Na Londres de Sherlock: O Problema Final

Locacoes Sherlock Série BBC Temporada 4 Episodio 3
Pôster e cenas do episódio O Problema Final (créditos: BBC).

Viagem de Cinema apresenta O Problema Final  (The Final Problem), o 3º episódio (e último, até agora) da 4ª temporada da série de tevê Sherlock (BBC).

A temporada mais sombria da série encerra-se com Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e Dr. John Watson (Martin Freeman) descobrindo um segredo guardado a sete chaves por Mycroft Holmes (Mark Gatiss): a existência de Eurus Holmes (Siân Broke), a filha do meio do casal Holmes (Timothy Carlton e Wanda Ventham, pais, na vida real, de Benedict Cumberbatch). 

A jovem Eurus, dada como morta desde criança, sempre foi considerada mais inteligente do que os seus irmãos superdotados; porém, muito perigosa. Depois de anos trancada na prisão de Sherrinford (uma referência ao primeiro nome escolhido por Arthur Conan Doyle para Sherlock Holmes), ela quer se vingar dos irmãos, e executa um plano em que coloca a vida de todos em perigo, incluindo a da Sra. Hudson (Una Stubbs) e a de Molly Hooper (Louise Brealey).


Principais locações de O Problema Final

187 North Gower Street

O lugar mais emblemático da série — e o único de Londres exibido neste episódio — aparece na cena em que Mycroft precisa confessar para Sherlock que Eurus existe. A jovem, ciente do encontro, coloca um drone-bomba dentro do apartamento e explode tudo. No final do episódio, o espaço será reconstruído (Metrô Euston Square).

Forte da Ilha de St. Catherine

A maior parte da ação acontece no Forte da Ilha de St. Catherine, localizado no País de Gales, que se passa pelo Forte de Sherrinford. Ele data de 1870 e foi construído para proteger os galeses das invasões napoleônicas. Além dos irmãos Holmes e de Dr. Watson, Jim Moriarty (Andrew Scott) e o inspetor Lestrade (Rupert Graves) também são filmados nesse local.

Rathbone Place

A série termina mostrando Sherlock e John correndo de um prédio chamado Rathbone Place, numa homenagem a Basil Rathbone, o ator que interpretou Sherlock Holmes, na década de 1940, e que serviu de inspiração para Gatiss e Moffat recriar a história do detetive na Londres moderna. O local dessa cena é uma das entradas do prédio principal da Universidade de Cardiff, a locação fora de Londres mais usada no decorrer da série.

🌀 O “Vento do leste”

Na mitologia grega, Eurus significa "o deus do vento leste", o criador de tempestades. Sherlock Holmes referiu-se a esse fenômeno no conto Seu Último Adeus:

Holmes apontou para o mar, iluminado pela lua, e balançou a cabeça, pensativo: "Vem vindo um vento do leste, Watson... será frio e amargo e muitos de nós poderão ser fulminados pela sua rajada".

O detetive referia-se aos adventos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918); por isto, neste episódio, qualquer semelhança com a jovem Eurus Holmes não será mera coincidência.


👀Saiba mais sobre a Londres de Sherlock Holmes:

Confira o guia de viagem Londres de Sherlock Holmes, com fotos e informações sobre os lugares exibidos nas histórias de Conan Doyle, na série Sherlock e em muitas produções de cinema. Ele foi publicado pela Cinetour Publishing e está disponível na Amazon: link.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Num café com Ernest Hemingway em Milão, Paris e Pamplona

Na Londres de Sherlock: Os Cães de Baskerville

Na Londres de Sherlock: Um Estudo em Rosa

Na Londres de Sherlock: Seu Último Juramento

Na Londres de Sherlock: O Grande Jogo

Na Londres de Sherlock: Um Escândalo em Belgravia

Na Londres de Sherlock: As Seis Thatchers