kay e possui um acervo de obras de arte que inclui telas dos impressionistas americanos Helen Turner (1858-1958) e Edward Potthast (1857-1927). (Onde: 15 Gramercy Park South; metrô 23 Street; foto acima).
- Outros locais exibidos em cena incluem o Madison Square Garden (2 Penn Plaza), a Metropolitan Opera House (Lincoln Center Plaza), o 21 Club (21 West 52nd Street) e o Bryant Park (entre a 41st Street e a 42nd Street).
Um Misterioso Assassinato em Manhattan: comentários
Um Misterioso Assassinato em Manhattan é uma daquelas comédias policiais deliciosas de se ver e que deixariam até Arthur Conan Doyle — o criador de Sherlock Holmes e Dr. Watson — rindo à toa. O roteiro, muito bem escrito por Woody Allen, combina mistério, aventura e comédia nas proporções certas.
Este filme faz homenagens aos clássicos Pacto de Sangue (1944), A Dama de Shanghai (1947) e Janela Indiscreta (1954).
Ele também marca o retorno da parceria entre Woody Allen e a sua amiga de longa data, Diane Keaton, cujo filme anterior havia sido A Era do Rádio (1987).
📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco