Hitchcock em Manhattan: "Festim Diabólico" (1948)

Pôster e cenas do filme Festim Diabólico (Créditos: Warner Bros.)

Tarde de primavera no Central Park. Os namorados David (Dick Hogan) e Janet (Joan Chandler) conversam um pouco e se despedem prometendo encontrar-se, logo mais, no apartamento dos amigos Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger), durante um jantar que será oferecido por eles. 

David chega primeiro no belo apartamento de Brandon e Phillip, com sua bela vista para os prédios de Manhattan. Os anfritiões, que já planejavam cometer o que consideravam o crime perfeito, matam o rapaz "intelectualmente inferior a eles" sufocando-o com uma corda. Depois disso, escondem o seu corpo num baú exposto no meio da sala e, para tornarem o jantar ainda mais "divertido", decidem colocar a comida a ser oferecida aos demais convidados em cima do móvel.

A governanta Sra. Wilson (Edith Evanson) chega ao local e, em seguida, Janet e os demais convidados: Kenneth (Douglas Dick), Sr. Kentley (Cedrick Hardwick) e Sra. Atwater (Constance Collier), respectivamente, amigo, pai e tia de David; e, além deles, Rupert Cadell (James Stewart), um antigo professor dos rapazes, que havia dado uma aula sobre assassinos e assassinatos que serviu de "inspiração" para Brandon e Phillip cometerem o seu crime e provarem a sua teoria de que eram tão intelectualmente superiores que poderiam sair ilesos dessa experiência.

Enquanto comidas e drinques eram organizados em cima do baú pela Sra. Wilson, os convidados próximos do jovem assassinado se perguntavam onde estaria David e porque ele não estava ali entre eles. A nós, espectadores e conhecedores da resposta, só cabia torcer para Rupert suspeitar do nervosismo de Phillip, abrir o baú e descobrir que sim, David estava entre eles.

Claro que, num filme com Alfred Hitchcock como diretor e James Stewart como ator principal, o corpo de David vai ser descoberto e ele será vingado. Mas, até que isso aconteça, nós, espectadores, ainda passaremos por muita tensão!

Uma das cenas mais tensas de Festim Diabólico (Warner Bros.)

Sobre Manhattan, com exceção da cena inicial, no Central Park (filmada na locação real), a vista fabulosa que temos do famoso bairro nova-iorquino, através da ampla janela do apartamento/cobertura de Brandon e Phillip, foi recriada nos estúdios da Warner Bros., localizado em Burbank, na Califórnia (pertinho de Hollywood). Hitchcock iniciou a sua história com cenas diurnas e a concluiu com cenas noturnas.

Festim Diabólico (Rope, 1948) é o segundo filme de Alfred Hitchcock escolhido para a série de posts "Hitchcock em Manhattan". O primeiro foi Janela Indiscreta (1954) e o próximo será Intriga Internacional (1959).

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)