VC apresenta a Berlim cinematográfica
Berlim, cidade de cinema!
Ao longo do Século XX, a bela e vibrante Berlim foi palco de dois acontecimentos que marcaram a História da humanidade: a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, retratadas nos filmes A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004) e Adeus, Lênin (2003). Felizmente, nos últimos anos, essa metrópole fantástica se reinventou e se transformou num importante pólo da indústria cinematográfica, atraindo produções midiáticas, como A Supremacia Bourne (2004), O Agente da U.N.C.L.E (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016).
Se você estiver planejando viajar para lá e quiser saber sobre alguns pontos turísticos da capital alemã que foram transformados em locações para estes e outros filmes, confira a lista a seguir.
![]() |
Solo (Henry Cavill) entra na Alemanha Oriental pelo Checkpoint Charlie, no filme O Agente da U.N.C.L.E (Fotos: divulgação). |
Lugares de Berlim nos filmes
O Muro de Berlim
Da época em que foi personagem involuntária da Guerra Fria, Berlim herdou muitos dos seus lugares de apelo turístico ligados a esse acontecimento. O mais representativo deles é a barreira do Muro de Berlim, feita para ser a divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Uma das partes preservadas desse marco histórico foi usado para hospedar a East Side Gallery, um mural a céu aberto com pinturas que refletem críticas sociais e políticas (Mühlenstrasse 1). Outros lugares relacionados ao conflito que quase resultou na Terceira Guerra Mundial são o Checkpoint Charlie (Friedrichstrasse 43-45) e o Topographie des Terrors (Niederkirchnerstraße, 8). Eles podem ser vistos em Adeus, Lênin, A Queda! As Últimas Horas de Hitler e O Agente da U.N.C.L.E.
Ponte Oberbaumbrücke
Próximo do East Side Gallery fica uma das locações mais lembradas pelos fãs de Corra, Lola, Corra (1998): a Ponte Oberbaumbrücke, localizada sobre o Rio Spree e por onde Lola (Franka Potente) passa correndo, numa das três tentativas de salvar a pele do namorado encrencado.
![]() |
| Fran Mateus visitando a Berlim do cinema (fotos: acervo pessoal). |
Karl-Marx-Allee
Para ver a arquitetura da Berlim Oriental, a dica é fazer uma caminhada pela Karl-Marx-Allee e conferir os prédios alemães de estilos similares aos existentes na antiga União Soviética (atual Rússia). Filmes para acompanhar o passeio: Adeus, Lênin e Asas do Desejo (1987).
Este monumento data de 1873 e foi construído em comemoração pela vitória da Prússia sobre a Dinamarca. Do alto ou do solo, a coluna aparece em quase todos os filmes que mostram a cidade em cena. No elogiado Asas do Desejo, de Wim Wenders, o angelical Damiel (Bruno Ganz) costumava ficar sentado no topo da coluna, ao lado da escultura dourada de um anjo, observando o movimento dos cidadãos em terra.
Kurfürstendamm
Numa loja de luxo desta rua comercial e sofisticada, Gaby (Alicia Vikander) faz compras sob a supervisão dos dois espiões de O Agente da U.N.C.L.E: Solo (Henry Cavill) e Illya (Armie Hammer).
Em A Supremacia Bourne, é aqui onde fica o fictício Hotel Brecker (ambientado no Haus Cumberland, um prédio histórico, datado de 1911 e localizado no número 194), onde Jason Bourne (Matt Damon) vai procurar respostas sobre seu passado esquecido. Vale a pena gastar algum tempo admirando as vitrines e se deliciando nas lojas de chocolates.
Potsdamer Platz
Este endereço de hotéis de luxo também é ocupado pelo Sony Center, um centro de entretenimento e palco de espetáculos teatrais. Filmes como Asas do Desejo, Aprendendo a Amar (2007) e A Supremacia Bourne escolheram a área para exibir parte das suas histórias.
Se você é cinéfilo, vai gostar de visitar o Filmmuseum Berlin, a cinemateca alemã, que fica pertinho dali, na Potsdamer Strasse, 2.
![]() |
| Fran Mateus visitando Alexanderplatz e imediações (fotos: acervo pessoal). |
Alexanderplatz
Nesta praça super-movimentada estão o Relógio Mundial, o prédio da Torre de TV, Berliner Fernsehturm e um complexo comercial onde se encontra desde carnes e produtos alimentares até roupas e produtos para o lar. Entre os filmes em que este espaço aparece estão Adeus, Lênin, Aprendendo a Mentir (2003), Edukators: Os Edukadores (2004) e A Supremacia Bourne; este último foi o título que me fez querer conhecer o lugar. Nele, Jason Bourne marca um encontro com Nicky Parsons (Julia Stiles), desce de um trem com ela nesta praça e a interroga sobre o motivo para Pamela Landy (Joan Allen) persegui-lo.
Portão de Brandemburgo
Na época da Guerra Fria, um dos pontos turísticos de Berlim mais procurados pelos visitantes ficava dentro da área Oriental. Hoje, ele é o palco das celebrações populares, que incluem desde campeonatos esportivos até festas de passagens de ano. Uma dica para vê-lo na tela é assistir ao clássico Cupido Não Tem Bandeira (1961), de Billy Wilder, diretor de origem austríaca, que vivia em Los Angeles.
Ponto de partida para maratonar Berlim
Esta lista de filmes não inclui todos os títulos que usaram Berlim como locação de cinema, mas já é um bom ponto de partida para você maratonar antes de visitar uma das cidades mais cosmopolitas da Europa.




Comentários
Postar um comentário
Fale conosco