"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (2001) em Montmartre
No filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001, Jean-Pierre Jeunet), a jovem Amélie Poulain (Audrey Tautou, de O Código Da Vinci) cresceu em Enghien-les-Bains, privada do contato com outras crianças. Adulta, ela vai trabalhar num café de Montmartre, em Paris, onde conhece alguns tipos interessantes do bairro.
Um dia, um acontecimento fortuito faz com que Amélie tome a decisão de promover momentos de alegria para todos que a rodeiam, como o seu pai, as colegas do café, um cego, o verdureiro, os vizinhos do prédio onde mora, etc. A jovem só não imaginava que, durante essa sua aventura, ela iria conhecer e se apaixonar por Nino Quincampoix (Mathieu Kassovitz), um jovem tão incomum quanto ela.
Uma curiosidade sobre este filme: o seu título original — Le fabuleux destin d´Amélie Poulain — foi inspirado no do filme de Le destin fabuleux de Désirée Clary (1942), escrito e dirigido por Sacha Guitry.
Amélie Poulain em Montmartre
![]() |
| Duas locações de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain em Montmartre: a quitanda de Collignon e a estação de metrô Lamarck-Caulaincourt (Fotos: Fran Mateus). |
Café des Deux Moulins
O local de trabalho de Amélie vive lotado. Fui lá tomar um café da manhã nele e quase não consegui uma mesa.
Depois de me deliciar com baguetes (com uma manteiga saborosa) e alguns cafés com leite, fui dar uma conferida no toalete, local onde Georgette (Isabelle Nanty) e Joseph (Dominique Pinon) têm um rala e rola que faz o estabelecimento tremer (15 rue Lepic; metrô Abbesses).
O Carrossel e a Basílica de Sacré-Couer
O ponto de encontro para Amélie devolver o álbum perdido de Nuno é no Carroucel de Saint-Pierre. Uma vez no local, a jovem apronta uma das suas "estratagemas" para o rapaz, fazendo-o subir a escadaria da colina até chegar no topo da Basílica de Sacré-Couer, só para ele ter que descer e recuperar o seu tesouro. Com isso, a jovem consegue chamar a atenção dele, que decide conhecê-la. (Place Saint-Pierre; metrô Anvers).
A quitanda de Collignon (Au Marché de la Butte)
A fictícia quitanda do Sr. Collignon (Urbain Cancelier) foi filmada num estabelecimento chamado Au Marché de la Butte. Essa locação fica no térreo do prédio onde Amélie e outros personagens da história moram. Na trama, o dono da mercearia maltrata o funcionário Lucien (Jamel Debbouze) e entra na lista negra de Amélie. Péssima ideia, Collignon! (53 rue des Trois-Frères com rue Androuet; metrô Abbesses).
Estação de metrô Lamarck-Caulaincourt
Amélie ajuda um cego a atravessar a rua e caminhar até essa estação. Pelo percurso, ela vai narrando para ele as delícias e particularidades do bairro (Rue Lamark).
Dica de passeio cinematográfico, a pé, por Montmartre

Roteiro a pé da estação de metrô Lamarck-Caulaincourt até a Basílica de Sacré-Couer (Google Maps)

De: Estação de metrô Lamarck-Caulaincourt
Para: Basílica de Sacré-Couer
Você começará este roteiro cinematográfico subindo a escadaria que encontra-se ao lado da estação de metrô e passará por lugares icônicos de Montmartre como:
- o histórico Au Lapin Agile, cabaret e restaurante eternizado numa tela de Pablo Picasso (22 Rue des Saules);
- a Maison Rose, exibida tanto em Cinderela em Paris como em Emily em Paris (2 Rue de l'Abreuvoir);
- o Musée de Montmartre (12 Rue Cortot), cuja fachada aparece em Todos Dizem Eu Te Amo;
- a charmosa Rue Chevalier de la Barre, numa quadra repleta de pequenas galerias de artes e alguns cafés. Essa rua foi exibida em Cinderela em Paris e no clássico E Agora Brilha o Sol.
Depois deste tour de cinema, você chegará na imponente Basílica de Sacré-Couer e poderá tanto conhecer o interior da igreja como apreciar a linda vista de Paris que se tem dali😉.

