Woody Allen em Nova York: "A Era do Radio" (1987)
![]() |
| Joe chegando no Radio City Music Hall com a tia Bea (Dianne Wiest) e o namorado dela (Divulgação). |
“Na verdade, não é minha infância exata, mas tem muitos aspectos da minha infância que eu coloquei no filme por prazer... uma parte da vida doméstica espelha a minha vida doméstica, porque nós sempre moramos com outros parentes. As noites eram daquele jeito.” (Conversas com Woody Allen).
Woody Allen buscou inspiração na sua infância para contar a história de A Era do Radio (Radio Day´s, 1987). Neste filme, o adulto Joe (narração de Allen) conta e mostra, de forma muito divertida, como foram os primeiros anos da década de 1940, época em que o rádio desempenha um papel fundamental na vida das famílias americanas, incluindo a sua.
Naquela época, Joe tinha 8 anos de idade (interpretação de Seth Green) e não existia nada melhor do que escutar as estórias do Vingador Mascarado (Wallace Shawn) e, quando a II Guerra Mundial explodiu, as do herói Biff Baxter (Jeff Daniels). Também era comum pessoas da mesma família morarem juntos: além do pai e da mãe, Joe morava com os avós, uma tia, um tio e uma prima.
Em paralelo, o diretor também mostra as desventuras de Sally White (Mia Farrow), na sua tentativa de melhorar sua voz para tornar-se uma estrela do rádio.
Amiga de longa data de Allen, Diane Keaton faz uma participação especial no final filme, apresentando-se como cantora (e nos fazendo lembrar do papel dela em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa).
Entre as locações do filme estão ruas e praia de Rockaway, no Queens; o zoológico do Prospect Park, no Brooklyn; o Radio City Music Hall, o RCA Building e a loja de departamentos Macy´s, em Manhattan.

Comentários
Postar um comentário
Fale conosco