Woody Allen na Europa: "Ponto Final—Match Point" (2005)

Pôster de Ponto Final:Match Point (crédito: BBC Films) e locações do filme em Londres: Parliament View Apartments, The Gherkin, Sloane Square, Julie's Restaurant, local de trabalho de Nola e o prédio onde ela morava (fotos: Fran Mateus).

Match Point: O filme

Woody Allen bebeu na fonte russa de Fiódor Dostoiévsky — a obra Crime e Castigo (1866) — para criar o seu drama, Ponto Final: Match Point (2005), rodado em solo britânico.

A história do filme gira em torno do tenista profissional Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) que, desejando entrar para a alta sociedade inglesa, casa-se com a bem-nascida Chloe Hewett (Emily Mortimer). No entanto, o rapaz se apaixona por Nola Rice (Scarlett Johansson), a ex-namorada de seu cunhado, Tom Hewett (Matthew Goode), e inicia um relacionamento extraconjugal com ela. Quando a americana engravida e ameaça acabar com a vida privilegiada de Chris, ele faz uma escolha que considera a mais importante para a sua vida.

Match Point: Locações em Londres

Cenas do filme na Tate Modern e numa rua de Londres (créditos: BBC Films)

  • Parliament View Apartments: Quando se casam, Chris e Chloe ganham de presente dos pais dela um apartamento fabuloso no Parliament View Apartments, com vista privilegiada para a Lambeth Bridge, o Rio Tâmisa e o prédio do Parlamento. Onde: 1 Albert Embankment; metrô Lambeth North.
  • The Gherkin: Por conta do seu novo status, Chris deixa de ser o professor de tênis da elite londrina para trabalhar na empresa do sogro, localizada no mais famoso edifício da City: The Gherkin, conhecido pelo seu formato que lembra um pepino. Onde: 30 St. Mary Axe; metrô Liverpool Street.
  • Sloane Square: Pouco depois do casamento, uma coincidência coloca Nola no caminho de Chris, quando ambos visitam a Tate Modern (foto da cena acima). Por isso, sem querer perdê-la mais de vista, Chris acompanha a a aspirante a atriz até o Royal Court Theatre, onde ela fará um teste para uma peça de teatro. Ele a aguarda, pacientemente, na Sloane Square e dá todo o apoio que a jovem precisa, quando descobre que ela não foi aprovada. Metrô: Sloane Square.
  • Julie´s Restaurant: Depois do teste de Nola, Chris a leva para beber algo no Julie's Restaurant, em Notting Hill, onde o jogo de sedução começa. Os dois se tornam amantes e passam a se encontrar, frequentemente, no apê dela. Aberto em 1969, o Julie's é frequentado por um público bem eclético: gente da alta-sociedade britânica, astros e estrelas do rock e do cinema e, claro, anônimos. Onde: 135 Portland Road; metrô Holland Park.
  • O local de trabalho de Nola: Como a carreira de atriz não decola, Nola trabalha como vendedora numa boutique da moda, em Notting Hill, numa rua próxima de Portobello Road e suas atrações turísticas. Ali, Nola — agora, grávida de Chris — recebe uma ligação dele pedindo-lhe que vá encontrá-lo na casa dela, pois ele quer comunicar-lhe a sua decisão, dando a entender que vai deixar a esposa para ficar com ela e a criança. Onde: 39 Ledbury Road; metrô Notting Hill.
  • Clarence Gate Gardens: Nola mora no Clarence Gate Gardens, um edifício de estilo arquitetônico Eduardiano e localização privilegiada, próximo dos museus Sherlock Holmes, na Baker Street, e Madame Tussaud´s, na Marylebone Road. O seu apartamento, antes usado para momentos de amor entre ela e Chris, se torna a cena de um crime meticulosamente planejado. Onde: 64 Glentworth Street; metrô Baker Street.

Match Point: Comentários adicionais

Ponto Final: Match Point foi bem recebido por crítica e público, conquistando indicações para o Oscar de Melhor Roteiro para Woody Allen e os prêmios Goya e David di Donatello como Melhor Filme Europeu.

Woody Allen já tinha feito um filme, Crimes e Pecados (1989), com uma história inspirada na mesma obra de Dostoievsky. Nessa trama, Anjelica Huston e Martin Landau vivem o tipo de relacionamento e conclusão do caso parecidos com os vistos em Ponto Final: Match Point.

Ponto Final: Match Point fez parte de uma série de filmes ambientados em Londres, que Woody Allen escreveu e dirigiu no período entre 2005 e 2010. Os outros foram Scoop: O Grande Furo (2006), O Sonho de Cassandra (2007) e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010).

👀 Confira também todos os posts dos filmes de Woody Allen.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)