Viajando com os filmes de Sofia Coppola

Filmes dirigidos (e roteirizados) por Sofia Coppola
Filmes dirigidos por Sofia Coppola (Pôsters: Divulgação)

Sofia Coppola, diretora, roteirista e produtora

A nova iorquina Sofia Coppola tem pouco mais que 50 anos (ela nasceu em 14 de maio de 1971) e já possui uma bagagem de filmes dirigidos e roteirizados para o cinema e a televisão, mais alguns para campanhas publicitárias, de fazer inveja a muitos diretores veteranos. Por seu trabalho, ela ganhou muitos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Original, recebido em 2004, por Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003).

Encontros e Desencontros foi, por sinal, o primeiro filme de Sofia Coppola que eu assisti e pelo qual me apaixonei à primeira vista. Depois dele, resolvi voltar um pouco no tempo e ver As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides, 1999), o título de estreia dela. Os demais, fui vendo à medida em que eles foram lançados no cinema ou no streaming; todos, muito interessantes, cada um do seu jeito e representando uma época, e quase todos, filmados em diferentes lugares dos Estados Unidos ou do mundo.

Os filmes de Sofia Coppola e onde eles foram filmados

Considerando os nove filmes apresentados neste post, Sofia Coppola já viajou a trabalho para diversas cidades dos Estados Unidos, Canadá, Japão, França e Itália. Se desejar, clique nos títulos dos filmes (abaixo) para ler os posts sobre eles.

As Virgens Suicidas (1999)

O filme de estreia de Sofia Coppola como diretora foi inspirado no romance de estreia, As virgens suicidas (1993), de Jeffrey Eugenides. Essa história se passa em Detroit, no Michigan dos anos 1970 e nos apresenta às irmãs Lisbon: Therese (Leslie Hayman), 17 anos; Mary (A.J. Cook), 16 anos; Bonnie (Chelse Swain), 15 anos; Lux (Kirsten Dunst), 14 anos; e Cecilia (Hanna Hall), 13 anos. 

Controladas pelos pais protetores e religiosos, as belas meninas são impedidas de, praticamente, todo o tipo de lazer e contato com pessoas de suas idades. Um dia, um probema envolvendo Lux desencadeia o suicídio em série do título.

A história do livro se passa nos Estados Unidos, mas Sofia a filmou em locações de Toronto, no Canadá.

Encontros e Desencontros (2003)

A recém-formada Charlotte (Scarlett Johansson) e o ator veterano Bob Harris (Bill Murray) são dois americanos de gerações diferentes, visitando Tóquio por motivos distintos e hospedados no mesmo hotel: o Park Hyatt. 

O que torna Charlotte e Bob parecidos é o fato de ambos não conseguirem superar o jet lag e dormir quando é noite na cidade asiática. Aos poucos, eles vão se conhecendo, se tornando amigos e passando a desbravar a cidade juntos. Quando isso acontece, os espectadores desse filme fantástico fazem uma boa imersão noturna por alguns lugares e restaurantes interessantes da capital japonesa. 

Sofia Coppola também filmou cenas diurnas em belos lugares dos arredores de Tóquio e de Osaka. 

Maria Antonieta (2006)

Quando Sofia Coppola apresentou o seu terceiro filme, sobre a vida da querida e polêmica rainha consorte da França, Maria Antonieta (interpretada por Kirsten Dunst), ela ganhou a atenção imediata tanto da mídia como de cinéfilos do mundo inteiro. Entre os motivos estavam os fatos da filha de Francis Ford Coppola não só dar alguns toques bem modernos à essa história de época, inspirada na biografia da mulher de Louis XVI escrita por Antonia Fraser, como dela ter usado o Palácio de Versalhes e todo o seu entorno como locações do seu filme (o que foi uma proeza e tanto!).

Um Lugar Qualquer (2010)

Neste trabalho sobre vazio existencial, Sofia Coppola leva o ator hollywoodiano, baladeiro e mulherengo Johnny Marco (Stephen Dorff) a sair da sua zona de conforto para tomar conta da filha de 11 anos, Cleo (Elle Fanning), por um certo período. O homem tenta fazer o que pode, seja dentro do hotel onde ele mora, o Chateau Marmont, em Los Angeles, seja levando a menina numa viagem a trabalho para Milão. Aos poucos, pai e filha começam a se reconectar.

