VC apresenta "O Homem que Mudou o Jogo" (2011)
![]() |
Título original: Moneyball Lançamento: 2011 Direção: Bennett Miller Créditos: divulgação Sony Pictures |
O Homem que Mudou o Jogo: o filme
Inspirado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis, o filme O Homem Que Mudou o Jogo (2011, Moneyball) mostra como o gerente-geral do clube americano de beisebol Oaklands A's, Billy Beane (Brad Pitt), conseguiu avançar na temporada de 2002, sem dinheiro para contratar pesos-pesados do esporte, mas apresentando, em campo, jogadores talentosos que foram subestimados pelos olheiros experientes da época e, consequentemente, pelos grandes clubes da Liga Americana.
Billy Beane conseguiu o seu grande feito quando abriu a mente para as ideias não convencionais de Peter Brand (Jonah Hill), um economista recém-formado pela Universidade Yale, que fazia análises estatísticas de dados esportivos para avaliar jogadores de beisebol de acordo com os resultados deles (e não pela popularidade pessoal ou do time ao qual pertenciam). Sem dinheiro em caixa e precisando substituir os jogadores que deixaram o Oaklands A's, Billy abriu mão do pensamento tradicional e, quase sempre, enviesado dos olheiros do seu clube para montar, baseado em dados históricos e previsões probabilísticas, um grupo competente e que pudesse bancar financeiramente.
Depois de contratar os atletas e colocá-los para treinar, Billy ainda teve de avisar o dono do clube de que a estimativa era de 17 derrotas para o Oakland A's, antes dele começar a vencer partidas. O poderoso chefão não gostou do que ouviu, mas decidiu apostar no seu gerente-geral. O resultado foi que o investimento deles valeu a pena e o criticado time da Califórnia não só começou a ganhar como fez isso 20 vezes consecutivas, chamando a atenção de todos no mundo do esporte: torcidas, mídia, críticos e donos de outros clubes esportivos.
Não foi à toa que essa história real e impressionante ganhou um filme encabeçado por Brad Pitt. No elenco ainda constam Robin Wright como Sharon, a ex-esposa de Beane; Phillip Seymour Hoffman como o técnico resistente Art Howe; e Chris Pratt como Scott Hatteberg, um jogador contratado por Billy, que teve que se reinventar e acabou sendo decisivo para o time.
O Homem que Mudou o Jogo: locações do filme
Dois estádios americanos se destacaram como locações neste filme:
- O Oakland Alameda County Coliseum, que foi o estádio oficial do Oakland A's até 2024. O time joga, temporariamente, no Sutter Health Park, em Sacramento.
- O Fenway Park, a casa de um gigante do beisebol americano The Red Sox (localizado no 4 da Jersey Street, em Boston).
Para finalizar, a minha dica para você é, se ainda não viu esse filme, faça isso; será instrutivo, divertido e emocionante (como quase todos os filmes de esportes se propõem a ser).
👀Se você quiser entender como a análise de dados foi usada por Billy Beane para fazer boas contratações e ganhar dos gigantes da tabela, confira este post: Moneyball: Comece analisando seus dados.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco