VC apresenta "Morte em Veneza" (1971)

Morte em Veneza: pôster e cenas do filme (créditos: Warner Bros.). A imagem do meio, com mulheres vestidas de branco, parece ter saído de um quadro do pintor espanhol Joaquín Sorolla.

Morte em Veneza: O filme

Inspirado no romance homônimo de Thomas Mann, o filme Morte em Veneza (Morte a Venezia , 1971) segue os passos do compositor Gustav von Aschenbach (Dick Bogarde), a partir da sua viagem à Veneza, em busca de descanso e recuperação de um esgotamento profissional.

Gustav se hospeda no Grand Hotel des Bains, onde conhece e se encanta pelo rosto de Tadzio (Björn Andresen), um adolescente que possui o ideal de beleza que o compositor sempre perseguiu na vida e no trabalho. Por causa do jovem, Gustav permanece na ilha, mesmo sabendo que ela está sendo assolada por uma doença que ameaça a vida de todos.

Morte em Veneza: Locações

Cenas de Morte em Veneza (créditos: Warner Bros.) e suas respectivas locações: o Grand Hotel des Bains, a praia do Lido com seu corredor de madeira e o Campiello dei Calegheri (fotos: Fran Mateus).

Grand Hotel des Bains

Este hotel localizado na ilha de Lido foi usado para ambientar a obra literária de Mann, que ali se hospedou, em 1911. Por isso, ele foi usado como a locação do filme de Visconti. Gustave se hospeda no confortável quarto 308, com vista para o mar, lê as notícias do dia no saguão do hotel e faz as refeições no restaurante do hotel, junto aos demais hóspedes. É nesses ambientes movimentados onde ele vê Tadzio pela primeira vez. 

Infelizmente, o Grand Hotel des Bains foi desativado por causa de suas condições precárias (resumo Google). O que você pode fazer é passear pela praia de Lido e dar uma olhada na estrutura que resta do hotel (confira a fachada dele na foto acima). Onde: Lungomare Guglielmo Marconi, 17, Lido.

Saiba mais sobre a história do Grand Hotel des Bains no site Visite Veneza.

Praia do Lido

No filme, os hóspedes do Grand Hotel des Bains frequentavam a faixa particular da Praia do Lido. Nela, Gustav trabalhava em suas composições e, simultaneamente, observava os banhos de mar de Tadzio.

A estrutura desta Praia do Lido mudou pouco desde a década de 1970, quando foi exibida no filme, mantendo as barracas para os banhistas trocarem de roupa e um anguloso corredor, ambos de madeira e reformados ao longo do tempo. O acesso até lá para quem chega pela estação de barcas, como Gustave, se dá pela longa e animada Gran Viale Santa Maria Elisabetta.

Campiello dei Calegheri

Quando Tadzio e sua família vão a Veneza, Gustav os segue pelas ruelas e pontes da ilha. Ao chegar no Campiello dei Calegheri, o compositor observa que o espaço está sendo desinfetado e desconfia de que algo de ruim esteja acontecendo na cidade. Numa outra cena, ele retorna ao local, onde se sente mal e se apoia no poço gótico para não cair; a construção deste poço é atribuída a algum período entre os séculos XIV e XV.

Piazza de San Marco

Quase todos os filmes ambientados em Veneza passam com suas câmeras pela famosa Piazza de San Marco, um dos principais símbolos da cidade. Neste filme, Gustav vai a uma casa de câmbio existente no local e questiona um dos funcionários sobre o motivo da desinfestação da cidade.

Morte em Veneza: Comentário pessoal

👀Desde que assisti o filme O Leopardo (1963), dirigido por Luchino Visconti, passei a me interessar pelos trabalhos desse diretor; que também inclui o clássico Rocco e Seus Irmãos (1960). Por isso, quando estava passando uma temporada de estudos em Montreal, no Canadá, tive a oportunidade de assistir Morte em Veneza numa sessão especial da sala da Cinémathèque québécoise. Foi um fim de tarde único! Revi esse clássico na telona, com audio em inglês, legendas em francês e cercada de canadenses e outros espectadores estrangeiros. Eu estava muito longe de casa, mas ao lado de pessoas com gostos culturais muito similares aos meus. Essa experiência ficou guardada entre as minhas melhores lembranças 💖.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)