VC apresenta "A Forma da Água" (2017)
![]() |
| Cena do filme (Divulgação) e o Keating Channel visto desde a Cherry Street, em Toronto, Canadá (Foto: Fran Mateus). |
A Forma da Água: Resumo do filme
O filme A Forma da Água (The Shape of the Water, 2017) nos transporta para os Estados Unidos da década de 1960, quando membros do Governo, liderados por Richard Strickland (Michael Shannon), mantinham preso, para análises, um homem anfíbio (Doug Jones) que foi encontrado na América do Sul.
Um dia, uma das faxineiras do local, Elisa Esposito (Sally Hawkins, de Blue Jasmine), encontra o homem anfíbio, se aproxima dele e, aos poucos, se apaixona pela criatura de aparência diferente, mas com os mesmos sentimentos do resto dos mortais. Elisa decide, então, removê-lo dali e levá-lo, inicialmente, para sua casa.
— Ele nem é humano! (Giles)
— Se nós não fizermos nada, também não seremos. (Elisa)
Para realizar a sua tarefa, a mulher conta com o apoio dos amigos Giles (Richard Jenkins, de Comer, Rezar, Amar) e Zelda (Octavia Spencer), e do Dr. Hoffstetler (Michael Stuhlbarg), que se opõe ao tratamento cruel que Richard Strickland está aplicando àquela criatura. Naturalmente, a vida cada um deles fica em perigo diante de uma ação tão arriscada.
A Forma da Água: Locações em Toronto
Apesar da história ser ambientada nos Estados Unidos, ela foi filmada na cidade de Toronto, no Canadá. Confira alguns endereços da cidade exibidos em cena:
- The Lakeview Restaurant: Neste restaurante datado de 1932, Giles mostra algumas pinturas suas para um garçom. Depois, interpretando incorretamente o elogio do rapaz, Giles se insinua para ele, mas é desencorajado (1132 Dundas Street West; metrô Ossington).
- Massey Hall: o exterior da casa de espetáculos mais famosa da cidade, aberta em 1893, é exibida como sendo o do prédio onde Eliza e Giles moram (178 Victoria Street; metrô Queen).
- Elgin Theatre: interior do cinema de rua onde o Homem Anfíbio se esconde e se encanta com a imagem de um filme na tela gigante (189 Yonge Street; metrô Queen).
- Keating Channel (foto): local para onde Elisa leva o Homem Anfíbio para devolvê-lo para ao seu local natural: as águas! (Acesso pela Cherry Street).
