Daniel Craig em "007 Contra Spectre" (2015)

Pôster (EON Productions) e locações de 007 Contra Spectre: a residência de James Bond, o Rules Restaurant, o prédio do MI6 e a Westminster Bridge (Fotos: Fran Mateus)

O filme

Quando você pensa que nenhum outro filme do James Bond de Daniel Craig seria tão bom quanto 007 - Operação Skyfall (2012), eis que surge o excelente 007 Contra Spectre (Spectre, 2015, Sam Mendes)! Sinceramente, eu não sei dizer, até hoje, qual dos dois é o melhor e, por essa razão, dei nota 10 para ambos, no site do IMDb.

Bem, vamos ao roteiro. 007 Contra Spectre começa com James Bond realizando uma missão na Cidade do México, deixada por M (Judi Dench). O resultado positivo para ele, mas desastroso para o MI6 por ter atraído a atenção da mídia mundial, faz com que o agente, em seu retorno a Londres, passe a usar um rastreador corporal, aplicado por Q (Ben Whishaw) a mando de Mallory (Ralph Fiennes), o novo M. Além disso, as ações e a relevância de Bond são questionadas pelo novo chefe do Serviço de Segurança Conjunta, conhecido como C (Andrew Scott, que não nos inspira nenhuma confiança, depois de ter sido o Jim Moriarty da série Sherlock).

Apesar de ter recebido ordens para não sair de Londres, 007 conta com as ajudas de Q e de Moneypenny (Naomie Harris) para continuar a sua missão em Roma, onde assiste o enterro do bandido que matara no México e onde se infiltra numa reunião de membros de uma desconhecida, mas poderosa, organização criminosa. Bond descobre que o líder do grupo é Ernst Stavro Blofeld (Christoph Waltz), uma pessoa de seu passado, e percebe que a chave para as respostas que procura está com o seu velho inimigo de 007 - Cassino Royale (2006) e 007 - Quantum of Solace (2008), Sr. White (Jesper Christensen).

007 segue para Altaussee, na Áustria, onde conversa com o Sr. White. Este só aceita cooperar depois de Bond prometer-lhe que protegerá a sua filha, Madeleine Swann (Léa Seydoux). Essa jovem não só revela para Bond e Q que o nome da organização secreta por trás de atentados globais que eles investigam é S.P.E.C.T.R.E. como leva Bond até o local indicado por seu pai (o hotel L´Americain, localizado em Tânger, Marrocos), para que o agente encontre as pistas que precisa para chegar até Blofeld.

Em seguida, Bond e Swann passam por emoções fortes, quando lutam com Hinx (Dave Bautista) dentro do trem Orient Desert Express; e explosivas, quando enfrentam Blofeld e seus seguranças, no esconderijo das operações da S.P.E.C.T.R.E, em Erfoud, no deserto africano. Do primeiro oponente, a dupla consegue se livrar; do segundo, ainda não.

De volta a Londres, Bond e Madeleine se encontram com M, Q, Moneypenny e Tanner (Rory Kinnear), num esconderijo do MI6. Na saída do local, Blofeld consegue sequestrar 007 e Madeleine e levá-los ao antigo prédio do MI6. Mallory consegue fugir dos capangas de Blofeld e, junto com Q, vai enfrentar C, no escritório dele, no novo QG da organização.

Uma implosão e uma fuga eletrizante marcam os minutos finais desta história fantástica.

As locações

007 Contra Spectre foi filmado em Cidade do México, no México; em Roma, na Itália; em Sölden, Lago Altaussee e Obertilliach, na Áustria; em Tânger, Oujda e Arfoud, no Marrocos; além da capital inglesa.

Madeleine preparada para jantar com James Bond num trem a caminho da África (EON Productions)

O apartamento de 007 em Londres

Atendendo a um pedido de Bond, Eve Moneypenny vai ao apartamento dele, onde assiste o vídeo deixado por M, em que ela pede que ele mate Sciarra e vá a Roma, para o enterro. Quando a colega vai embora, Bond a observa da sacada do seu apartamento (1 Stanley Crescent; Tubes: Notting Hill ou Holland Park).

A praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano

Bond segue para Roma, para continuar sua missão extraoficial. Depois do enterro de Sciara, ele invade uma reunião da organização Spectre, mas é desmascarado e precisa fugir do matador, Hinx (Dave Bautista). Os dois disparam pelas ruas vazias de Roma e do Vaticano com seus carros potentes, fazendo um tour involuntário pelos pontos turísticos das cidades, como o Coliseu e a Praça de São Pedro.

O rio Tibre, em Roma

A perseguição de Hinx a Bond continua pelas margens do Rio Tibre, o mais famoso da capital romana. Depois de usar alguns brinquedinhos tecnológicos desenvolvidos por Q, Bond deixa o carro mergulhar nas águas do Tibre e sai dali a bordo de um paraquedas.

O restaurante Rules

Moneypenny e Q encontram M no Rules, aberto em 1798 e considerado o restaurante mais antigo de Londres, e falam sobre a descoberta da base ilegal de Oberhauser na África. Apesar da prova de que 007 estava certo, M está de mãos atadas e nada pode fazer para ajudar ao seu subordinado (34-35 Maiden Lane, Covent Garden).

O prédio do MI6

Concluídas as investigações pela Áustria e África, Bond volta à Londres para salvar o MI6. Mas, ele nem bem pisa na capital inglesa e é sequestrado por homens de Oberhauser. Ele é levado para o antigo MI6 e colocado diante do desafio de resgatar Madeleine antes do edifício ser implodido (Metrô Vauxhall).

O novo CSN

As novas instalações do Centro de Segurança Nacional, como o MI6 passa a ser chamado, fica do outro lado da Vauxhall Bridge, no Riverside Walk. Todavia, as cenas internas, que mostram os personagens caminhando por escadas espiraladas, foram rodadas no prédio ecologicamente correto do City Hall, localizado no Queen 's Walk, em Southwark (Metrôs Tower Hill ou London Bridge).

A Westminster Bridge

Para impedir a fuga de Oberhauser, Bond persegue o helicóptero a bordo de uma lancha, pelo Rio Tâmisa, da Vauxhall Bridge até a Westminster Bridge. Durante a cena, o espectador tem um vislumbre do Palácio de Westminster (Parlamento), da London Eye e do County Hall (Metrô Westminster).

Os carros pilotados por Bond

O Aston Martin volta a ser pilotado pelo James Bond de Craig na cena final de 007 Contra Spectre, quando ele e Madeleine saem de férias (Foto: Fran Mateus).

Confira os veículos que Daniel Craig e os outros intérpretes de James Bond pilotaram no post Os carros de 007 na "Bond in Motion".

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)