VC apresenta "Seattle" cinematográfica

 

O Pike Place Market e fotos dos pôsteres de filmes e séries ambientados em Seattle (Créditos: Divulgação).

Localizada na Costa Oeste dos Estados Unidos, Seattle é uma das cidades norte-americanas mais charmosas que existe e pode ser apreciada em produções cinematográficas e televisivas de várias épocas. Apesar de alguns títulos se destacarem mais do que outros, o filme que faz praticamente todo cinéfilo querer visitar a cidade quando o assiste é Sintonia do Amor (1993), encabeçado por Tom Hanks e Meg Ryan. Na telinha, essa associação acontece com o seriado Grey´s Anatomy (2005 - ), a mais durável "propaganda" que Seattle já ganhou.

Seattle em filmes e séries

Se você já assistiu às duas produções mencionadas acima, vai gostar de saber que também pode conferir a cidade de Seattle em muitas outras histórias e documentários, entre as quais estão os títulos:

Locações de filmes em Seattle

No sentido horário: o edifício Escala, a primeira loja da Starbucks, locações do filme Sintonia do Amor (a casa de Sam no lago e o banco onde Tom Hanks filmou no Athenian Food) e o Space Needle (fotos: Fran Mateus)

  • O Seattle Grace Hospital ou Grey Sloan Memorial Hospital, de Grey´s Anatomy, é ambientado, majoritariamente, no Sepulveda Ambulatory Care Center, localizado em Los Angeles (16111 Plummer Street, North Hills). Ou seja, a mesma Costa Oeste americana, mas diferentes cidades; logo, os fãs da série não o poderão encontrar o hospital onde acreditam que ele esteja.
  • Na trilogia Cinquenta Tons, Christian Grey (Jamie Dornan) mora na cobertura do deslumbrante Escala (Anote: 1920 4th Avenue). Esse edifício e a cidade de Seattle vista em cenas aéreas são as únicas imagens estadunidenses na história. O restante do filme foi rodado, principalmente, em Vancouver, no Canadá.
  • Assim como muitos moradores da cidade, Sam (Hanks), em Sintonia do Amor, também faz bom uso do Pike Place Market. No filme, ele visita o local em, pelo menos, duas ocasiões: para almoçar no Athenian com um amigo e pedir-lhe conselhos amorosos (confira a foto do assento dele na foto acima); e para comprar alimentos para o jantar que pretende dar a uma namorada em potencial. A propósito, a casa do lago onde Sam e seu filho moram fica no 2460 Westlake Avenue, Lake Union.
  • Se você gosta da Starbucks (eu adoro!), pode aproveitar a visita ao Pike Place Market para dar uma conferida na primeira loja da cafeteria, que foi aberta em 1971 e está localizada de frente para o mercado (1912 Pike Place). Porém, prepare-se para enfrentar uma fila imensa antes de colocar as mãos num delicioso Latte. 

Stay Here, da Netflix, em Seattle

😍A Netflix tem um documentário muito bacana chamado Stay Here — em português, Reforme na baixa, Fature na alta (2018) — que combina design de interiores, viagens pelos Estados Unidos e lições de negócios e marketing. O seu primeiro episódio foi ambientado em Seattle e mostra alguns lugares sobre os quais comentei neste post, com destaque para as cenas no Pike Place Market e para um barco-casa-hospedagem que fica ancorado no Lake Union, o mesmo lago onde Sintonia do Amor foi filmado.

Criminal Minds: primeiro episódio da primeira temporada

😨Seattle também é exibida no primeiro episódio da primeira temporada da série de tevê Criminal Minds, intitulado "Agressor Extremo" (2005). No entanto, apesar da série ser incrível, essa história não serve muito bem como "garota-propaganda" da cidade (daria até medo andar nela depois de assistir esse episódio). Se você quiser conferir as cenas feitas em Seattle mesmo assim, fica a dica.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)