VC apresenta "Cartas para Julieta" (2010)

Pôster e cenas do filme "Cartas para Julieta".
Cartas para Julieta: pôster e cenas do filme rodadas na Itália e em Nova York (créditos: Summit Entertainment).

No filme Cartas para Julieta (Letters to Juliet, 2010), Amanda Seyfried é Sophie Hall, uma jovem que trabalha checando informações para a prestigiada revista The New Yorker e deseja muito tornar-se escritora. Gael García Bernal é Victor, o noivo de Sophie, que está montando um restaurante italiano em Manhattan e não consegue pensar em mais nada que não seja comida e ingredientes para a sua cozinha. Por causa da apertada agenda dele, preenchida com eventos para o lançamento do seu empreendimento, o casal viaja para a romântica Verona, na Itália, para uma espécie de lua de mel antes do casamento.

Em Verona, previsivelmente, Victor troca Sophie por alguns encontros de negócios. A jovem decide, então, passear pela cidade. Quem conhece Verona sabe que ela possui monumentos medievais impressionantes, como a sua Arena, o terceiro maior anfiteatro do mundo, e as suas muralhas, patrimônio da UNESCO, mas cativa o público mesmo é com a trágica história de amor entre os jovens Romeu e Julieta, datada de 1597 e escrita por William Shakespeare. Sendo assim, podemos dizer que o lugar mais cotado pelos turistas, naquele ponto da Itália, é a Casa de Julieta.

E não aconteceu de forma diferente com Sophie. A garota também foi conhecer a famosa casa da musa de Shakespeare e, ao chegar lá, se assustou ao ver tantas meninas deixando o local em lágrimas. Minutos depois, Sophie viu uma mulher coletando as cartas que as visitantes escreveram e enfiaram nas paredes da casa. Naturalmente curiosa, ela seguiu a tal mulher para entender o que estava acontecendo. Foi quando conheceu as ‘Secretárias de Julieta’, ou seja, as mulheres encarregadas de responder às inúmeras cartas destinadas à namorada de Romeu, escritas por jovens do mundo inteiro, geralmente, relatando seus desencontros românticos. A americana gosta da iniciativa e passa a ajudar essas secretárias fazendo a tradução das cartas escritas em inglês.

Um dia, Sophie encontra e responde a carta de Claire Wyman (Vanessa Redgrave), uma inglesa que amava o italiano Lorenzo Bartolini (Franco Nero), contra a vontade dos pais. O destino, que havia separado os dois 50 anos antes, parecia querer que eles se reencontrassem com a ajuda de Sophie.

Claire recebe a carta de "Julieta"|Sophie e segue para a Itália à procura do seu amor perdido. Na busca para encontrar Lorenzo, ela conta com a ajuda de seu neto Charlie (Christopher Egan), que a acompanha mesmo sem aprovar a jornada da avó, e de Sophie, que decide escrever a história de Claire e Lorenzo para publicar pela New Yorker. No percurso, o trio percorre as belas e verdejantes regiões de Florença e Siena, em cenas inesquecíveis e que tornam o filme apaixonante. Ouso dizer que são as cenas italianas mais belas desde Sob o Sol da Toscana (2003). Dá vontade de montar um roteiro só com o trecho da viagem exibida em Cartas para Julieta!

A turma hospeda-se em Siena, cujo ponto alto é o passeio de Sophie e Charles pela Piazza del Campo, uma praça medieval imensa e muito bonita. Ocupando o lugar que antes era o endereço do Fórum Romano, essa praça é o ponto de cafés, restaurantes e sorveterias locais, concentrando, assim, a juventude que mora em Siena ou que a visita. Da praça, tem-se acesso a um labirinto de ruas estreitas. Numa delas, Sophie e Charles falam sobre os seus pais e de suas vidas. Inevitavelmente, eles se apaixonam um pelo outro. 

Voltando a Claire, depois de muitos kilometros rodados por campos belíssimos da Itália, ela reencontra seu amor juvenil e, como deveria ser numa história tão romântica, casa-se com ele. 

O que acontece com Sophie e Victor e Sophie e Charlie, só o filme poderá te dizer. Mas, eu já te deixo com uma pergunta: E se, assim como Claire, Sophie decidir ser feliz com quem ela se apaixonou e não com quem ela estava noiva? Cartas para Julieta foca muito no poder do "E se?". Separadas, as palavras "E" e "Se" não têm tanto poder, mas, coloque-as juntas, lado a lado, e elas poderão perseguir você pelo resto da vida.

“E se todos fizessem como Claire e agissem para realizar os seus sonhos?"

"E se... ?" 

👀 Cartas para Julieta está disponível na Netflix e em outras plataformas de streaming.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)