VC apresenta "A Soma de Todos os Medos" (2002)

Cena de A Soma de Todos os Medos, com Morgan Freeman e Ben Affleck (Divulgação).

A Soma de Todos os Medos: Resumo do filme

A trama de A Soma de Todos os Medos (The Sum of All Fears, 2002, direção de Phil Alden Robinson) gira em torno de uma conspiração arquitetada para colocar os Estados Unidos e a Rússia um contra o outro e, assim, provocar a Terceira Guerra Mundial. Nesse ínterim, o presidente russo morre e é substituído pelo menos conhecido Nemerov (Ciarán Hinds). 

Como o agente Jack Ryan (Ben Affleck) tinha analisado o perfil de Nemerov um ano antes dele se tornar presidente, esse jovem da CIA é recrutado por William Cabot (Morgan Freeman, de Antes de Partir), homem de confiança do presidente americano, para ajudá-lo nas negociações entre os dois países. 

Esse suspense repleto de investigações e espionagens, inspirado no romance policial homônimo de Tom Clancy, foi ambientado em Montreal, no Canadá, que se passa por cidades russas, ucranianas e estadunidenses durante a história.


A Soma de Todos os Medos: Locações do filme em Montreal

Locações de A Soma de Todos os Medos, em Montreal: o hotel Le Windsor (01); o Masonic Memorial Temple (02); e a Maison Notman (fotos 03 e 04) — (Fotos: Fran Mateus).

Le Windsor

Le Windsor é um hotel de estilo Segundo Império que foi inaugurado em 1878, na presença da princesa Louise, filha da rainha Victória, da Inglaterra. Este local serviu de cenário para duas cenas chaves do filme: aquela em que Ryan e Cabot se encontram com Nemerov, em Moscou; e a do jantar, em Washington, oferecido pelo presidente americano (Rue Peel 1170; metrô Bonaventure).

Masonic Memorial Temple

Cabot faz um resumo da situação para o Comitê de Inteligência russo neste espaço em vidro e metal e à prova de som, onde fica o Sensitive Compartmentalized Information Facility (SCIF). 

Abrigo de um templo maçônico, o prédio de estilo Beaux-Arts usado no filme foi inaugurado em 1930 e é considerado um dos patrimônios históricos do Canadá (Rue Sherbrooke 1850; metrô: Guy-Concordia).

Maison Notman

Jack Ryan mora numa casa de estilo Neoclássico, datada de 1945 e localizada numa das avenidas mais elegantes e movimentadas de Montreal. 

Na vida real, a mansão Notman foi o lar do fotógrafo William Notman, de 1876 até 1891. Esse homem ficou famoso pelas fotos que tirou de membros da família real britânica e das celebridades canadenses e internacionais da sua época (Rue Sherbrooke Ouest 51; metrô Saint-Laurent).

Olympic Stadium

O climax do filme, quando uma bomba está prestes a detonar no estádio lotado do M&T Bank Stadium, localizado em Baltimore, foi feita no Olympic Stadium. Em geral, o que motiva essas escolhas de locações é o orçamento do filme. Certamente, foi mais barato filmar no Canadá do que nos Estados Unidos. 

Claro que quem conhece o estádio original e vê o filme reconhece a diferença. Para o resto da audiência, isso talvez não tenha a menor importância, já que a adrenalina deste suspense é tão alta que poucos vão parar para pensar se a cena foi feita no local real ou não. 

Na dúvida, se estiver em Baltimore, visite o M&T (1101 Russel Street), e se estiver em Montreal, visite o Olympic Stadium (Avenue Pierre-de-Coubertin, 4545).


Comentários

O personagem de Jack Ryan, criado pelo escritor e roteirista Tom Clancy, é um daqueles tipos que ficaram famosos, globalmente, tanto na literatura como no cinema e na televisão. 

Antes de Ben Affleck, Jack Ryan já havia sido interpretado por Alec Baldwin em Caçada ao Outubro Vermelho (1990) e por Harrison Ford em Jogos Patrióticos (1992). Depois de Affleck, por Chris Pine em Operação Sombra: Jack Ryan (2014).

Na tevê, o agente da CIA ganhou o rosto de John Krasinski, que encabeçou o personagem na série Jack Ryan de 2018 até 2023.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)