"Por Aqui e Por Ali" (2015) em uma caminhada pela Trilha dos Apalaches

No dia da celebração da Trilha dos Apalaches, uma boa ideia é ver (ou rever) o filme Por Aqui e Por Ali, também conhecido como Uma Caminhada na Floresta (A Walk in the Woods, 2015, direção de Ken Kwapis), cuja inspiração foi uma aventura feita pelo escritor Bill Bryson. O elenco é composto pelos excelentes Robert Redford, Nick Nolte, Emma Thompson, Kristen Schaal e Mary Steenburgen, entre outros.

O filme Por Aqui e Por Ali (2015), com Robert Redford e Nick Nolte, foi baseado na narrativa de viagens Uma caminhada na floresta, de Bill Bryson (Fotos: divulgação).

Por Aqui e Por Ali: o filme e a Trilha dos Apalaches

Em Por Aqui e Por Ali, Bill Bryson (Redford), famoso escritor de literatura de viagem, decide percorrer a Trilha dos Apalaches, de cerca de 3.500 quilômetros de extensão, para se reconectar com suas raízes estadunidenses, antes de se aposentar¹ dos livros. 

Acontece que, como o homem já não é mais tão jovem, a sua esposa, Catherine Bryson (Thompson), avisa que só concordará com "aquela loucura" se alguém for com ele. O único ser humano que topa participar da aventura é Stephen Katz (Nolte), um amigo de Bryson dos tempos de juventude, em Des Moines, Iowa. Problema: Katz se envolveu com bebida como está muito acima do peso para quem pretende desbravar a trilha mais longa do mundo, pelo meio da perigosa mata da Costa Leste americana. Mas, Bryson aceita a sua companhia mesmo assim.

Com tudo organizado, os homens pegam um avião em New Hampshire, onde o casal Bryson mora, até a Geórgia, onde fica a Montanha Springer, início da trilha. Lá, eles se equipam e seguem, decididos (pelo menos, Bryson está decidido), rumo ao Monte Katahdin, no Estado do Maine, quase na fronteira com o Canadá (dê uma olhada no mapa, abaixo, para ter uma ideia do desafio). 

O mapa da Trilha dos Apalaches
O mapa da Trilha dos Apalacres (Google Maps).

O que os dois atípicos caminhantes não tinham ideia, quando começaram a jornada floresta adentro, era que além de belas paisagens e momentos de reflexão, muitas situações inusitadas e hilárias aguardavam por eles. Por exemplo, os encontros com a desbocada Mary Ellen (Schaal) e com alguns ursos noturnos. Quando retornou para casa, Bryson escreveu sobre essa aventura e a intitulou de A Walk in the Woods (1995); publicado em português como Uma caminhada na floresta (1999), pela Companhia das Letras.

Por Aqui e Por Ali é um daqueles filmes imperdíveis para os apaixonados por cinema que adoram caminhar por trilhas e dar umas boas gargalhadas. Uma de suas principais locações é o Cheshire Motor Inn que, na ficção, se chama Emberbrook Motel. Neste local, Bryson e Katz passam a noite nos quartos 122 e 123, respectivamente e, no dia seguinte, vão lavar suas roupas na lavanderia local. Detalhe: no filme, a dona do motel, Jeannie (Steenburgen), se interessa por Bryson. No livro, no entanto, não existe essa parte romântica. Mas aquela em que Katz se envolve com uma mulher casada e precisa fugir do marido dela acontece mesmo no livro de Bryson 😀. 

Sobre o aclamado escritor

Bill Bryson é um dos escritores norte-americanos mais famosos do universo da literatura de viagem. Com seu estilo carregado de sátira, ele conquistou fãs em todas as partes do mundo, incluindo Robert Redford, que comprou os direitos de Uma caminhada na floresta para adaptá-lo para o cinema. 

Bryson se radicou na Inglaterra, onde fez muito sucesso com o seu hilário Notes From a Small Island (1995), sobre uma viagem que ele realizou pela Grã-Bretanha, usando trens e ônibus, para marcar o final de duas décadas morando no país e o seu retorno para os Estados Unidos. Isso aconteceu em 1995. Em 2003, a família Bryson voltou para a Inglaterra, onde continua morando até hoje.


¹ Para a felicidade dos fãs de Bryson (eu, inclusive), ele não se aposentou e continua escrevendo tanto sobre viagens como sobre outros assuntos mais complexos (como o universo, as estrelas, as palavras inglesas, etc.). Confira, no link abaixo, a bibliografia completa dele. Uma coisa é certa: se você ler pelo menos uma narrativa de viagem dele, as chances de você chorar de tanto rir são altas!


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)