Woody Allen na Europa: "Wild Man Blues—Um Retrato de Woody Allen" (1997)

Momentos do tour de jazz pela Europa do documentário Wild Man Blues: Um Retrato de Woody Allen (crédito: Jean Doumanian Productions).

Wild Man Blues: Um retrato de Woody Allen

Em 1996, a banda de jazz de Woody Allen — chamada Eddy Davis New Orleans Jazz Band — fez um tour pela Europa. Foram 18 cidades em 23 dias. Através do documentário Um Retrato de Woody Allen (Wild Man Blues, 1997), dirigido pela cineasta Barbara Kopple, podemos viajar com Allen por algumas das cidades contempladas pelo tour e, de quebra, conhecer um pouco da sua personalidade e do seu relacionamento com a esposa, Soon Yi, a irmã, Letty Aronson, os membros da banda e com os fãs em geral.

Os músicos do tour: 

No clarinete, Woody Allen; no trombone, Dan Barris; no trompete, Simon Mitten Hall; na bateria, John Gill; no baixo, Greg Cohen; no piano, Cynthia Sairé; e, no banjo e dirigindo a banda, Eddy Davis.

Viajando com Woody Allen pela Europa

  • Nova York—Paris: a viagem de Woody começa com uma parada na Cidade Luz para o diretor dormir entre o voo de Nova Iorque e o que o levará a Madri. Ele comenta que a Cidade Luz não tem a mesma emoção que NY, mas, em compensação, é mais bonita e consegue ficar nublada quase que o tempo todo, algo que é positivo para ele, que não gosta de dias ensolarados.
  • Madri é o palco do 1º show da banda. Casa lotada. Música boa de New Orleans, composta por blues, ragtime, dance music e marchas militares. O público aprovou e pediu bis.
  • Gênova e Viena foram os destinos seguintes.
  • Em Veneza, o Teatro Fenice, onde ele iria tocar, pegou fogo dias antes. Woody viu isso como mau presságio. Celebração dos diretores e prêmio pela sua obra.
  • A banda toca em Paris. Na entrada da casa de shows, o luminoso destaca o nome de Woody Allen como principal motivo para assistir o espetáculo. Achei coerente. Eu gosto de jazz, mas confesso que a razão que me levaria a assistir este show seria para ver o diretor de Manhattan (1979), Todos Dizem Eu Te Amo (1996) e Meia Noite em Paris (2011).

Fachada do luxuoso Hotel Príncipe de Savóia, localizado na Piazza della Republica, nº 17, em Milão. (Foto: Fran Mateus)

  • Em Milão, Woody hospeda-se na cobertura do luxuoso Hotel Príncipe de Savóia, com direito a uma piscina imensa à sua disposição, onde ele e Soon Yi nadam. Durante o espetáculo, a luz da casa de shows se apaga, pegando a todos de surpresa. Woody segura as pontas e não deixa o público ficar apavorado. Ganhou uma placa dos bombeiros da cidade por tal façanha.
  • Em frente ao hotel de Bolonha, uma multidão aguarda uma aparição do diretor nova iorquino. Uma hóspede liga para o apartamento dele pedindo para tirar uma foto. Não conseguiu. Allen diz que não se incomoda de tirar fotos, mas acha invasivo alguém ligar no seu quarto para pedir tal coisa.
  • Turim deu uma ideia do esquema midiático que o aguardava. Tratamento de estrela!
  • Roma tem o público mais formal visto pela banda durante todo o tour; pelo menos, durante o show. No jantar, as pessoas se mostram mais descontraídas. Woody comenta com Soon Yi que a imagem de Roma lembra-lhe a cena do helicóptero carregando o Cristo, em A Doce Vida (1960), de Federico Fellini. Acho que, por saber da admiração do nova iorquino pelo italiano, a diretora do documentário colocou a música felliniana de Nino Rota para marcar as cenas feitas na Itália. Ficou ótimo!
  • Londres foi a última cidade onde a banda se apresentou e a plateia mostrou-se muito animada com o show. Hospedagem no elegante The Dorchester e o diretor com febre antes do show (mas tocou assim mesmo!).

Retornando para Nova York

No retorno à sua cidade, Woody diz que costuma se divertir passeando pelo bairro onde mora, indo ao cinema, teatro e ao Madison Square Garden. Ele gosta de saber que pode ser 3:30h ou 4h da manhã, e se quiser uma sopa Wonton, ele vai encontrar. Para ele, Nova York é a cidade mais fantástica do mundo! Na época, os pais dele ainda estavam vivos. É no apartamento deles que o documentário se encerra, com Woody dando-lhes presentes e almoçando com eles.

👀 Confira também todos os posts dos filmes de Woody Allen.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)