Julia Roberts em "Comer Rezar Amar" (2010)
![]() |
Comer Rezar Amar (2010): pôster do filme e cenas em Roma (Columbia Pictures). |
Comer Rezar Amar: O filme
Tem uma piada italiana de um cara pobre que vai à igreja todo dia rezar diante da estátua de um grande santo: "Caro Santo, por favor, por favor, por favor, me permita ganhar na loteria." Por fim, irritada, a estátua ganha vida, olha para ele e diz: "Meu filho, por favor, por favor, por favor, compre um bilhete." Agora, eu entendo a piada. E comprei três bilhetes. (Liz Gilbert)
Liz Gilbert (Julia Roberts) parece não ter motivos para reclamar da vida: ela tem uma carreira de sucesso, um bom marido, Stephen (Billy Crudup) e uma bela casa. Mas ela não está feliz e termina o casamento, deixando tudo para trás. Antes de começar de novo, ela decide passar um ano entre Itália, Índia e Indonésia. Em cada um desses lugares, Liz tenta se perdoar pelo passado e se dedicar a outros prazeres, como estudar italiano e saborear a culinária local, em Roma.
Comer Rezar Amar: Locações em Roma
![]() |
Locações romanas do filme Comer Rezar Amar: vista desde o Castelo de Sant'Angelo, o apartamento de Liz, o banco da Piazza Navona onde ela toma sorvete ao lado de duas freiras, o café Sant'Eustachio e o restaurante Santa Lucia (Fotos: Fran Mateus). |
Castelo de Sant´Angelo
Um dos primeiros passeios de Liz por Roma é conhecer o Castelo de Sant´Angelo, de onde ela aproveita para admirar a cidade. Ali, ela conta uma piada sobre um senhor que rezava para ganhar na loteria, mas nunca comprava um bilhete para concorrer ao prêmio, fazendo uma relação com a sua própria vida. Sobre o castelo, ele foi iniciado pelo imperador Adriano, em 123 a.C., como um túmulo para ele e sua família, e foi concluído pelo imperador Antonino Pio, dezesseis anos depois.
O apartamento de Liz
Diferente da maioria dos estudantes de idiomas, Liz troca as casas de família e residências estudantis por um apartamento. Ao lado do pequeno edifício, fica a barbearia onde Liz conversa com os amigos italianos sobre como aproveitar a vida, o que eles chamam de ‘dolce far niente’ (o prazer de não fazer nada), e também aprende que italiano se fala usando as mãos. Fica a dica. (Onde: 18 Via dei Portoghesi com a Via dell´Orso).
Piazza Navona
Liz mora perto da Piazza Navona, uma das mais famosas e animadas da cidade. Durante o dia, o local é ocupado por pintores exibindo os seus trabalhos; a noite, a música e as conversas tomam conta dos barzinhos locais; e a qualquer hora do dia, inúmeros turistas disputam o melhor ângulo para fotografar a Fonte dos Quatro Rios, trabalho barroco do italiano Bernini. Liz é vista por lá tomando um gelato, sentada num banco ao lado de algumas freiras.
Sant´Eustachio Il Caffè
Nesse café lotado, aberto em 1938, Liz tenta pedir um capuccino (considerado o melhor da cidade). Sem sucesso, ela é socorrida pela sueca Sofi (Tuva Novotny). Na cena, as novas amigas saboreiam seus cafés e napoleons em pé, no balcão. Quem faz isso, paga menos do que quem se senta numa das mesas. (Onde: Piazza Sant´Eustachio, 82).
Restaurante Santa Lucia
Num almoço com os amigos locais, Liz dá uma demonstração do quanto o seu italiano evoluiu em quatro meses, fazendo o pedido do grupo ao garçom. Eles estão numa mesa externa desse restaurante e conversam sobre as palavras que mais os definem como pessoas. (Onde: Largo di Febo, 12, atrás da Piazza Navona).
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco