VC apresenta "A Doce Vida" (1960)
![]() |
| Via Veneto, Fontana di Trevi (Fotos: Fran Mateus) e pôster do filme (Divulgação). |
A Doce Vida: Locações em Roma e na Cidade do Vaticano
![]() |
| Basílica e Praça de São Pedro, Hotel Excelsior e fachada e Estúdio 5 da Cinecittà (Fotos: Fran Mateus) |
Via Veneto
Em Roma, tudo que interessa aos jornais sensacionalistas acontece na Via Vittorio Veneto. Por isso, dia e noite sempre existe ali um batalhão de fotógrafos atentos, como Paparazzo (Walter Santesso), à espreita de algum acontecimento que gere notícia. Nessa rua, o melhor lugar para sentir um pouco do espírito da época desse filme de Fellini é o Harry´s Bar (nº 150 da rua), fundado em 1959 e inspiração para o diretor recriar o mesmo ambiente no Estúdio 5 da Cinecittà.
Da Via Veneto real, um lugar mostrado no filme é a frente do Westin Excelsior (nº 125 da rua), na cena em que Marcello é agredido pelo marido enciumado e violento de Sylvia (Anita Ekberg), uma celebridade sueca em visita à cidade para promover seu novo filme (Metrô Barberini).
Basílica de São Pedro
Impressionado com a beleza de Sylvia, Marcello a acompanha, com prazer, até a Basílica de São Pedro, onde ela sobe até o topo e se encanta com a vista da cidade.
Patrimônio Mundial da Humanidade, a famosa basílica possui estilos renascentista e barroco e foi construída entre os anos de 1506 e 1626, tornando-se, desde então, a principal igreja católica do mundo.
Para visitar a cúpula da Basílica e o Museu do Vaticano, confira as condições no site da instituição. (Praça São Pedro; metrô Ottaviano).
Fontana di Trevi
Numa noite de festa, aborrecida com o marido, Sylvia pede que Marcello a leve para outro lugar. Eles circulam pela cidade e chegam na Fontana di Trevi, onde a exuberante loira não só entra na fonte e se molha nas suas águas como incentiva o jornalista a fazer o mesmo.
Depois da emblemática cena, o monumento datado de 1762 e de estilo barroco se tornou um dos espaços mais disputados pelos turistas que visitam a Cidade Eterna (Piazza di Trevi; metrô Barberini).
Cinecittà
Muitas cenas de A Doce Vida, incluindo as que acontecem na Via Veneto, foram rodadas no Estúdio 5 da Cinecittà, a casa do cinema italiano desde 1937. De acordo com informações dadas por um dos guias do tour pelo estúdio, Fellini preferia filmar ali porque não suportava os tipos reais que frequentavam a badalada rua romana e queria tranquilidade para fazer o seu trabalho.
Em homenagem ao Maestro, que considerava o estúdio a sua segunda casa e o usou em muitos outros filmes, a Cinecittà dedicou-lhe uma área completa, onde exibe figurinos, objetos de arte, câmeras e muitos outros itens utilizados ou exibidos em seus elogiados trabalhos.
Além da mostra sobre Fellini, o museu e seus estúdios externos também podem ser visitados. Confira as datas, preços e horários no site da instituição. Para os apaixonados por cinema, especialmente, aqueles que assistiram filmes italianos, este passeio é imperdível! (Via Tuscolana, 1055; metrô Cinecittà).
👀Para saber mais sobre este filme, recomendo a leitura do post sobre ele do blog Cinema sem Pipoca.


Comentários
Postar um comentário
Fale conosco