VC apresenta "Bellini e a Esfinge" (2001)

Pôster: divulgação

"Bellini e a Esfinge" (2001, direção de Roberto Santucci Filho) é um suspense-policial rodado em São Paulo. Assistindo ao filme podemos reconhecer lugares como a Av. São João, a Igreja Nossa Senhora da Consolação, o Edíficio Copan, o bairro de Higienópolis, o restaurante Sujinho, o Parque Trianon, a Rua Augusta e o Cemitério da Vila Mariana (vide comentário), só para citar algumas das locações da região central da capital paulista. Existem, também, cenas rodadas em Santos, outro lugar importante para desvendarmos o terrível segredo escondido por uma tradicional família paulistana.

O Edifício Copan, por sinal, é mostrado diversas vezes no filme. Projetado por Oscar Niemeyer (déc. 1950), o prédio possui 1.160 apartamentos e é em um deles que mora Remo Bellini (interpretado por Fábio Assunção). O detetive - cujo nome dá título à obra - tem o hábito de receber visitas inusitadas em sua residência como, por exemplo, a da prostituta Fátima (interpretada por Malu Mader).


Tentando desvendar o misterioso assassinato do seu cliente, Bellini vai a procura de testemunhas. Uma delas é Cigano. Os dois combinam um encontro no bebedouro do Parque Trianon. Eu não resisti e fui lá conferir o cenário (Foto acima: Rose Morgato).


O espaço é uma bela reserva de árvores remanescentes da Mata Atlântica.
Ele está localizado em frente ao Masp, na Avenida Paulista, e é aberto para visitas das 6h às 18h, diariamente (Foto: Fran Mateus).

Todo o filme é empolgante e o seu final, inesperado. Considerei uma das produções mais bem feitas do cinema nacional. "Bellini e a Esfinge" ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio de Janeiro e o prêmio Lente de Cristal de Melhor Atriz Coadjuvante para Malu Mader, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.


O criador do livro 'Bellini e a Esfinge' é o 'titã' Tony Bellotto, que escreveu, também,

'Bellini e o Demônio', outra obra sua adaptada para o cinema em 2008.

Comentários

  1. Foi filmado no Cemitério da Vila Mariana e não da Consolação. Na cena de tiro do Copan, os "bandidos" em fuga viram à direita, ou seja, em uma rua sem saída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Obrigada pelo comentário e a correção sobre o cemitério.

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)