Woody Allen em Nova York: "Café Society" (2016)

Pôster e cenas de "Café Society" na Califórnia e em Nova York (créditos: Perdido Productions).

Café Society: o filme

Bobby Dorfman (Jesse Eisenberg) é um jovem nova-iorquino que vai tentar a vida em Los Angeles. Trabalhando para o tio, Phil Stern (Steve Carell), um importante agente das estrelas de Hollywood, ele conhece Vonnie (Kristen Stewart) e apaixona-se por ela. Quando é rejeitado, o rapaz retorna para Nova York e vai gerenciar o bar do seu irmão, Ben (Corey Stoll). Sob a sua direção e a influência da amiga Rad Taylor (Parker Posey), o estabelecimento atrai os ricos e famosos da cidade e faz muito sucesso.

Café Society: Locações em Los Angeles

O começo da história de Bobby se passa em Los Angeles e Santa Mônica. Depois, a trama se concentra em Nova York. Woody Allen marca o retorno do rapaz à sua cidade com uma imagem da Brooklyn Bridge, como ela era naquela década de 1930.

  • Crossroads of the World: Nos primeiros dias em L.A, Bobby se sente solitário e liga para um cafetão em busca de uma mulher para passar a noite. A ligação é feita da Crossroads of the World, uma área comercial e de lazer, que funciona desde 1936. Onde: 6671 Sunset Boulevard.
  • TCL Chinese Theatre: Enquanto aguarda ser atendido pelo ocupado Phil, Bobby passa os fins de semana passeando pelos lugares icônicos de Hollywood, como o Chinese Theatre, aberto em 1927. O jovem é flagrado admirando as marcas deixadas por Glória Swanson na calçada do teatro. 6925 Hollywood Boulevard.
  • Mansões de Hollywood: a pedido de Phil, Vonnie leva Bobby para visitar pontos interessantes de Los Angeles, começando com um passeio pelas mansões das celebridades, localizadas em Beverly Hills e adjacências.

Café Society: Locações em Nova York

Bobby no Central Park: com Veronica, no Conservatory Garden; e com Vonnie, na Bow Bridge (cenas do filme: Perdido Productions; e fotos das locações: Fran Mateus)

Central Park

"Estamos bebendo vinho no Central Park. Não dormimos. Você sempre teve um toque poeta." (Vonnie para Bobby)

  • Conservatory Garden: durante a fase de conquista e namoro, Bobby leva Veronica para passear no Jardim Italiano deste espaço do Central Park. Os dois são vistos no pergolado de glicínias, apreciando a bela vista que se tem dali e que inclui a Burnett Fountain. Acesso pela 5th Avenue, na altura da E 105th Street.
  • Bow Bridge: tempos depois, quando Bobby está casado com Veronica e Vonnie com Phill, eles se reencontram em Nova York e fazem um passeio pela cidade. O tour termina com os dois bebendo champagne e admirando o nascer do sol na Bow Bridge, a mais romântica ponte nova-iorquina. Acesso pela Central Park West, na altura da W 72nd Street.

Outros cenários:

Alguns lugares de Manhattan são exibidos no filme como se ficassem de Los Angeles, como o Edison Ballroom, o Jimmy's nº 43, o Indochine, entre outros espaços.

  • Edison Ballroom: localizado na Broadway, que é onde fica a chapelaria em que Vonnie trabalha e é abordada por Phil e por Bobby.
  • Jimmy's nº 43: Esse restaurante nova-iorquino se passa pelo estabelecimento mexicano que é frequentado por Vonnie e Bobby quando eles encerram o passeio pelas mansões das celebridades, em Beverly Hills. Cenas depois, o Jimmy's é transformado no clube de jazz nova-iorquino para onde Bobby leva Verônica (Blake Lively) na primeira vez em que saem juntos. O Jimmy 's foi aberto em 2005 oferecendo pratos da culinária americana. Ao que tudo indica, este bar fechou as portas em agosto de 2025. Onde: 43 East 7th Street; Metrô: Astor Place
  • Indochine: Esse restaurante localizado em NoHo, especializado na culinária asiática, é onde foram rodadas as cenas californianas dos jantares clandestinos de Vonnie e o seu chefe casado, Phil. Onde: 430 Lafayette Street. Metrô: Astor Place,
Na lista de lugares relacionados com o gângster Ben estão a Fellow Barber, na Horatio Street, onde o gerente do restaurante dele é morto com um tiro na cabeça; e a casa das French Lessons (326-328-330 East 18th Street), em East Village, onde Ben ele teve muitas noites de prazer e as suas cinzas são jogadas por Bobby.

Café Society: comentários finais

Gostei muito de Café Society. Para mim, este é mais um daqueles trabalhos excepcionais de Woody Allen, tanto de roteiro como de direção, e que contou com a performance de um elenco de primeira para fazer valer cada frase dita e cada cena rodada.

A parte cômica do filme ganha vida através dos membros da família Dorfman e de algumas falas de Phill. Mas o toque especial fica por conta mesmo é do tom melancólico que Allen usa — e Jesse interpreta fenomenalmente — para mostrar a evolução de Bobby: o que o rapaz queria para a sua vida e o rumo que ela tomou; tom esse realçado ainda mais na festa de fim de ano que também marca o final da história. Excelente!

📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)