Woody Allen em Nova York: "Tudo Pode Dar Certo" (2009)

Pôster e cenas do filme Tudo Pode Dar Certo (2009), de Woody Allen.

Tudo Pode Dar Certo: o filme

O filme Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works, 2009) apresenta a história do neurótico Boris (Larry David), um homem que se considera um gênio, gaba-se de quase ter sido indicado ao Prêmio Nobel e é intolerante aos outros seres humanos, principalmente aqueles com raciocínio mais lento que o seu. Boris acredita ser um dos poucos privilegiados do mundo que tem a visão do quadro geral de tudo na vida. Então, eis aparece uma garota do Mississipi chamada Melody (Evan Rachel Wood) na porta da sua casa, pedindo-lhe ajuda, mas exibindo todos os defeitos que ele abomina: a jovem é simplória, demora para entender as coisas que ele fala e participou de concursos de beleza.

Boris mora na Mott Street, em Chinatown, frequenta as ruas e restaurantes do seu bairro e não costuma visitar lugares turísticos da cidade. Mas, mesmo a contragosto, ele leva Melody para conhecer o Grant Memorial, em Morningside Heights, e a Estátua da Liberdade, desde o Battery Park. Aos poucos, o rabugento vai amansa, acostuma-se à presença da garota em sua vida e casa-se com ela.

Diz o ditado que tudo que é bom dura pouco. E isso acontece com Boris menos espera quando o passado de Melody, na figura da mãe da jovem, Marietta (Patricia Clarkson), bate na sua porta. Essa mulher é uma religiosa, ao que parece, fanática e que antipatiza com Boris à primeira vista, tanto por ele ser ateu, como por achá-lo velho para sua filha. As coisas pioram ainda mais para o lado de Boris quando mais dois homens também aparecem na história: Randy Lee James (Henry Cavill), um pretendente jovem e bonitão para Melody; e John (Ed Begley Jr.), o pai da garota. O que tudo isso desencadeia acaba virando a vida do metódico Boris de ponta cabeça. Mas, como diz o título do filme e lema de Boris: “Tudo pode dar certo”.

Tudo Pode Dar Certo: as locações

Locações do filme: o prédio do Caffè Vivaldi, o Battery Park, a Webster Hall, o Grant Memorial, o Yonah Schimmel e o Cafe Mogador (Fotos: Fran Mateus) 

Caffé Vivaldi

O lugar de abertura deste filme foi o antigo Caffè Vivaldi, um mix de restaurante e clube de jazz, aberto em 1983 e especializado na cozinha italiana. Woody Allen curtia o espaço e o mostrou em dois dos seus filmes: primeiro, em Tiros na Broadway (1994); depois, em Tudo Pode Dar Certo. Neste último, Boris e seus amigos são vistos tomando café nas mesas externas e batendo papo. 

O Caffè Vivaldi funcionou, por 35 anos, no endereço 32 Jones Street, em West Village. Infelizmente, a publicidade dos filmes de Allen não impediu que ele fechasse as portas por questões financeiras.

Grant Memorial

No tour que faz com Melody, Boris a leva para conhecer o mausoléu do General Grant. Ao sair do local, o homem se sente mal e diz que nunca deveria visitar um lugar daqueles (cena típica do universo de Woody Allen). Quando se sentam na escadaria para ele se recompor, a garota comenta que, quando morrer, quer ser cremada. Ao ver a cara de nojo do homem excessivamente asséptico, a jovem emenda: “Não tem vermes”. Falas de Woody Allen 😉! (Onde: Riverside Drive e West 122nd St; metrô: 125 Street).

Battery Park

O passeio de Boris e Melody continua no Battery Park, de onde ela vislumbra a Estátua da Liberdade. A visão do monumento deixa a garota eufórica:

Oh, meu Deus, é ela! Ela é de verdade! Só a vi em fotos! “Que venham as massas, pobres e exaustas...”
Estou surpreso que conheça isso, mesmo sendo péssimo.
Encerrei com isso no concurso Miss Greenwood. Acho tão comovente!
Mas as massas nunca foram recebidas de braços abertos. Logo que chegaram, cada etnia foi recebida com violência e hostilidade.
Nossos concursos gostam de focar nos pontos positivos do país.

Os dois começam a falar sobre os estrangeiros que imigraram para os Estados Unidos, um grupo do qual a família de Woody Allen também faz parte. O diretor é descendente de russos pelo lado paterno; e de austríacos, pelo materno. Na vida real, ver o símbolo da “Liberdade iluminando o mundo" desde o Battery Park é bacana, mas não é nada que se compare com pegar um barco, cruzar o rio e apreciar o Patrimônio Mundial da UNESCO na pequena ilha onde ele foi instalado. (Onde: State Street e Battery Place; metrô: Whitehall St ou South Ferry).

