Woody Allen na Europa: "Vicky Cristina Barcelona" (2008)

Pôster de Vicky Cristina Barcelona (crédito: Mediapro) e as locações Parc Guell e Sagrada Família (Fran Mateus).

Vicky Cristina Barcelona: o filme

As amigas americanas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) vão passar as férias de verão em Barcelona. A primeira quer fazer uma pesquisa de conclusão de Mestrado em Arte Catalã antes do seu casamento com o executivo nova-iorquino, Doug (Chris Messina). Cristina quer dar um tempo do fracasso sofrido no seu último projeto profissional. As duas se hospedam na casa dos tios de Vicky, Judy (Patricia Clarkson) e Mark Nash (Kevin Dunn).

Vicky Cristina Barcelona: locações

Locações de Vicky Cristina Barcelona: Casa Milà (La Pedrera), Restaurante Els Quatre Gats, fachada do Hospital de La Santa Creu i Santa Pau (onde Vicky tem aulas de catalão), Fundació Juan Miró e Café Taller de Tapas (frente do local e a foto de Allen e Johansson no 1º andar) — Fotos: Fran Mateus.

Casa Milà - La Pedrera

Os primeiros dias na cidade catalã são dedicados aos passeios por pontos turísticos. Um deles é a Casa Milà, um projeto concebido por Gaudí, em 1912, também conhecido como La Pedrera. Na cena, as amigas e Judy estão no teto desse prédio, ao lado de gigantes e exóticas figuras que adornam as chaminés. Cenas depois, Vicky leva Doug para visitar o lugar. (Onde: Passeig de Gràcia, 92; metrô Diagonal).

La Sagrada Família

A igreja inacabada de Gaudí não podia ficar de fora do roteiro das norte-americanas. Iniciada em estilo neogótico, a Sagrada Família teve o seu projeto alterado em 1883, pelo próprio arquiteto catalão, para que se tornasse algo mais moderno e orgânico. A sua conclusão está estimada para 2026, ano do centenário da morte do seu idealizador. É ver para crer. (Onde: Passeig de Gràcia, 92; metrô Diagonal).

As garotas também foram conferir a Fundació Joan Miró, criada em 1975 por Miró e seu amigo, Joan Prats, e localizado no alto do Parc Montjuic. Um vídeo sobre a vida do artista pode ser conferido numa das salas de exibição e dá uma ideia de como Miró desenvolveu o seu estilo, pontuado por cores fortes e alegres; os motivos que o levaram a viver em Paris; e, depois, a mudar-se para a ilha de Mallorca. (Acesso pelo funicular desde a estação de metrô Paral.lel).

Restaurante Els Quatre Gats

Ao visitarem uma galeria de arte, com Judy e Mark, Cristina presta atenção em Juan Antonio (Javier Bardem) e se interessa por ele. Mais tarde, quando vão jantar no restaurante Els Quatre Gats, as amigas não só o encontram por lá, como são convidadas por ele para acompanhá-lo numa viagem a Oviedo. Sobre Els Quatre Gats, ele foi aberto em 1897 e frequentado por Pablo Picasso, no início da sua carreira. (onde: Carrer Montsió, 3 bis; metrô Urquinaona).

Parc Guell

Na volta de Oviedo, Vicky reencontra Juan Antonio na principal entrada deste parque, onde existe uma serpente de cerâmica colorida, que parece deslizar sobre a escadaria. Datando de 1923, o Parc Guell é uma das construções mais famosas de Gaudí, que chegou a morar no local. O acesso até ele pode ser feito pelo metrô Vallcarca e uma caminhada de 10 a 15 minutos, ladeira acima (parte da subida conta com escada rolante).

Museu Nacional d´Art de Catalunya

Vicky casa-se com Doug, mas não consegue tirar Juan Antonio da cabeça. Ela conversa com a tia sobre o assunto na escadaria externa deste museu, no alto do Parc Montjuic, de onde se tem uma boa vista da paisagem urbana de Barcelona. O MNAC foi inaugurado em 1934, ocupando as instalações do prédio do Palau Nacional, um edifício de estilo eclético, construído em 1929 para a Exposição Internacional de Barcelona. (Onde: Ala norte da colina de Montjuic; metrô Espanya).

Taller de Tapas

Numa mesa externa desse café e restaurante, Vicky conta para Cristina que está apaixonada por Juan Antonio. No piso térreo, estão a área do café e as mesas para refeições mais rápidas. E, no primeiro andar, ficam as mesas para almoços executivos e jantares elegantes. Uma foto de Woody Allen e Scarlett Johansson durante as filmagens feitas no local adorna a entrada do primeiro piso. (Onde: Rambla Catalunya, 49-51; metrô Passeig de Gràcia).

Vicky Cristina Barcelona: comentários

Ambientado numa das cidades mais bonitas e vibrantes da Europa, Vicky Cristina Barcelona é um daqueles filmes de Woody Allen que funciona muito bem desde o início e mesmo com um final um tanto melancólico. 

Este filme teve um elenco entrosado, um roteiro com humor agradável (é difícil ficar sem rir por muito tempo, principalmente, quando Maria Helena entra em cena), falas que são um convite à reflaxão (como aquela em que Cristina diz não saber ainda o quer, mas sabe exatamente o que não quer da vida) e uma trilha sonora animada. 

Com a fórmula certa para o sucesso, Vicky Cristina Barcelona conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical e Penélope Cruz ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel divertido e intenso. Além disso, esse título também se encontra na listas dos trabalhos do diretor mais bem avaliados pelo público no site IMDb

Enfim, se Woody Allen queria fazer um filme memorável ou somente o seu filme do ano, o fato é que Vicky Cristina Barcelona deu muito certo! Pessoalmente, eu o considero um dos 10 melhores trabalhos de Woody Allen.

👀 Confira também todos os posts dos filmes de Woody Allen.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)