Woody Allen em Nova York: "Um Dia de Chuva em Nova York" (2019)

Pôster e cenas do filme Um Dia de Chuva em Nova York (2019), de Woody Allen.

Um Dia de Chuva em Nova York: o filme

Um Dia de Chuva em Nova York (A Rainy Day in New York, 2019) é uma comédia romântica despretensiosa, do tipo que Woody Allen gosta de escrever e dirigir de tempos em tempos, e que os fãs de seu trabalho curtem assistir. A leveza do roteiro combina com o trio jovem do elenco principal: Timothée Chalamet, Elle Fanning e Selena Gomez.

Nesta história, Chalamet interpreta Gatsby, nome em homenagem ao personagem de O Grande Gatsby, romance de Francis Scott Fitzgerald, escritor de quem Allen é fã confesso. O Gatsby do filme é um jogador nato e tem pouco interesse pelos estudos universitários, apesar de conseguir tirar boas notas sem se esforçar para isso. Durante uma hora e meia, ele narra o que acontece no fim de semana em que vai para Manhattan acompanhando a namorada, Ashleigh (Fanning), que irá entrevistar um famoso diretor de cinema. 

Acreditando que a entrevista será rápida, Gatsby idealiza um tour romântico, cultural e boêmio por Nova York, com direito a um passeio de charrete pelo Central Park, uma visita ao MoMA e uma noitada no Bemelmans, bar do hotel The Carlyle. No entanto, os compromissos da aspirante a jornalista não permitem que as coisas na chuvosa Big Apple saiam do jeito que o rapaz havia planejado. Para sua surpresa, no entanto, ele reencontra Chan (Gomez), a irmã caçula de uma antiga namorada sua, divide um taxi e vai a um museu com ela e, entre um papo e outro, descobre que ambos possuem muitos gostos e pensamentos comuns em relação à vida.

Um Dia de Chuva em Nova York: as locações

Locações do filme Um Dia de Chuva em Nova York (fotos: Fran Mateus)
  • The Pierre: o luxuoso hotel onde Gatsby e Ashleigh se hospedam no Upper East Side.
  • Minetta Tavern: o charmoso restaurante onde Ashleigh se encontra com o diretor de cinema Roland Pollard (Liev Schreiber, excelente neste papel!), que ela entrevistará para o jornal da sua universidade (113 Macdougal Street).
  • Minetta Street: onde Gatsby faz uma ponta no filme de um amigo e encontra Chan.
  • MET Museum: Gatsby e Chan passeiam pela ala American Wing, pela das pinturas europeias (exibida em Trapaceiros) e a do Templo de Dendur (mostrado, rapidamente, em Manhattan). Depois, eles se despedem na escadaria principal do museu, exibida, também, em Todos Dizem Eu Te Amo).
  • Kaufman Astoria Studios: assim como acontece em Dirigindo no Escuro, tanto o exterior como o interior desse estúdio do Queens são bem explorados nessa história.
  • Bemelmans Bar: Gatsby toca ao piano neste bar do hotel The Carlyle, quando Ashleigh, finalmente, chega. Este espaço também é exibido no filme Dirigindo no Escuro.
  • Central Park: na manhã seguinte, Gatsby leva Ashleigh para passear de charrete e, depois, reencontra-se com Chan ao lado do Delacorte Clock, onde a história do filme termina.

Um Dia de Chuva em Nova York: comentários finais

    Quem está acostumado com a filmografia de Allen vai encontrar conforto nas frases e trejeitos levemente neuróticos de quase todos os personagens de destaque, principalmente, em Gatsby, que parece uma versão jovem dos tipos interpretados por Allen, inclusive pela semelhança no tom da voz.

    Outro ponto que sempre cria uma expectativa positiva é trilha sonora e este filme não desaponta, com nota 10 para o número tocado por Gatsby ao piano: Everything Happens To Me, de Chet Baker.

    Um Dia de Chuva em Nova York pode não ser o trabalho mais original de Allen, pois bebe em muitas outras fontes anteriores de sua própria autoria, mas é agradável de se assistir e merece ser conferido com um bom balde de pipoca em mãos. 

    📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.

    Comentários

    CONFIRA TAMBÉM:

    Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

    Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

    VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

    VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

    Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

    Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

    VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

    Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)