VC apresenta o "Musée Lumière", em Lyon


Fotos: Fran Mateus
Um dos lugares que, por si só, vale uma visita à cidade francesa de Lyon é o Musée Lumière, pelo motivo óbvio dele ser uma prova viva da criação da Sétima Arte.

O museu foi fundado na mansão onde viveram Louis e Auguste Lumière, os inventores do cinematógrafo e, com ele, do nascimento do cinema. Exatamente nesse local, os irmãos criadores filmaram vários curtas, sendo o primeiro "La sortie de l´usine Lumière à Lyon" (ou "A saída dos funcionários da fábrica Lumière"): uma imagem de 45 segundos que mostra os operários da fábrica Lumière deixando o lugar ao final de um dia de trabalho. Esse curtinha foi lançado, junto com outros títulos, em 28 de dezembro de 1895, no Le Grand Cafe, em Paris, e é considerado o primeiro filme da história do cinema.

Foto: Fran Mateus

Além da memorabilia e objetos criados pelos Lumière, o prédio também abriga um instituto dedicado à exibição de mostras cinematográficas e a homenagens ao povo do cinema. Ele foi fundado, em 1982, por Bernard Chardère, seu curador, e por Maurice Trarieux-Lumière, neto de Louis.




Na telona, o Musée Lumière pode ser conferido em "Paris pode esperar" (2016, Eleanor Coppola), na cena em que Anne (Diane Lane) é levada por Jacques (Arnaud Viard) para visitá-lo.

Onde: 25, rue du Premier Film (metrô Ligne D, Station Monplaisir Lumière)



Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)