Apresentando Sherlock Holmes e Doutor Watson

Diversas versões de Sherlock Holmes e Dr. Watson do cinema e da TV
Versões famosas dos personagens Sherlock Holmes e Dr. Watson do cinema e da televisão: Basil Rathbone e Nigel Bruce na série de TV Sherlock Holmes (1939-1947); Robert Stephens e Colin Blakely no filme A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970); Robert Downey Jr. e Jude Law no filme Sherlock Holmes (2009); e Benedict Cumberbath e Martin Freeman na série de TV Sherlock (2010-2017). Fotos: divulgação.

O início da vida e da carreira de Sherlock Holmes

O início da vida de Sherlock Holmes, pelas mãos do seu criador, Arthur Conan Doyle, não é muito conhecido. Através das várias histórias do escritor, sabemos que o detetive tinha um irmão, Mycroft Holmes, e que a família deles tinha raízes inglesas e francesas. 

Ainda durante a faculdade, Holmes resolveu o seu primeiro caso, o Glória Scott, envolvendo o pai de seu colega Vítor Trevor. Empolgado com a nova profissão, ele largou a universidade, dois anos depois de iniciá-la, e foi morar na Montague Street, em Londres. Ali, numa das cidades mais vibrantes desde sempre, o jovem Holmes começou a atender os seus primeiros clientes, incluindo um outro colega seu, Reginald Musgrave, no caso descrito em O Ritual Musgrave

Naquele período, Holmes escreveu uma monografia sobre as Diferença entre as cinzas de vários tipos de tabacos. Ele também frequentava a biblioteca do British Museum para fazer pesquisas, e o laboratório de química do Hospital St. Bartholomew, para realizar seus experimentos. 

Em 1881, a clientela do detetive já tinha aumentado muito e ele precisava de um espaço maior. Porém, como ainda não tinha renda suficiente para pagar o aluguel sozinho, Holmes necessitava encontrar alguém com quem dividir as contas. E a solução para o seu problema foi dada por Stamford, seu conhecido do Barts, que o apresentou a um antigo colega de faculdade, o Dr. John Watson.

Apresentando o soldado e médico Dr. John Watson

“Eu sei que você foi um médico do Exército e voltou devido à invalidez. Seu irmão se preocupa, mas você não o procura por não gostar dele, talvez pelo alcoolismo ou por ele ter deixado a mulher. A terapeuta acha que seu mancar é psicológico e está certa.” (Watson segundo Holmes)

A breve introdução que Sherlock faz sobre John Watson, no primeiro episódio de Um Estudo em Rosa (BBC, temporada 1), nos dá uma ideia sobre o perfil do médico. No livro que inspirou o episódio da série de TV, Um Estudo em vermelho (1887), o próprio Dr. Watson conta a sua história. 

O jovem John Watson formou-se em Medicina na Universidade de Londres e especializou-se como cirurgião do Exército Britânico. Pouco depois, ele foi integrado ao 5º Regimento de Fuzileiros de Northumberland e enviado para os campos de batalha. Ali, o soldado encontrou os colegas de regimento lutando contra os afegãos, na cidade de Candaar. Durante a guerra, ele foi atingido no ombro, ficou debilitado e teve que voltar para casa.

Ao retornar para Londres, o ex-combatente morou num hotel da Strand, onde levou uma vida desregrada, gastando tudo que recebia de pensão do governo. No dia em que chegou à conclusão de que precisava morar num lugar menos pretensioso e mais barato, Watson reencontrou o colega dos tempos do Barts, Stamford, e foram colocar o papo em dia no bar do Criterion. Este, ao saber que o velho amigo, tal como Sherlock Holmes, precisava dividir o aluguel com alguém, decidiu apresentá-los.

Watson e Holmes se conheceram num dos laboratórios do Barts. Eles combinaram os próximos passos e detalhes do aluguel e, logo, mudaram-se para o imóvel da Sra. Hudson, o 221B da Baker Street. 

Ainda em Um Estudo em vermelho, Watson comenta sobre a personalidade e hábitos incomuns do seu novo colega de residência:

“Eu já notara que ele era tão sensível aos elogios feitos à sua arte quanto uma jovem a respeito da própria beleza... Ele guarda os charutos no balde do carvão, o tabaco enfiado num chinelo persa e a correspondência ainda não respondida, presa com um punhal no meio do consolo da lareira.”

Mesmo com personalidades diferentes, não demorou para Holmes e Watson começarem a solucionar crimes juntos pela Inglaterra, numa das parcerias mais frutíferas da literatura, do cinema e da televisão desde o final do século XIX.

A vida no 221B da Baker Street (e depois disso)

221B Baker Street, em Londres; o endereço da famosa dupla Sherlock Holmes e Dr. Watson (Fotos: Fran Mateus).

Sherlock Holmes morou no 221B Baker Street de 1881 até 1891, quando foi dado como morto. Três anos depois de viajar pelo mundo e desmembrar a rede criminosa que era liderada pelo finado Professor Moriarty, ele retornou aos antigos aposentos e permaneceu neles até 1903, quando se aposentou e foi viver numa fazenda, em Sussex. A parte interiorana de sua vida é exibido no interessante Sr. Sherlock Holmes (2015), filme com o ator britânico Ian Mckellen interpretando o detetive. 

Dr. Watson, por sua vez, ficou na Baker Street até 1888, quando casou-se com Mary Morstan e mudou-se para Kensington. Em 1895, ele ficou viúvo e voltou a ocupar o seu lar dos tempos de solteiro. Dessa vez, o médico permaneceu na Baker Street por mais oito anos, quando, aparentemente, casou-se de novo e foi viver e trabalhar para os lados da Queen Anne Street.

Mesmo levando vidas opostas, os amigos continuaram resolvendo alguns crimes juntos. O conto Seu Último Caso, ocorrido em 1914, "no mais terrível agosto da história do mundo", segundo o detetive, marca o fim da parceria dos dois. Naquela época, Holmes estava com 60 anos; e o mundo, prestes a presenciar os tristes acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.

👀Saiba mais sobre a Londres de Sherlock Holmes:

Confira o guia de viagem Londres de Sherlock Holmes, com fotos e informações sobre os lugares exibidos nas histórias de Conan Doyle, na série Sherlock e em muitas produções de cinema. Ele foi publicado pela Cinetour Publishing e está disponível na Amazon.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)