Lugares dos filmes de Woody Allen que fecharam as portas
Desde Bananas (1971), Woody Allen dirigiu mais de trinta filmes — entre longas e curtas — com, pelo menos, uma cena ambientada em lugares reais da cidade de Nova York (como Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão, de 1982), a produções rodadas completamente na cidade (a exemplo de Um Misterioso Assassinato em Manhattan, de 1986). Naturalmente, ao longo do tempo e por diversas razões, muitas dessas locações fecharam as portas.
Por isso, caso você esteja planejando uma visita à Big Apple e querendo conhecer locais que viu nos filmes do diretor, confira a seguir quais deles não funcionam mais. Como muitos ainda merecem uma visita para conhecer, pelo menos, a arquitetura do edifício, deixei os seus endereços e estações de metrôs mais próximos anotados abaixo de cada locação.
Locações de filmes que fecharam as portas
![]() | |
|
Elaine´s
Durante anos, Woody Allen teve a mesa de nº 8 do Elaine 's reservada em seu nome, pois era um freguês assíduo. Ele também imortalizou o restaurante em três de seus trabalhos: Manhattan (1979), Um Misterioso Assassinato em Manhattan e Celebridades (1998).
Em Manhattan, a imagem do letreiro do Elaine’s aparece logo depois da longa cena de abertura do filme. Ali dentro, o quarteto formado por Isaac (Allen), Yale (Michael Murphy), Emily (Anne Byrne) e Tracy (Mariel Hemingway) bebem e jogam conversa fora.
A mesma cena se repete em Um Misterioso Assassinato em Manhattan, mas com uma outra turma de amigos: Larry (Allen), Carol (Diane Keaton), Ted (Alan Alda), Sy (Ron Rifkin) e Marilyn (Joy Behar).
Já na história de Celebridades, o restaurante ambienta a festa de lançamento de um livro, evento prestigiado por Lee (Kenneth Branagh), Bonnie (Famke Janssen) e Nola (Winona Ryder).
O Elaine 's funcionou de 1963 até 2011, quando fechou as portas por causa do falecimento de sua proprietária, Elaine Kaufman. Desde então, o seu prédio foi ocupado por outros dois restaurantes: o Writing Room, de 2013 até 2020; e o Café d’Alsace, especializado em cozinha francesa e ocupante do espaço até o momento da publicação deste post.
Anote: 1703 2nd Avenue, Upper East Side — Metrô: 86 Street
Cine Beekman
Numa cena de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Alvy (Allen) espera por Annie (Keaton) na frente do Cine Beekman. Como ela se atrasa por 2 minutos, ele se recusa a assistir Face a Face (1976), de Ingmar Bergman, alegando que é meticuloso e precisa ver o filme desde o seu início.
Woody filmou a cena no endereço original do cinema, que funcionou, de 1952 até 2005, no nº 1254 da 2nd Avenue. A sala foi demolida e o terreno foi ocupado por um espaço de saúde.
Anote: 1254 2nd Avenue, Upper East Side — Metrô: Lexington Av/63 St
Cine Metro
Depois de passar por um momento difícil, Mickey (Allen), o personagem hipocondríaco e neurótico de Hannah e Suas Irmãs (1986), vai caminhar pela Broadway Avenue. Ali, ele entra no Cine Metro e assiste O Diabo a Quatro (1933), dos Irmãos Marx. O filme consegue fazê-lo esquecer-se dos problemas e querer continuar a viver intensamente.
O Cine Metro funcionou de 1982 até 2005, com 535 poltronas e ocupando um edifício datado de 1933, com 10.260 pés quadrados (equivalentes a 953,19 metros quadrados). Do espaço original, só restam a bela fachada rosa terracota de estilo Art Déco e o medalhão Tragédia e Comédia encravado nela. Esse prédio ficou vários anos à venda e só conseguiu ser comprado pelo valor de $7 milhões no início de 2025. Na lista de quem ajudou o grupo Upper West Side Cinema Center a adquirir o espaço estão os atores Ethan Hawke e Tim Blake Nelson e os diretores Martin Scorsese e Steven Spielberg.
Anote: 2626 Broadway Avenue, Upper West Side — Metrô: 96 Street
FAO Schwarz
Uma das cenas finais do filme Poderosa Afrodite (1995) acontece dentro da loja de brinquedos FAO Schwarz, onde Lenny (Allen) encontra Linda Ash (Mira Sorvino) pela última vez e trocam palavras simpáticas.
Nesta mesma locação, Tom Hanks filmou a cena em que dança sobre um piano no filme Quero Ser Grande (1988).
Eu visitei a loja de brinquedos em junho de 2014; em 15 de julho de 2015, ela foi fechada por causa do custo alto com o aluguel. Hoje, a loja funciona no Rockefeller Center (30 Rockefeller Plaza).
Anote: 745 Fifth Avenue — Metrô: 5 Av/59 St
Le Cirque
De procedência italiana, Le Cirque foi aberto em 1974, por Sirio Maccioni, e logo se tornou um dos restaurantes mais exclusivos de Manhattan. Woody Allen gostava muito do espaço, visto que o destacou em quatro dos seus filmes.
