Woody Allen em Nova York: "Blue Jasmine" (2013)
![]() |
Pôster e cenas de Blue Jasmine (créditos: Perdido Productions) e locações em Nova York e em São Francisco (fotos: Fran Mateus). |
Blue Jasmine: O filme
A história de Blue Jasmine (2013) gira em torno de Jasmine (Cate Blanchett), uma mulher sofisticada, mas em dificuldades tanto financeira como emocional, que precisa mudar-se de Nova York, quando os crimes financeiros cometidos por seu marido, Hal (Alec Baldwin), são descobertos e ele é levado para a prisão. Jasmine vai morar em São Francisco, com sua irmã, Ginger (Sally Hawkins), uma mulher de vida e hábitos simples, cuja realidade diária é muito diferente da qual a socialite estava acostumada.
Na Costa Oeste, Jasmine divide o seu tempo entre trabalhar num consultório, estudar e recordar o passado glamouroso, com seus jantares incríveis e compras em lojas sofisticadas. Um dia, ao participar de uma festa oferecida por uma colega do curso, Jasmine conhece Dwight (Peter Sarsgaard), um homem bonito, rico e que gostou dela à primeira vista. Quando Dwight comenta que está precisando de uma esposa elegante como ela para mostrar aos futuros políticos que deseja impressionar, Jasmine começa a vislumbrar a sua chance de dar a volta por cima.
Subitamente, a nova-iorquina passa a viver um novo conto de fadas e a fazer planos para o futuro. No entanto, a parte do passado que ela esconde resolve aparecer quando ela menos espera, devolvendo a sua vida para um estágio ainda pior do que o que ela se encontrava quando chegou em São Francisco.
Blue Jasmine foi filmado em Nova York e São Francisco, com cada cidade representando um lado da vida de Jasmine: Nova York, com seus tipos sofisticados, que vivem de manter as aparências e suas fortunas; São Francisco, com seus tipos modestos, composto por gente que trabalha para sobreviver e se diverte com coisas simples, como beber alguns bons copos de cerveja em mesas de bares e assistir esportes na televisão, nas tardes de domingo. Algo impensável na rotina de Jasmine até então.
Locações em São Francisco
![]() |
Prédio de Blue Jasmine, em São Francisco, onde Ginger mora e para onde Jasmine se muda a contragosto (Foto: Fran Mateus) |
A casa de Ginger
A modesta residência de Ginger fica no Mission District, bairro onde Woody Allen, décadas atrás, filmou cenas de Um Assaltante Bem Trapalhão (1969). A fachada desse prédio é exibida em diversas cenas da trama, começando pela chegada de Jasmine à cidade. (Onde: 305 South Van Ness Street)
Chinatown
Ginger e seu namorado, Chilli (Bobby Cannavale), interessados em aproximar Jasmine de um amigo rústico deles, levam a nova-iorquina para um passeio em grupo pelos pontos turísticos de São Francisco, incluindo uma visita à popular região de Chinatown. Jasmine mal consegue disfarçar o seu desconforto diante daquela situação embaraçosa para ela. Sobre Chinatown, esse bairro fica próximo da Union Square e do Financial District e é um dos pontos de parada dos famosos bondinhos de São Francisco, onde multidões de turistas descem para comprar souvenirs e artigos populares.
Joalheria Shreve & Co
Quando ficam noivos, Dwight leva Jasmine para escolher um anel de compromisso na Shreve & Co., naquele que deveria ser um dia feliz para ela. O destino, no entanto, coloca-a de frente com o ex-marido de Ginger, que faz acusações sérias à ela (e a Hal) na frente de Dwight, dando um fim ao relacionamento dos dois.
Quanto a Shreve & Co, essa joalheria foi fundada em 1852 e orgulha-se de ter sido a escolha de membros da realeza mundial, como a russa Catarina, a Grande, e a rainha Elizabeth II, do Reino Unido. A loja exibida no filme foi fechada em julho de 2024, segundo o site do estabelecimento. (Onde: 117 Post Street, Financial District)
Outros cenários
Outros lugares de São Francisco usados no filme incluem a vista Golden Gate, a Ocean Beach (praia onde Ginger e um affair dela caminham, sorridentes) e o South Park, localizado na região central da cidade e onde Jasmine senta-se, depois dos acontecimentos pós-noivado e sem nenhuma esperança.
Locações em Nova York
![]() |
Park Avenue e East 53rd Street: locação de Blue Jasmine onde Hal (Alec Baldwin) é preso (Foto: Fran Mateus). |
South Street & Pier 17
Quando ainda eram ricos e, aparentemente, felizes, Jasmine e Hal receberam a visita de Ginger e seu marido, na época, Augie (Andrew Dice Clay). O casal de São Francisco aproveitou as férias para fazer um tour pela Big Apple, incluindo uma visita ao Píer 17, no extremo sul da ilha.
Roxy Hotel
Ao retornar do passeio, Ginger vê o cunhado sair do Roxy Hotel acompanhado de uma bela mulher (uma conhecida de sua irmã, diga-se de passagem). O local do flagrante foi inaugurado no ano 2000, com cores vivas e que evocam os cinemas da década de 1920 e os clubes noturnos dos anos 1990. (Onde: 6th Avenue, TriBeCa; metrôs Canal Street ou Franklin Street)
Park Avenue
Hal é abordado pela polícia e levado preso, em plena luz do dia, na frente de um prédio localizado na esquina da Park Avenue com a East 53rd Street, uma área bem movimentada do Upper East Side.
Blue Jasmine: Comentários finais
Blue Jasmine é um daqueles filmes em que Woody Allen muda totalmente o jogo, pegando o espectador de surpresa. Quem o assistiu, sabe do que estou falando; quem não o viu, pode fazer isso e descobrir o desfecho da história de Jasmine, numa atuação brilhante de Cate Blanchett, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz.
Confesso que eu tive um pouco de dificuldade para assimilar e aceitar o final que Allen deu à sua heroína. Isso só tinha acontecido comigo, antes, em duas situações: ao ler o final de Madame Bovary (1856), de Gustave Flaubert, e o de Adeus às Armas (1929), de Ernest Hemingway.
📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco