VC apresenta "Desmundo" (2002)



Por volta de 1570, um navio português aportou em terras brasileiras. Seu principal carregamento? Orfãs brancas que deveriam ser desposadas pelos primeiros colonizadores. A ideia da Coroa era evitar muitos descendentes da combinação entre homens portugueses e as índias brasileiras. No entanto, que ninguém se anime com essa ideia de casamento além-mar: os primeiros homens brancos responsáveis pelo desbravamento das terras do Brasil eram rudes, brutos, pouco civilizados, um fato desanimador para quem não tem família e está longe da sua amada terra natal. 
Foi assim que se sentiu Oribela (Simone Spoladore), a escolhida de Francisco de Albuquerque (Osmar Prado, repetindo a parceria com a atriz desde “Os Maias”). Maltratada pelo marido, ela decide voltar para a sua gente e busca a ajuda de Ximeno (Caio Prado), por quem se apaixona. Se a jovem consegue regressar à Portugal e se termina os seus dias nos braços do amado Ximeno, são questões que aconselho-te a assistir “Desmundo” (um filme de 2003,  inspirado no romance de Ana Miranda) e conhecer as respostas.



Com Direção Geral de Alain Fresnot e Direção de Arte de Adrian Cooper e Chico Andrade, “Desmundo” teve como locação a linda Praia do Puruba, localizada a cerca de 24 km do centro de Ubatuba, litoral paulista. Esta dica foi-me dada pela professora Patrícia Cabral, que ensina Pintura de Arte no curso de Direção de Arte da Academia Internacional de Cinema (“Desmundo” foi o primeiro trabalho dela no cinema, como estagiária de Bia Pessoa na pintura de arte). 
O trabalho de Direção de Arte desse filme, ambientado no século XVI, foi desafiador, principalmente, pelas poucas referências existentes da época e a falta de material propício para uso. O resultado final é nota 10! 


Confira fotos lindas da praia usada em "Desmundo", acessando: Praia do Puruba. E, saiba mais sobre outras produções rodadas em Ubatuba, acessando o link filmes e minisséries em Ubatuba 

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)