Primeiro, o diretor fez isso em Um Misterioso Assassinato em Manhattan, onde o restaurante foi mencionado como o local escolhido para a celebração dos 28 anos de casamento de Paul e Lillian House (Jerry Adler e Lynn Cohen). Depois, em Poderosa Afrodite e em Blue Jasmine (2013), quando as personagens Amanda (Helena Bonham Carter) e Jasmine (Cate Blanchett), respectivamente, falam que querem jantar nele.
Nos títulos mencionados, o Le Cirque não é mostrado em cena. Isso só acontece em Todos Dizem Eu Te Amo (1996), quando Holden (Edward Norton) leva Skylar (Drew Barrymore) até o local para pedi-la em casamento. Na época das filmagens, o espaço ficava dentro do Mayfair Hotel. Em 2006, ele foi instalado no Bloomberg Building, onde permaneceu até o dia 1 de janeiro de 2018.
De acordo com o site do restaurante, existe a intenção de reabri-lo em Nova York, mas sem uma data ou local definidos.
Anote: 242 W 49th Street — Metrô: 49 St
Carnegie Delicatessen
Esta deli foi a locação de maior destaque do filme Broadway Danny Rose (1984). Nela aconteceram algumas conversas entre comediantes da Broadway sobre as façanhas do agente musical Danny Rose (Allen). Um deles fala que o homem era tão querido da casa que chegou a ter o seu nome dado a um de seus sanduíches, o Danny Rose Special.
O restaurante da 7th Avenue, onde as cenas foram filmadas, abriu as portas em 1937 e funcionou, quase sempre lotado, até o dia 31 de dezembro de 2016, quando fechou às portas para a aposentadoria da dona e tristeza dos fãs.
Anote: 854 7th Avenue, Midtown — Metrô: 7 Av
21 Club
Larry (Allen) e Carol (Keaton), de Um Misterioso Assassinato em Manhattan, levam o filho para um almoço de aniversário no 21 Club. A cena começa exibindo a fachada do restaurante, famosa pelas suas estátuas de jóqueis talhadas em ferro fundido, que foram presentes de alguns dos clientes mais endinheirados da casa. Depois, a câmera entra no estabelecimento e mostra o encontro do editor com a escritora Márcia (Anjelica Huston), uma mulher que, segundo ele, "faz o tipo de qualquer homem". Larry não percebeu, mas as suas palavras deixaram Carol muito enciumada.
Inaugurado, oficialmente, em 1930, o bar e restaurante 21 Club foi especializado em comida clássica americana e frequentado por políticos, empresários, artistas, músicos e escritores desde o seu início. Do passado glorioso (parte dele sob as ameaças da Lei Seca), o lugar se orgulhava de ter servido Glória Swanson, John F. Kennedy, Marilyn Monroe, Ernest Hemingway, Humphrey Bogart, Elizabeth Taylor e Frank Sinatra. Dizem que esses clientes especiais provaram e repetiram, muitas vezes, as bebidas e as iguarias da casa.
Quem também filmou no local foi Sofia Coppola, para o filme On The Rocks (2020).
Para tristeza dos fãs e frequentadores, o 21 Club não se recuperou do impacto financeiro causado pela pandemia da Covid-19 e fechou suas portas, permanentemente, em 9 de março de 2021.
Anote: 21 W 52nd Street — Metrô: 5 Ave-53 Street
Washington Jefferson
Em Trapaceiros (2000), o ex-presidiário Ray (Allen) vai até o Washington Jefferson procurar por Nettie Goldberg, a locatária de um espaço que o interessa. Ao chegar no hotel, ele descobre que a tal senhora é um disfarce de Benny (Jon Lovitz), um pilantra que Ray conheceu nos tempos de cadeia. Os dois conversam, se entendem e acabam virando parceiros num roubo a banco.
O Washington Jefferson é um hotel de 3 estrelas, simples e aconchegante. A sua localização é ideal para quem quer ficar longe de ruídos sonoros, mas continuar próximo tanto das atrações da Broadway como de estações de metrô, cafés, restaurantes, farmácias, lojas de todos os tipos e outras conveniências.
O hotel estava temporariamente fechado quando da publicação deste post. Acesse o site do estabelecimento para conferir se ele voltou a receber hóspedes.
Anote: 318 W 51st Street — Metrô: 50 Street
Row NYC
Entre as cenas mais criativas feitas por Woody Allen, no início de sua carreira, está uma do filme Bananas. Nela, Mellish (Allen) e Nancy (Louise Lasser) se casam e têm à noite de núpcias transmitida pelo programa de tevê Mundo dos Esportes, direto de uma suíte do Royal Manhattan. Um apresentador e alguns espectadores entram no quarto para acompanhar a “partida” entre marido e esposa. Mellish chega ao local com um preparador e um assistente, como se fosse disputar uma luta de boxe. Essa cena continua hilária até hoje!
Aberto em 1928, a uma quadra da Times Square, o popular Royal Manhattan passou por várias mudanças de donos e nomes até reabrir, em 2014, como Row NYC.
