Na Londres de Sherlock: O Problema Final

Imagem
Pôster e cenas do episódio O Problema Final (créditos: BBC). Viagem de Cinema  apresenta  O Problema Final   ( The Final Problem ), o 3º episódio (e último, até agora) da 4ª temporada da série de tevê  Sherlock  (BBC). A temporada mais sombria da série encerra-se com Sherlock Holmes ( Benedict Cumberbatch ) e Dr. John Watson ( Martin Freeman ) descobrindo um segredo guardado a sete chaves por Mycroft Holmes ( Mark Gatiss ): a existência de Eurus Holmes ( Siân Broke ), a filha do meio do casal Holmes ( Timothy Carlton e Wanda Ventham , pais, na vida real, de Benedict Cumberbatch).  A jovem Eurus, dada como morta desde criança, sempre foi considerada mais inteligente do que os seus irmãos superdotados; porém, muito perigosa. Depois de anos trancada na prisão de Sherrinford (uma referência ao primeiro nome escolhido por Arthur Conan Doyle para Sherlock Holmes), ela quer se vingar dos irmãos, e executa um plano em que coloca a vida de todos em perigo, i...

Viagem de Cinema apresenta o "Musée Lumière" — em Lyon, na França


Fotos: Fran Mateus
Um dos lugares que, por si só, vale uma visita à cidade francesa de Lyon é o Musée Lumière, pelo motivo óbvio dele ser uma prova viva da criação da Sétima Arte.

O museu foi fundado na mansão onde viveram Louis e Auguste Lumière, os inventores do cinematógrafo e, com ele, do nascimento do cinema. Exatamente nesse local, os irmãos criadores filmaram vários curtas, sendo o primeiro "La sortie de l´usine Lumière à Lyon" (ou "A saída dos funcionários da fábrica Lumière"): uma imagem de 45 segundos que mostra os operários da fábrica Lumière deixando o lugar ao final de um dia de trabalho. Esse curtinha foi lançado, junto com outros títulos, em 28 de dezembro de 1895, no Le Grand Cafe, em Paris, e é considerado o primeiro filme da história do cinema.

Foto: Fran Mateus

Além da memorabilia e objetos criados pelos Lumière, o prédio também abriga um instituto dedicado à exibição de mostras cinematográficas e a homenagens ao povo do cinema. Ele foi fundado, em 1982, por Bernard Chardère, seu curador, e por Maurice Trarieux-Lumière, neto de Louis.




Na telona, o Musée Lumière pode ser conferido em "Paris pode esperar" (2016, Eleanor Coppola), na cena em que Anne (Diane Lane) é levada por Jacques (Arnaud Viard) para visitá-lo.

Onde: 25, rue du Premier Film (metrô Ligne D, Station Monplaisir Lumière)

Post seguinte: Lyon e seus museus de cinema - Miniature et Cinema


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Num café com Ernest Hemingway em Milão, Paris e Pamplona

Na Londres de Sherlock: O Problema Final

Na Londres de Sherlock: Os Cães de Baskerville

Na Londres de Sherlock: Um Estudo em Rosa

Na Londres de Sherlock: Seu Último Juramento

Na Londres de Sherlock: O Grande Jogo

Na Londres de Sherlock: Um Escândalo em Belgravia

Na Londres de Sherlock: As Seis Thatchers