VC apresenta "Acossado" (1960)

Michel e Patricia caminham pela Champs-Elysées em cena de Acossado (Foto: Divulgação).

Acossado: O filme

Na história de Acossado (À bout de souffle, 1960), de Jean-Luc Godard, o jovem e inconsequente Michel (Jean-Paul Belmondo) rouba um carro em Marselha e segue para ParisNo caminho entre as duas cidades, ele atira no policial que o persegue, matando-o. 


Quando chega na Cidade Luz, Michel procura por Patricia (Jean Seberg), uma estudante americana que trabalha para o 
New York Herald Tribune. A sua ideia é fugir da polícia local, refugiando-se na Itália e levando a namorada (que desconhece como ele ganha a vida) com ele. Bem, a intenção é essa. Para saber se ela dá certo, nada mais agradável do que assistir ao filme (se você já sabe, talvez este seja um bom momento para revê-lo 😏).

Considerado a obra-prima do diretor francês e um dos representantes mais lembrados da Nouvelle VagueAcossado dividiu a História do cinema em antes e depois dele, pela forma como rompeu com o estilo de se filmar de então. Nele, o diretor saia pelas ruas de Paris com uma câmera nas mãos e registrava seus atores no meio das pessoas, em cenas do dia-a-dia; em algumas delas, é possível ver transeuntes parando e olhando para a tela, tentando entender o que estava acontecendo.

Acossado: Cenas na Champs-Élysées

Champs-Élysées, a avenida mais famosa de Paris, é uma das locações mais presentes nesse filme, aparecendo em muitas cenas importantes, entre elas as seguintes: 

- Logo que chega de Marselha, Michel encontra-se com Patricia e a acompanha, enquanto ela vende jornais a quem passa por ali. A sede do New York Herald Tribune, para quem a moça trabalhava, ficava no número 21 da rua. Os dois fazem um pequeno tour e o rapaz a convida para saírem à noite. 

Sala de cinema UCG Normandie-Lido, na Champs-Elysées (Foto: Fran Mateus)

- Ainda na Avenue, Michel entra no Cinéma Normandie (nº 116). Ele vê um post de Humphrey Bogart e tenta imita-lo, passando o dedo nos lábios. 

Você na Champs-Élysées de "Acossado"

Da próxima vez que você estiver em Paris, fazendo aquele passeio entre o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre, aproveite para conferir os prédios dos números da Champs-Élysées indicados neste post e observar o quanto eles mudaram desde 1959, quando foram exibidos no filme.

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)