Especial 007: Filmes com Roger Moore e Timothy Dalton

Pôsteres e fotos de filmes deste post (créditos: Eon Productions)

Roger Moore foi o terceiro ator a interpretar James Bond no cinema e o que mais emprestou o rosto ao espião britânico: ele atuou em 7 de todos os filmes da franquia. Ao contrário de Sean Connery, que foi visto como um Bond cínico e durão, Moore fez uma linha mais cômica, recebendo críticas de alguns e elogios de outros. Vamos aos filmes realizados com a presença dele.

Filmes com Roger Moore & Timothy Dalton

Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973): o agente secreto vai aos Estados Unidos — Nova York e Nova Orleans — para desmembrar uma quadrilha de tráfico de heroína, liderada por Sr. Big (Yaphet Kotto) e fazer o seu trabalho de sempre: bater em bandido, dirigir carros potentes, beijar lindas garotas (a bela Solitaire, interpretada por Jane Seymour) e salvar a humanidade de mais um louco querendo causar estragos ao mundo.

007 Contra o Homem com sua a Pistola de Ouro (1974): Desta vez, os grandes estragos internacionais são causados por Francisco Scaramanga (Christopher Lee) e acontecem em Beirute, Macau, Hong Kong e Bancoc. James Bond conseguirá tirar o problema de letra, mas precisará se desviar de algumas balas de ouro atiradas pelo sofisticado vilão.

007 - O Espião que Me Amava (1977): Bond e sua bela parceira russa Anya Amasova (Barbara Bach) unem forças contra Karl Stromberg (Curd Jürgens), um magnata com desejo de destruição usando armas nucleares. este filme marca a primeira aparição do capanga Jaws | "Dentes de Aço" (Richard Kiel), que retornará no filme seguinte para atormentar Bond. Outra curiosidade: a música de abertura — Nobody Does It Better, interpretada por Carly Simon — se tornou uma das mais famosas da franquia e ganhou uma versão em português: Meu Homem, interpretada por Fafá de Bélem.

007 Contra o Foguete da Morte (1979): finalmente, James Bond visita o Brasil e dá duro em solo carioca para descobrir pistas sobre os planos maquiavélicos de Hugo Drax (Michael Lonsdale). Uma das cenas mais bacanas deste filme é a do agente e o capanga do vilão, 'Dentes de Aço' (Richard Kiel), lutando em pleno bondinho do Pão de Açúcar em movimento.

James Bond e "Dentes de Aço" lutando no bondinho carioca numa cena de 007 Contra o Foguete da Morte.

007 - Somente Para os Seus Olhos (1981): Desta vez, Bond segue para a Grécia para recuperar uma arma secreta que se encontra num navio britânico desaparecido, ajudar a Bond Girl Melina Havelock (Carole Bouquet) a vingar-se dos bandidos que mataram seus pais e salvar o planeta de mais um maluco que quer dominar o mundo. Duas curiosidades: a primeira é que a esposa de Pierce Brosnan, Cassandra Harris, integrou o elenco deste filme, o que contribuiu para aproximar o ator do papel que o tornou famoso; e a segunda é sobre o título deste filme: na minha opinião, ele é um dos mais belos da franquia 007, consagrando Ian Fleming como um dos escritores que mais soube dar bons nomes para suas histórias.

007 Contra Octopussy (1983): a Índia e a Alemanha Oriental são as locações desta aventura de James Bond. Na trama, ele se envolve com a bela e perigosa Octopussy (Maud Adams), uma mulher que é quase tudo ao mesmo tempo: filha de vilão, vilã, mocinha e a amante da vez do agente secreto.

007 Na Mira dos Assassinos (1985): A trama se desenrola no Vale do Silício, território de Bill Gates e Steve Jobs. Esses nerds ainda não sabiam, mas existia um vilão chamado Max Zorin (Christopher Walken) na área querendo lançar algumas bombas e se apoderar da área. Para alegria de todos e continuidade dos negócios tecnológicos como conhecemos hoje, James Bond , com a ajuda da cientista e Bond Girl May Day (Grace Jones), conseguiu interromper mais um plano de dominação mundial.

Fim da era Moore & início da era Dalton

007 Na Mira dos Assassinos marcou o fim da era de Roger Moore, já com 58 anos de idade, no papel do famoso agente britânico. O bastão foi passado para Timothy Dalton, que realizou dois filmes da série:

007 - Marcado para Morrer (1987), uma missão envolvendo a russa KGB e ambientada na Áustria e no Marrocos; e

007 - Permissão para Matar (1989), aventura que leva James Bond até Flórida Keys, com direito a uma cena feita na casa onde o escritor Ernest Hemingway viveu, em Key West.

Os carros pilotados por Bond

Máquina pilotada pelo James Bond de Roger Moore em 007 Contra o Homem com sua Pistola de Ouro (Foto: Fran Mateus).

Confira os veículos que Roger Moore e Timothy Dalton usaram em seus filmes como James Bond no post: Os carros de 007 na "Bond in Motion".

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)