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)

Obcecados pela fama e o que ela pode conquistar materialmente falando, os adolescentes Rebecca (Katie Chang), Marc (Israel Broussard), Nicki (Emma Watson), Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian) começam a seguir os passos das celebridades que admiram e moram em Los Angeles e Beverly Hills para, na ausência delas, assaltarem as suas belas mansões. Na lista dos delinquentes de Calabasas estão roupas, calçados, bolsas e joias de grifes de luxo.

Cada dia mais ambiciosos, os jovens membros da gangue de Hollywood não conseguem parar de roubar; então, um dia o cerco fecha para o lado deles e cada um tenta de proteger do jeito que consegue.

A Very Murray Christmas (2015)

Em sua segunda parceria com Sofia Coppola, Bill Murray interpreta a si mesmo, na noite de 24 de dezembro, dentro do Hotel Carlyle, onde fará um show natalino para a TV americana. Devido a uma forte nevasca que caiu sobre Nova York, o ator está preocupado de que nenhum dos seus convidados famosos, como George Clooney, possa comparecer ao local.

As filmagens foram feitas dentro de uma suíte do hotel; no Café Carlyle, onde o show seria gravado, se não faltasse energia por causa do mau tempo; e no Bemelmans Bar, onde quase todo o resto da ação acontece depois do cancelamento temporário do show.

O Estranho Que Nós Amamos (2017)

Esta história se passa durante a Guerra Civil Americana, na Virgínia de 1864, e foi inspirada no livro The Beguiled, de Thomas P. Cullinan. Nela, o soldado ferido John McBurney (Colin Farrell) busca abrigo num internato feminino. Bem recebido e bem tratado, ele logo percebe que é o motivo de disputas entre três mulheres — interpretadas por Nicole Kidman, Kirsten Dunst (terceiro trabalho dela com Sofia Coppola) e Elle Fanning (segundo trabalho com a diretora) — e se aproveita da situação, monstrando o seu lado mais perigoso. 

A maior parte das filmagens foi feita na Madewood Plantation House, uma bela mansão localizada em Napoleonville, no Estado da Louisiana.

On The Rocks (2020)

Ambientado em Manhattan e com algumas cenas no México, On The Rocks mostra um pai mulherengo, Felix (Bill Murray, em sua terceira colaboração com Sofia Coppola), tentando ajudar sua filha, Laura (Rashida Jones, trabalhando pela segunda vez com Coppola), a descobrir se as longas ausências do marido dela, Dean (Marlon Wayans), são mesmo por causa do trabalho intenso ou se o homem — assim como Felix fez com a mãe de Laura — está aprontando alguma coisa. 

Este filme inspira passeios pelas áreas de NoLiTa, Greenwich Village, Midtown West e Upper East Side.

Priscilla (2023)

Sofia Coppola nos apresenta à história da jovem Priscilla Beaulieu Presley, inspirada no ponto de vista dela que exposto no livro Elvis and Me, sobre como foi o seu relacionamento com o marido e rei do rock, Elvis Presley. O casal foi interpretado pelos belos Cailee Spainy e Jacob Elordi. 

Como a diretora não pôde filmar na mansão de Elvis, localizada na cidade de Memphis, ela recriou Graceland num estúdio canadense, em Toronto, fazendo um belo trabalho de época.

Viajando com Coppola

👀Os meus três filmes favoritos de Sofia Coppola são (1º) Encontros e Desencontros, (2º) Um Lugar Qualquer e (3º) On The Rocks.

✈ Tive a oportunidade 😍 de poder visitar locações de alguns filmes dela:

  • O Varsity Stadium, em Toronto, exibido numa cena importante de As Virgens Suicidas;
  • O suntuoso Palácio de Versalhes, de Maria Antonieta;
  • Os hotéis Chateau Marmont, Principe di Savoia e Planet Hollywood, de Um Lugar Qualquer;
  • O hotel Carlyle, de A Very Murray Christmas e On The Rocks.
  • Os restaurantes 21 Club e Indochine, de On The Rocks.

    🏣 Um dos lugares que ainda quero visitar é o Park Hyatt Tokyo, principal locação de Encontros e Desencontros.

    Comentários

    CONFIRA TAMBÉM:

    "Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

    Cafés de Lisboa: literários e charmosos

    Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

    Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

    "Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

    Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

    VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

    "Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

    Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

    Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)