O hotel estava temporariamente fechado quando da publicação deste post. Acesse o site do estabelecimento para conferir se ele voltou a receber hóspedes.
Anote: 700 8th Avenue — Metrô: 42 Street-Port Authority
Jimmy's nº 43
No filme Café Society (2016), alguns lugares nova-iorquinos são identificados como se ficassem em Los Angeles. Esse é o caso do Jimmy´s nº 43, o “restaurante mexicano” onde Vonnie (Kristen Stewart) e Bobby (Jesse Eisenberg) buscam comida, bebida e descanso, depois de um tour pelas mansões das celebridades hollywoodianas, em Beverly Hills. Para dar o toque latino que o bar precisava para a cena, a produção incluiu um simpático mural mexicano numa de suas paredes.
Minutos depois, o gastropub volta a aparecer em cena; desta vez, como o clube de jazz de Nova York para onde Bobby leva Verônica (Blake Lively), na primeira vez em que saem juntos.
O Jimmy´s nº 43 foi aberto em 2005, no subsolo de um prédio datado de 1880. O bar de teto abobadado, paredes de madeira e sem janelas, no entanto, fechou as portas em 2017, por razões financeiras. Ele era especializado em pratos da culinária local e hambúrgueres e famoso pela sua seleção de cervejas.
Anote: 43 E 7th Street — Metrô: Astor Place
Chumley´s
Fã confesso de F. Scott Fitzgerald e de Ernest Hemingway, Woody Allen escolheu um bar frequentado pela dupla, o Chumley´s, para ambientar uma cena de seu filme de época Poucas e Boas (1999), cuja história gira em torno do músico de jazz Emmet Ray (Sean Penn), famoso na década de 1930. A cena feita no Chumley´s acontece logo depois do homem descobrir que a mulher que ele deixou escapar casou-se e teve dois filhos. Arrasado, Ray vai encher a cara nesse bar e contar vantagens para outra garota.
Datado de 1922, o lendário estabelecimento manteve uma tradição iniciada desde o início do seu funcionamento, em plena Era da Lei Seca (1920-1933): o de não ter o seu nome escrito na fachada para não atrair atenções indesejadas.
Ao longo da sua existência, o bar do Chumley´s atraiu, com suas cervejas, uísques e outras bebidas, escritores como E.E. Cummings, John Dos Passos, William Faulkner, Edna St. Vincent e Jack Kerouac. Quem teve o privilégio de frequentá-lo, nos últimos anos, pôde contemplar a decoração nostálgica do bar, composta tanto de quadros com fotos de alguns dos escritores-fregueses famosos como da mesa de canto favorita de Fitzgerald. Essa associação com a Literatura rendeu ao estabelecimento a sua inclusão no Registro de Marcos Literários dos Estados Unidos.
Infelizmente, o Chumley´s fechou as portas em março de 2020, devido aos efeitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.
Anote: 86 Bedford Street — Metrô: Christopher Street
Caffe Vivaldi
Misto de piano-bar e restaurante, o Caffe Vivaldi ocupava o térreo de um prédio de 1930, quando serviu de locação para Tiros na Broadway (1994) e Tudo Pode Dar Certo (2009).
No primeiro filme, Woody registra uma cena dentro do espaço, numa mesinha ao lado de uma lareira, entre o diretor teatral David (John Cusack) e seu amigo Flender (Rob Reiner). No outro título, "o quase ganhador de um Prêmio Nobel", Boris (Larry David), toma café numa mesa externa acompanhado de amigos.
O nome do Caffe Vivaldi foi uma homenagem ao compositor italiano Antonio Vivaldi. Ele abriu as portas em 1983, oferecendo cardápio franco-italiano e música clássica, ao vivo; mas encerrou as atividades em junho de 2018, alegando que o preço do aluguel do imóvel estava exorbitante. Em Manhattan, quem duvida?
Este é um daqueles lugares que eu visitei em 2016 e estava aberto, mas quando retornei em 2018, ele já havia fechado.
Anote: 32 Jones Street — Metrô: Christopher Street
113 Wooster Street
Em Um Dia de Chuva em Nova York (2019), Ashleigh (Elle Fanning) encontra-se com Roland Pollard (Liev Schreiber), o diretor de cinema que irá entrevistar, no hotel onde ele está hospedado, no 113 da Wooster Street, no SoHo.
A fachada do prédio continua tão bonita como era quando vista na tela, mas o seu interior não é o mesmo. No momento da publicação deste post, uma loja de roupas e acessórios vintage funcionava no local.
Anote: Entre Prince Street e Spring Street — Metrôs: Prince St ou Spring St
👀
Dica: O fato de um local aparecer num filme — mesmo que ele seja de um diretor famoso como Woody Allen — não garante a sua permanência comercial por razões tão diversas quanto as apresentadas ao longo deste post. Por isso, antes de visitar qualquer estabelecimento, é importante pesquisar se ele continua, ou não, em funcionamento.


Comentários
Postar um comentário
Fale conosco