Uma viagem pelo mundo "Antes de Partir" (2007)

No pôster do filme, a Muralha da China, um dos lugares visitados pelos amigos de Antes de Partir (Divulgação).

Desde que vi o filme Antes de Partir (The bucket list, 2007) pela primeira vez, eu tive o desejo de montar uma lista com tudo que eu gostaria de fazer na minha vida, coisas que me dessem prazer em realizá-las e fizessem sentido para mim. 

Entre os itens listados, um ocupou uma das primeiras posições no meu ranking particular: fazer uma viagem pelo mundo. Mas, não uma viagem qualquer. Que fique bem claro que eu falo de uma viagem de cinema pelo mundo. Muitos destinos eu já conheci e risquei da lista. E quanta satisfação tive em fazer isto! Mas muitos outros ainda faltam ser desbravados. Adoro pensar que o mundo é grande e a quantidade de filmes é enorme, o que me dá a oportunidade de encher muita bagagem e de topar com muitas filas de aeroporto com um sorrisão no rosto.

Dando uma renovada nos meus itens (acontece... a vida muda e, com ela, as nossas prioridades), eis que tive a chance de rever o filme Antes de Partir e de viajar, novamente, com o empresário Edward Cole (Jack Nicholson) e o mecânico Carter Chambers (Morgan Freeman) por lugares interessantíssimos do mundo. 

A lista dos personagens incluía algumas atividades radicais, como fazer sky diving (o voo foi pela então Jim Wallace Sky Diving School, na Goetz Road, em Perris, Califórnia); caçadas na África (eles foram até a Tanzânia fazer um sarafi); conhecer a Grande Muralha da China e visitar duas maravilhas do mundo: as Pirâmides do Egito (a mais antiga maravilha do mundo ) e o Taj Mahal, em Agra, na Índia.

Cena do filme com vista para as Pirâmides do Egito (Divulgação).

Os amigos não esqueceram de incluir desejos mais singelos, como ajudar um desconhecido descompromissadamente, testemunhar algo grandioso, chorar de tanto rir e beijar a garota mais bonita do mundo. Para ajudá-los a realizar seus sonhos, antes (e até depois) de partirem, os dois homens contam com a valiosa ajuda de Thomas (Sean Hayes), o assistente pessoal de Cole.

Edward e Carter resolveram aproveitar a vida quando menos podiam contar com ela (ambos tinham menos de um ano pela frente). Como diriam alguns, "Antes tarde do que nunca". Acho que o ideal seria tentarmos viver todos os dias da melhor e mais proveitosa forma possível e não deixarmos de fazer coisas, alegando falta de tempo ou de coragem, e nos arrependermos depois, quando não pudermos mais voltar atrás. Sei que, na teoria, isso parece simples. Bem, na prática, quase tudo é possível. Então, que você faça a sua parte e eu a minha... e tentemos ser felizes o quanto pudermos.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)