VC apresenta "À Procura da Felicidade" (2006)
O drama vivido por Chris Gardner (interpretado por Will Smith), na década de 1980, foi exibido no filme À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006, direção de Gabriele Muccino). Na época, o então vendedor de máquinas de scanner para consultórios médicos estava na casa dos 26 anos de idade e passava por uma crise pessoal e financeira. Ele estava sem dinheiro e foi abandonado pela esposa, ficando com o filho de 5 anos para criar sozinho, Christopher (interpretado pelo filho de Will, Jaden Smith).
Como não tinha onde morar, por causa das dívidas com aluguel, o homem e seu menino chegaram a dormir em banheiros de estações de metrô e em albergues destinados à população carente.
Para tentar resolver os seus problemas e na expectativa de um futuro melhor, Chris aceitou uma vaga no mercado de ações, mesmo tendo que trabalhar durante seis meses sem recebem salário e sem garantia de que conseguiria ser efetivado. Foi um caminho penoso até esse homem se reerguer e se sobressair naquele universo competitivo, mas que ele passou a gostar tanto.
À Procura da Felicidade em San Francisco
A história de Chris Gardner aconteceu na cidade de São Francisco, onde o filme também foi ambientado. Duas de suas principais locações são os edifícios do Pacific Coast Stock Exchange e o do Bank of América, que se passam pelo banco Dean Witter Reynolds.
Pacific Coast Stock Exchange
O prédio de 1930, onde funcionou a bolsa de valores da cidade, é uma das locações do banco Dean Witter Reynolds, local onde Chris viu um homem entrar num carro possante e lhe perguntou onde e no que ele trabalhava. Ao ouvir a resposta, Chris decidiu que também teria um emprego daqueles.
Hoje em dia, o local é ocupado por uma academia de ginástica, que é frequentada pelo povo do Financial District (Onde: 1 Pine Street).
Bank of America
Esse é outro lugar que se passa pelo Dean Witter Bank. Quando vira trainee do banco, Chris é visto entrando e saindo dele por essa área em diversas cenas (Onde: 555 California Street).
À Procura da Felicidade: Comentários
Quando assisti este filme pela primeira vez, eu estava estudando inglês de negócios em San Francisco. Foi terminar de vê-lo e eu ir visitar as locações; ambas próximas do prédio da escola de idiomas, no Financial District. O impacto é diferente, quando você visita um lugar sabendo que a história filmada foi inspirada em eventos reais.
Quem visita San Francisco, além das belas imagens da baía, das ladeiras com seus trens históricos e charmosos, da famosa ponte Golden Gate, também se depara com uma população de rua incrivelmente alta, quando comparada com a Los Angeles e Nova York, por exemplo. Por isso, imaginar o que Chris Gardner passou é bastante doloroso; ainda mais com uma criança a tiracolo. Ainda bem que essa é uma história de superação!
Hoje, Chris Gardner está na casa dos seus 70 anos de idade e, além de investidor e empresário, ele também é palestrante motivacional. Entre os livros que publicou estão À Procura da Felicidade, lançado em inglês em 2006 e inspiração para o filme, e Start Where You Are (2010).

Comentários
Postar um comentário
Fale conosco