VC apresenta "Notes from a Small Island" de Bill Bryson

Capa do livro da versão britânica da editora Black Swan.

Toda vez que termino de ler um livro que adoro, eu fico com aquele sentimento de "quero mais" e de um vazio que precisa ser ocupado por outro livro tão bom quanto o que acabei de fechar. Foi o que aconteceu, a poucos minutos, quando concluí a leitura da página 379 de Notes From a Small Island, do escritor americano Bill Bryson.

Nesse relato de uma viagem feita pela Grã-Bretanha, em 1995, Bryson começa a jornada em Dover, no sul da Inglaterra, e segue até o Norte da ilha, descobrindo os segredos de cidades como Bournemouth,  Salisbury, Lincoln, Bradford, Llandudno, Bowness, Newcastle, Edinburgh, Thurso e dezenas de outras localidades da Inglaterra, País de Gales e Escócia, todas tão distintas entre si (com suas atrações culturais e sotaques ou idiomas próprios) e, ao mesmo tempo, tão parecidas (com as mesmas cadeias de lojas, como Boots, M&S, McDonalds). 

Lá pelo meio da história, para o meu deleite como cine-turista, Bill chega em Manchester e vai participar do Coronation Street Tour, um passeio pelos estúdios da série de tevê mais famosa do Reino Unido, no ar desde 1960. Já penso em fazer o mesmo quando voltar à Inglaterra.

Foto: ITV Studios

Bryson escreveu dezenas de livros (alguns, publicados em português). Um deles, A Walk in the Woods foi transformado no filme Uma Caminhada na Floresta (2015), com Robert Redford no papel do escritor; Nick Nolte, no de Stephen Katz, o amigo que o acompanha pela Trilha dos Apalaches; e Emma Thompson, no da esposa de Bill, Catherine Bryson. Por isso, enquanto espero a Amazon me entregar Notes From a Big Country (minha próxima leitura do mesmo autor), está me parecendo um bom plano ligar minha tevê, agora, na Netflix, e assistir ao filme da caminhada pela floresta americana como uma forma de reduzir a saudade do livro sobre a jornada pela "pequena ilha britânica". Pelo menos, ambos contam com o mesmo humor satírico de Bill Bryson.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Ladrão de Casaca" (1955) na Riviera Francesa

Cafés de Lisboa: literários e charmosos

Woody Allen na Europa: "Meia-Noite em Paris" (2011)

Nas pegadas de "A Lebre com Olhos de Âmbar"

"Um Dia em Nova York" (1949) com Frank Sinatra e Gene Kelly

Os lugares da Cidade Luz em "Paris, Eu Te Amo" (2006)

VC apresenta "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013)

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Celebrando Bill Bryson e seus livros de viagens 🎂🎈!

Viagem de Cinema: "Diários de Motocicleta" (2004)