VC apresenta "O Sal da Terra" (2014)
![]() |
Foto: Divulgação Imovision |
Percorrer o mundo nesta viagem com Sebastião Salgado não é fácil, mas vale a pena fazê-lo. Fotógrafo e aventureiro, Salgado nos apresenta um universo onde, às vezes, a beleza e o fascínio cultural tomam conta; mas, em muitas outras, é a crueldade humana que parece não ter fim.
Durante o projeto "Êxodos", Sebastião viu tantas perseguições, fome, doença e mortes que fizeram-no questionar o seu papel como fotógrafo social. E isso em qualquer parte do mundo que tenha visitado — América Latina, Oriente Médio, Europa, mas, com mais intensidade, a África (em cenas nos fazem querer chorar).
Em outro projeto, que deu origem ao documentário O Sal da Terra (2014), 'Tião', como o pai do fotógrafo o chama no filme, pesquisou e registrou imagens da fauna e a flora mundiais. Numa das viagens, ele foi ao Arquipélago de Galápagos estudar as espécies animal e vegetal, e faz referência ao trabalho de Charles Darwin.
Dirigido por Win Wenders, um fã confesso do trabalho de Salgado desde que adquiriu uma foto dele na Serra Pelada, e por Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião), o filme ganhou o prêmio de juri da mostra Un Certain Regard, durante o Festival de Cannes de 2014, e foi indicado ao Oscar como Melhor Documentário. Assisti-lo é uma forma de lembrarmos de como o mundo funciona, sem ilusões e em preto-e-branco.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco