"Back to Black" (2024) em Camden Town, Londres

Pôster e cenas em Londres de Back to Black (Divulgação).

Back to Black, o filme

Inspirado no título de uma das melodias mais marcantes que existe, Back to Black (2024) é um filme sobre uma das intérpretes e compositoras mais talentosas de sua geração, Amy Winehouse, que ganhou vida e voz através da competente atriz Marisa Abela.

Por cerca de duas horas, esse drama biográfico, dirigido por Sam Taylor-Johnson e roteirizado por Matt Greenhalgh, nos mostra um pouco do universo de Amy, começando dias antes dela assinar contrato com a produtora Island Records e seguindo os seus passos até o seu final, aos 27 anos de idade. 

Os pontos mais destacados da história de Amy são esses: 

  • a importância para a jovem de viver as suas músicas antes de escrever as letras delas, o que permitiu que o roteiro do filme fosse pontuado com canções que explicam cada momento - de alto e de baixo - da sua vida;
  • o amor e a admiração de Amy pela sua avó materna, Cynthia (Lesley Manville), de quem herdou boa parte do gosto musical e a inspiração para o belo penteado, uma de suas marcas pessoais;
  • a relação de conflito e amor entre a jovem e o seu pai e empresário, Mitch (Eddie Marsan);
  • a dependência de bebidas alcoólicas, das quais ela tentou se afastar, mas para as quais perdeu a guerra;
  • a relação tumultuada com os paparazzi ingleses, que ficavam de plantão na frente de sua casa e não perdiam a chance de mostrá-la embriagada pelas ruas da cidade;

O trailer de Back to Black dá uma boa ideia disso tudo e "um pouco mais".

Camden Town, em Londres, a escolha de Amy Winehouse

Esse "um pouco mais" a que me referi é a outra grande protagonista de Back to Black. Estou falando dela, a belíssima capital inglesa, Londres. Muitos dos lugares que foram frequentados por Amy Winehouse são mostrados em cena, especialmente, aqueles situados no bairro que a cantora escolheu para viver: Camden Town. Uma lista com as locações deste bairro pode ser checada a seguir. 

Amy e amigas numa ponte sobre o Regent's Canal; com a avó em Primrose Hill; fazendo uma tatuagem na Flamin' Eight e se divertindo com Blake na Jeffrey's Place (Fotos: divulgação).

Camden Underground Station 

Quando ainda morava com a mãe, Janis (Juliet Cowan), Amy chega a Camden de metrô, para um passeio com as amigas, numa sequência de cenas que dá uma ideia da vibração do bairro.

Jeffrey' s Place

Logo que pode, ela muda-se para esse endereço, onde viveu por um bom tempo: uma parte dele com a amiga Juliette (Harley Bird); outra, com Blake; e outra, sozinha.  

Flamin' Eight Tattoo Studio

O lugar preferido da jovem para fazer as tatuagens presentes em seu corpo.

The Good Mixer 

Neste pub, Amy conhece Blake e apaixona-se à primeira vista por ele. Os dois batem um bom papo, mas, logo, a garota descobre que ele é comprometido.

Primrose Hill

Colado a Camden fica este recanto verde que é bom para relaxar e para ver o skyline de Londres. Em cena, a cantora frequentou o lugar com a avó e com Blake.

London Zoo

O primeiro passeio de Amy e Blake como namorados foi para esse outro vizinho de Camden e considerado o principal zoológico da cidade. Quem andou circulando por aqui, também, e conversando com uma cobra brasileira foi o pequeno Harry Potter, em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).

Regent's Canal

Amy passeava por aqui tanto sozinha como acompanhada de suas amigas ou de Blake.

The Dublin Castle

Pub e espaço onde ela tocava. Duas cenas feitas nele mostram Amy cantando músicas sobre seus relacionamentos amorosos. Em ambas situações, os seus namorados de então - um deles foi Black - estavam presentes e não curtiram muito ver a história do casal sendo exposta para o público. Em ambas situações, Amy foi abandonada pelos rapazes.

Midway Club

Inconformada com o fim da relação com Blake, Amy foi pedir desculpas ao rapaz quando ele estava jogando sinuca neste local.

The Palm Tree

Demora, mas Blake retorna para os braços de Amy e ambos se casam durante uma temporada dela em Miami. Quando a jovem liga para o pai para dar a notícia, Mitch está curtindo uma boa cerveja e uma excelente música neste pub (à propósito, That's Life, de Frank Sinatra).

Primrose Pharmacy

Na cena em que saem dessa farmácia, Amy e Blake são surpreendidos pelos paparazzi; uma situação que se tornou o normal da vida conturbada do casal.

30 Camden Square

A bela casa onde Amy passou seus últimos momentos de vida.

Estátua de Amy Winehouse

Os fãs saudosos da sua ídola encontrarão essa estátua em sua homenagem na frente do Camden Market Stables.

Numa futura visita a Camden Town, os lugares acima são boas escolhas para prestarmos uma homenagem à inesquecível Amy Winehouse; de preferência, escutando uma música dela no fone de ouvido (a minha será a que está estampada no título desse post 💖). 

Visitando o Primrose Hill (Acervo Pessoal).

Comentários: Eu em Camden e arredores

Quando estudei em Londres, entre 2015 e 2016, minha residência estudantil ficava em Camden Street. Por isso, esse bairro tem um apelo emocional muito forte para mim. Além de alguns dos lugares citados acima, como o Primrose Hill, o London Zoo, o Regent's Canal, outros que eu gostava de frequentar e que recomendo para você que curte um bom café e uma boa sessão de cinema são o Costa Coffee (35 Camden Road) e o Cine Odeon Camden (14 The Parkway). 

Também adorava comprar livros na Waterstones da Camden High Street, mas, infelizmente, essa loja foi fechada. Se você curte visitar livrarias, a dica é conhecer a Waterstones Piccadilly: o ambiente é maravilhoso!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)