VC apresenta "Sissi" (1955)


Convite de Sua Majestade, Francisco José I, à jovem Elisabeth, da Bavária:

“Poderia acompanhar-me se tiver tempo.
Vamos dar uma volta e admirar a beleza de Ischel..."

"...Aquele é o “Dachstein”. Ali é meu reduto de caça, aquele monte.
Ali é a Serra dos Infernos. E ali é o Monte Jainsen...
Muito bem, então às cinco horas, em ponto, na ponte dos gamos?”

Foi assistir ao primeiro filme da trilogia “Sissi” (1955) e apaixonar-me pela história real e pelo carismático casal-intérprete: Romy Schneider, ainda como Elisabeth da Bavária (1837-1898), e Karlheinz Böhm, como o charmoso imperador da Áustria, Francisco José I (1830-1916). Os jovens, que são primos, se reencontram numa estrada de Ischel (Bad Ischl), aonde a garota está pescando. Ele não a reconhece e apaixona-se à primeira vista. Ela corresponde o sentimento do jovem imperador, mas não se identifica como uma princesa. Decidido e encantado, Sua Majestade Franz Joseph desce da carruagem e faz um inesperado convite (escrito junto da foto que acompanha este post) à linda jovem.

Como dizer não a um imperador tão divertido e charmoso? Sissi, sem saber que o rapaz está prestes a noivar com a sua irmã, princesa Helena da Bavária, aceita, com prazer, o convite de caminhar por Ischel, como, às cinco horas em ponto, ela vai caçar com Sua Majestade.

O filme dirigido por Ernest Marischka é repleto de belos lugares da Áustria. Para este post, concentrei-me em Bad Ischl. A estância termal fica no distrito de Gmunden, com distância de menos de 4 horas de Viena. Na época do imperador, as viagens eram feitas em carruagens, como é mostrado no filme, e deviam tomar muito mais tempo. Hoje em dia, nada como um bom trem europeu para cobrir a distância até aquele que se transformou num destino turístico desde a época que Sua Majestade ia até lá para festas de aniversário, com um aumento maior de curiosos depois que a popularidade da “Sissi” de Romy Schneidder desbancou até “E o vento levou...”, em solo europeu, de forma geral, e alemão, em particular.

Foto do filme: Divulgação

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)