Audrey Hepburn em "Quando Paris Alucina" (1964)
![]() |
(Paris When It Sizzles, 1964, direção Richard Quine) |
O filme
Imagine um autor famoso e bon vivant que recebe dinheiro adiantado para escrever um roteiro comercial para um filme hollywoodiano, mas que prefere gastá-lo curtindo a vida em Paris, cercado de muita bebida e hospedado numa suíte de luxo com vista para a Torre Eiffel. Bem, este é o retrato do americano Richard Benson (William Holden), contratado pelo produtor Alexander Meyerheim (Noël Coward) para criar o novo sucesso de cinema da temporada.
Três dias antes da entrega do roteiro, que coincidentemente será o Dia da Bastilha, Benson recebe a visita de Gabrielle Simpson (Audrey Hepburn), a profissional que deveria datilografar as 138 páginas, teoricamente, já disponíveis da história criada por ele. No entanto, ela descobre que a única coisa que aquele escritor tem para oferecer, além de um drinque, é um título para a obra: A Garota que Roubou a Torre Eiffel; e, pior ainda, que ele não faz ideia de como esse futuro "filme de suspense e ação, que também será um melodrama muito cômico" irá se desenvolver.
Diante da pressão de ter que começar a trabalhar, Benson dispara ideias para Gabby escrever:
Página um. Fade in. Externa. Paris, naturalmente. Dia. Começamos com um plano da Torre Eiffel e nós vemos... (branco)
Externa. Sacre Couer. Dia...
O Grand Palais...
Externa. Christian Dior...
Sem conseguir desenvolver nada que vale a pena, Richard se interessa em saber mais sobre Gabrielle e sua vida em Paris. Dessa conversa, uma ideia absurda (a única que ele tem em meses) surge em sua mente e, finalmente, ele começa a trabalhar no esperado roteiro. Basicamente, Benson cria uma história a partir do que a garota irá fazer durante o Dia da Bastilha e adiciona a si mesmo nela como sendo o personagem masculino principal. Como "vilões", entram em cena o Inspector Gilet (Grégoire Aslan) e o segundo policial Philippe (Tony Curtis, que também interpreta o ator Maurice).
Durante o processo de criação, roteirista e secretária começam a se interessar um pelo outro tal como os personagens da história, com um final romântico que tem, claro, uma bela imagem de Paris como cenário.
As locações
- Raphael: O hotel onde a história entre roteirista e datilógrafa se passa é o mesmo lugar onde Audrey Hepburn se hospedava quando estava em Paris. As cenas para o filme foram rodadas tanto na entrada dele como em seu belo terraço (17 Avenue Kléber).
- La Grande Cascade: Rick e Gabby, os personagens criados por Richard baseados nele e em Gabrielle, vão almoçar neste restaurante para se conhecerem melhor (Allée de Longchamp, Bois de Boulogne).
- Bois de Boulogne: Depois do almoço, numa das tantas reviravoltas dessa história, Gabby e Rick têm seu primeiro momento de 'gata e rato' (ele persegue, ela se defende) dentro desse que é considerado o segundo maior parque público parisiense.
- Torre Eiffel: a festa onde Rick executa o seu plano misterioso com a ajuda de Gabby foi realizada na atração turística mais fotografada da França e uma das mais famosas do mundo.
- Champs-Elysées: a avenida mais conhecida de Paris aparece em várias cenas rápidas e sediando o desfile do Dia da Bastilha.
- Place du Trocadéro: a cena final acontece nesta bela praça com direito a fogos de artifício e shows das fontes de águas (Place du Trocadéro, 16º arrondissement).
- As cenas internas foram feitas no estudios de Boulogne-Billancourt, hoje ocupado pelo Canal Plus (2 Rue de Silly, Boulogne-Billancourt).
Curiosidades
O roteiro real de Quando Paris Alucina foi escrito por George Axelrod e a direção foi confiada ao cineasta Richard Quine.
Este filme tem uma cena que ficou famosa pela sua carga de ironia: aquela em que Benson mostra o seu "roteiro" para Gabrielle parodiando as regras dos manuais de roteiro vigentes em Hollywood.
Audrey e William trabalharam antes em Sabrina (1954). Na época, ambos se apaixonaram e tiveram um breve relacionamento amoroso. Quando voltaram a trabalhar juntos em Quando Paris Alucina, Audrey já estava casada com Mel Ferrer mas, reza a lenda, que Holden continuava apaixonado por ela.
Este filme conta com as participações especiais de Marlene Dietrich, Frank Sinatra (voz) e Mel Ferrer.
👀Leia também Audrey Hepburn e o início de sua carreira em Londres.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco