Woody Allen em Nova York: "Hannah e Suas Irmãs" (1986)

Pôster e cenas do filme Hannah e Suas Irmãs (crédito: Perdido Productions)

Hannah e Suas Irmãs: o filme

A história deste filme gira em torno da equilibrada Hannah (Mia Farrow) e das pessoas da sua vida: o seu marido, Elliot (Michael Caine), e o caso dele com a irmã caçula dela, Lee (Barbara Hershey); os fracassos profissionais e amorosos da irmã do meio, Holly (Dianne Wiest); e a crise depressiva de seu ex-marido, Mickey (Woody Allen), que questiona o significado da vida e a inevitabilidade da morte.

Hannah e Suas Irmãs: as locações

Locações de Hannah e Suas Irmãs em Manhattan: a estátua do 'Pensador' na Columbia University; o Langham; a Church of the Transfiguration; a entrada do Pomander Walk; a porta vermelha da casa de Holly; e a entrada da estação 81st Street, de onde ela liga para Hannah para contar as novidades sobre Lee e o professor de Literatura. (Fotos: Fran Mateus)

The Langham

Mia Farrow emprestou o apartamento onde morava com seus filhos adotivos, no 11º andar deste luxuoso edifício, para ser o lar da sua personagem e o local onde acontecem os dois jantares de Ação de Graças que marcam o tempo do filme. O Langham foi construído entre os anos de 1905 e 1907, no estilo arquitetônico Segundo Império Francês. Ele fica de frente para o Central Park e próximo do famoso Dakota, onde Mia filmou O Bebê de Rosemary (1968). Onde: 135 Central Park West (Metrô 72 Street).

Columbia University

Woody filma duas cenas nesta universidade americana: na primeira, o seu personagem, Mickey, deixa a Faculdade de Filosofia (em cujo jardim existe uma estátua do Pensador, de Rodin), pensando sobre o que pode aprender com os livros dos filósofos; na outra cena, feita na Low Plaza, Lee flerta com o seu professor de Literatura.

The Carlyle

Incentivado por Hannah, Mickey convida Holly para sair e a leva ao Café Carlyle. No elegante espaço, datado de 1955 e decorado com murais do designer húngaro Marcel Vertès, ele tem o desprazer de vê-la fumar maconha durante o concerto de piano e sentencia: “Você não merece Cole Porter!”. Na vida real, Allen se apresenta neste bar, em algumas datas do ano, com a banda de jazz The Eddy Davis New Orleans.

Church of the Transfiguration

Querendo respostas para as suas angustias espirituais, o judeu Mickey vai a essa igreja episcopal, também conhecida como Little Church Around the Corner, assistir a uma missa e conversar com o padre. O prédio neogótico, datado de 1850, foi classificado, em 1973, como Marco Histórico Nacional.

Central Park

Mickey é visto em, pelo menos, três espaços desse famoso parque: caminhando na pista de corrida do Reservoir e refletindo sobre a mortalidade; conversando com um Hare Krishna sobre as suas dúvidas existenciais no Sheep Meadow; e, mais relaxado, caminhando com Holly pelo Turtle Pond e contando-lhe como superou a crise de depressão pela qual passou.

Outros cenários

A lista de locações de Hannah e Suas Irmãs também inclui o Mount Sinai Hospital, onde Mickey se consulta, quando pensa que está para morrer; o prédio do antigo Cine Metro, onde ele assiste um filme dos Irmãos Marx; e os 12 prédios de Manhattan preferidos do arquiteto David (Sam Waterston), incluindo o Pomander Walk, exibidos na cena em que ele leva Holly e April (Carrie Fisher) para conhecer.

Hannah e Suas Irmãs: comentários

Cenas do filme na antiga Pageant Book & Print Shop e no Turtle Pond do Central Pak (Perdido Productions).

Uma curiosidade para os amantes dos livros: a livraria Pageant Book & Print Shop, que aparece na cena em que Elliot leva Lee para comprar-lhe um livro de poemas do escritor e.e. Cummings, parou de atender, desde 1999, no endereço que aparece no filme: 109 East 9th Street com a 3rd Avenue (Metrô: Astor Place). Atualmente, ela funciona no 69 da East 4th Street (cerca de 8 minutos de caminhada entre os dois endereços).

📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)