VC apresenta "Sex and the City: O Filme" (2008)

Pôster e cenas de Sex and the City: O Filme (créditos: HBO e New Line Cinema)

Sex and the City: O filme

Depois da bem-sucedida série de tevê, o quarteto de amigas mais fashion de Manhattan tem a continuação da história de suas vidas exibidas no filme Sex and the City (2008, direção e roteiro de Michael Patrick King). Nele, cada uma das amigas — Carrie Bradshaw, Charlotte York, Miranda Hobbes e Samantha Jones — passa por uma etapa nova em sua vida. 

A colunista e escritora Carrie (Sarah Jessica Parker) está prestes a se casar com Big (Chris Noth) e a morar numa cobertura fantástica. A romântica Charlotte (Kristin Davis), finalmente, consegue engravidar, porém tem medo de perder a criança. Miranda (Cynthia Nixon) e Steve (David Eigenberg) passam por um sério problema conjugal, enquanto que Samantha (Kim Cattrall) muda-se para Los Angeles, para acompanhar a carreira de Smith (Jason Lewis), agora, um astro da televisão muito requisitado.

Sex and the City: As locações

Locações de Sex and the City: no topo, os prédios da cobertura de Big e Carrie, da revista Vogue e do apartamento de solteira de Carrie. No meio, a mesa do jantar e o bar do Buddakan, a NYPL e o Bemelmans Bar; e na terceira linha, eu na Starbucks da Astor Place e espaços do Central Park: Reservoir e Ladies Pavillion (Fotos: Fran Mateus).

A cobertura de Big e Carrie

No início da história, Big e Carrie compram e reformam uma cobertura para morarem juntos. O edifício escolhido por eles foi construído entre 1925 e 1928 e fica ao lado do Metropolitan Museum e do Central Park. Quanto ao interior da cobertura exibido em cena, ele foi filmado numa mansão de 4 andares e estilo espanhol, localizada a 20 blocos de distância do prédio. Onde: 1010 Fifth Avenue e 82nd Street.

O apartamento de Carrie

Enquanto não se muda, Carrie continua morando no seu apartamento de solteira, cujo interior foi montado em estúdio. O prédio de onde ela entra e sai o tempo inteiro fica no West Village. Ele foi construído em 1866 e virou um ponto de peregrinação para os fãs da personagem. Onde: 66 Perry Street; metrô Christopher Street).

Buddakan NYC

Neste badalado restaurante asiático, em funcionamento desde 2006, Big e Carrie oferecem um jantar para seus amigos na véspera do casamento. O evento é realizado num espaço decorado com candelabros no teto e uma longa mesa de madeira, própria para banquetes. Depois do jantar, no bar da casa, Carrie dá o que ela acredita ser o seu último beijo de solteira em Big. Durante a celebração, Steve chega na frente do restaurante e procura por Miranda. A discussão entre eles terá um impacto direto no futuro de Carrie. Onde: 75 Ninth Avenue e 16th Street; metrô 14th Street).

New York Public Library

A maior e principal biblioteca pública nova-iorquina, a New York Public Library (NYPL), é o local escolhido por Carrie para oficializar o seu casamento com Big. O seu prédio é localizado no Bryant Park, onde, cenas depois, as meninas vão assistir um desfile da Fashion Week (476 5th Avenue; metrô Grand Central-42nd Street).

Starbucks — Astor Place

Carrie sempre usou cafés de Manhattan como seu segundo escritório. Neste filme, ela se instala na Starbucks da Astor Place para entrevistar os candidatos à posição de seu assistente pessoal. Dias depois, ela volta até a mesma loja para encontrar-se com a candidata contratada, Louise (Jennifer Hudson), na cena em que elogia a bolsa Chanel da jovem e recebe um telefone celular novo. 

Infelizmente, em julho de 2024, depois de quase 30 anos no local, a Starbucks da Astor Place foi permanentemente fechada. Mas, se você desejar, dá para visitar a locação e ver como ela era. Onde: 13-25 Astor Place, entre a Broadway Avenue e a Lafayette Street; metrô: Astor Place.

Bemelmans Bar

Um dia, Carrie leva Louise para tomarem um drinque no Bemelmans, o elegante bar do hotel The Carlyle, e conversarem sobre os homens que as magoaram. O espaço data de 1947 e é embelezado por um mural que retrata o Central Park durante as quatro estações do ano, criado pelo escritor de histórias infantis Ludwig Bemelmans (35 East 76th Street; metrô 77th Street).

Central Park — Reservoir

Charlotte encara seus medos e pratica suas corridas, do início ao final da gravidez, na Stephanie and Fred Shuman Running Track. Essa pista contorna o Reservoir, a reserva construída em 1860, como um meio temporário de suprimento de água para a população local. Onde: 5th Avenue, entre 86th e 96th Streets.

Central Park — Ladies Pavilion

No Ladies Pavilion, um pavilhão de estilo vitoriano e teto de ardósia, datado de 1871, Miranda conta para Carrie sobre a conversa dela e Steve com a terapeuta de casais e onde será o local do possível encontro de reconciliação dos dois, caso eles desejem fazer isso. Onde: Central Park West, entre 75th e 76th Streets.

Brooklyn Bridge

O desejado reencontro de Miranda e Steve é coroado com um abraço emocionado no alto da primeira ponte de aço suspensa do mundo: a Brooklyn Bridge. Com 1825 metros de extensão, essa ponte levou quatorze anos para ser construída e foi liberada em maio de 1883 para o tráfego de veículos e pedestres, no trajeto entre Manhattan e Brooklyn.

Sex and the City: Tours por Manhattan

Se você é fã do universo de Sex and the City e estiver em Nova York, não deixe de participar do Sex And The City Hotspots Tour, oferecido pela On Location Tours. Com cerca de 3 horas de duração, esse passeio de ônibus circula por mais de 40 pontos da ilha que aparecem na série de TV e nos dois filmes da franquia, parando em locais específicos para os participantes tirarem fotos. No tour que eu fui, por exemplo, descemos no prédio onde Carrie morava quando solteira; entramos no restaurante de Steve e Aidan (John Corbett), na Magnolia Bakery (a loja da 401 Bleecker St) e no restaurante Buddakan, entre outras paradas. Atualmente, esse tour também passa por lugares da série de TV And Just Like That... (no ar desde 2021).

Eu visitei uma parte das locações de SATC com o tour da On Locations; e outra parte, por minha conta, dado um giro pela cidade. Por sorte, consegui vivenciar um pouco da atmosfera bacana da Starbucks da Astor Place, antes dela ser fechada. No conjunto, o meu SATC tour foi um passeio completo e inesquecível 😍!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)