Woody Allen em Nova York: "Zelig" (1983)
![]() |
| Pôster do filme Zelig e a Times Square em cena do filme (divulgação) e na foto de Fran Mateus. |
Zelig (1983) é um falso documentário (mockumentary) nascido da mente criativa de Woody Allen. Neste filme, o roteirista e diretor atua no papel de Leonard Zelig, um homem com a capacidade de se transformar fisicamente nas pessoas que estão perto dele, e de assumir a personalidade e os gostos delas. Para ajudar a descobrir o mistério por trás das mutações físicas desse homem, entra em cena a médica e cientista Dra. Fletcher (Mia Farrow), por quem o protagonista acaba se apaixonando.
Por causa da sua capacidade de transformação, Zelig foi chamado de "camaleão humano" e virou uma celebridade tanto dentro como fora dos Estados Unidos, entre as décadas de 1920 até a de 1940. Ele também teve contato com muitos outros famosos do seu tempo, como o escritor Scott Fitzgerald, o diretor e ator Charlie Chaplin, o músico Cole Porter, a dançarina Josephine Baker e até Hitler.
Sobre as locações, esse filme ambientado nas décadas de 1920 até 1940 deu destaque para alguns lugares de Manhattan, como:
- A New York Public Library, onde Dra. Fletcher anuncia uma descoberta científica a respeito de Zelig;
- A Washington Square North, onde Zelig mora (casa de nº 6) e a polícia vai atrás de pistas sobre o seu desaparecimento repentino;
- O bairro de Chinatown, onde Zelig é encontrado pela polícia, com a aparência similar à dos chineses que o acompanham;
- A agitada, colorida e movimentada Times Square, onde Zelig e Dra Fletcher passeiam e posam para fotos. Nessa cena, é possível ver um anúncio dos cigarros Camels com a cara da década de 1920. A mesma marca volta a aparecer, modernizada, no filme Simplesmente Alice (1990).
Zelig também teve cenas rodadas na Costa Oeste, incluindo uma em que o personagem vai jogar golfe com Charlie Chapin no Hearst Castle, em San Simeon.

Comentários
Postar um comentário
Fale conosco