Yonah Schimmel Knish Bakery

Boris também leva Melody para provar os famosos knishes da bakery Yonah Schimmel. Quando a jovem pergunta do que o salgado é feito, o asséptico assumido responde que come aquela coisa deliciosa há anos, mas que não sabe do que ela é feita, não quer saber e nem quer falar sobre o assunto. Uma foto dessa dupla de atores, tirada na época das filmagens, é ostentada na vitrine do estabelecimento.

Fui lá e comprovei: o kniches são mesmo uma delícia! (Fran Mateus)

Funcionando desde 1910, os sabores e a qualidade dos knishes da Yonah Schimmel fizeram com que o lugar se tornasse um clássico do Lower East Side. (Onde: 137 East Houston Street; metrô: Lower East Side-2 Ave).

Abe Lebewohl Triangle

Quando começa trabalhar como cuidadora de cachorros, Melody tem a oportunidade de conhecer Perry (John Gallagher Jr.), seu primeiro amigo jovem na cidade. O local onde eles esbarram um no outro é o pequeno jardim Abe Lebewohl Triangle, que fica no encontro das ruas Stuyvesant Street com a 10th Street. Os dois começam a conversar e decidem continuar o passeio juntos. Esse é um tipo de situação bem possível de acontecer nesse bairro estudantil e tão propício para se fazer novas amizades. (Onde: Stuyvesant St e 10th Street e entre a 2nd e 3rd Avenues. Metrô: Astor Place).

Webster Hall

A amizade entre Melody e Perry continua com um convite dele para ela o acompanhar no show de uma banda de rock. Na cena, a dupla é vista esperando para acessar o Webster Hall, numa fila formada na frente da sua porta de entrada. Nesse momento, dá para se ter um vislumbre da bela fachada neo-renascentista dessa casa noturna. Aberto em 1886, Webster Hall é o clube mais antigo de Nova York e um de seus marcos históricos. Ele tem uma programação bem eclética, que mantêm disponível no seu site. (Onde: 125 East 11th Street; metrô: 6 Av-14 Street).

Courthouse

A Courthouse é onde acontecem os casamentos civis dos nova-iorquinos da vida real e da ficção, incluindo o de Boris e Melody. A cena do filme mostra o casal na praça frontal do prédio, adornada com colunas coríntias e uma escultura inspirada no Arco de Constantino, localizado em Roma. 

A Courthouse fica no edifício David N. Dinkins Manhattan Municipal, de 25 andares e datado de 1914. Marco Histórico de Nova York desde 1966, esse prédio foi tido como um dos mais belos do início do século XX, por combinar os estilos renascentista, italiano e clássico. (Onde: 1 Centre Street. Metrô: Brooklyn Bridge-City Hall).

Cafe Mogador

Localizado na Saint Marks Place, uma rua animada e famosa do East Village, o Cafe Mogador se tornou conhecido por servir um dos melhores brunches da ilha. Numa mesa externa deste local, Boris, Melody, Marietta e Leo Brookman (Conleth Hill) estão comendo e batendo papo quando Marietta decide ir ao toilette. Dentro do café, ela é abordada pelo bonitão Randy Lee James, que quer saber informações sobre Melody, pois se encantou por ela. Depois disso, mãe e filha deixam Boris e Leo no restaurante e vão passear no Museu de Cera Madame Tussauds, em Midtown West. Quando elas saem, Leo revela ao amigo que gostou das “formas de pera” do corpo de Marietta. Ou seja, um brunch e dois possíveis romances no ar. (Onde: 101 Saint Marks Place; metrô: Astor Place).

Tudo Pode Dar Certo: comentários

Tudo Pode Dar Certo foi lançado em 2009, marcando a volta de Woody Allen a filmar na sua amada ilha de Manhattan, depois de uma temporada trabalhando na Europa, onde rodou Ponto Final: Match Point (2005), Scoop - O Grande Furo (2006), O Sonho de Cassandra (2007) e Vicky Cristina Barcelona (2008).

Inicialmente, não gostei deste filme. Achei Boris muito chato e mais neurótico do que todos os outros personagens criados por Woody Allen. Porém, depois de algum tempo, voltei a ver o filme e me deliciei com a história, achando as piadas e neuroses divertidas do início ao fim. Dá para entender isso?

📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)