Woody Allen em Nova York: "Roda Gigante" (2017)

Pôster e cenas do filme Roda Gigante (2017), de Woody Allen.

Roda Gigante: o filme

Ginny (Kate Winslet) é ex-atriz, mãe de um garoto problemático e casada, por gratidão, com Humpty (Jim Belushi). Garçonete no Ruby´s Bar & Grill, ela sonha com o dia em que o seu amante, Mickey (Justin Timberlake), um salva-vidas que estuda para ser escritor de peças de teatro, irá devolvê-la aos palcos, lugar de onde ela nunca desejou ter saído. Antes que isso aconteça, a filha de Humpty, Carolina (Juno Temple), larga o marido gângster e busca refúgio na casa do pai, em Coney Island. A sua chegada desagrada Ginny, que vê na bela e jovem enteada uma ameaça para o seu caso extraconjugal.

Roda Gigante: locações em Coney Island

Carolina chegando em Coney Island para morar com o pai e Fran Mateus visitando a locação numa manhã de vento e frio.

Wonder Wheel

O título original deste filme, ambientado na década de 1950, é uma homenagem de Woody Allen a Wonder Wheel, a roda gigante do Deno´s Park, em funcionamento desde 1920. Na história, a casa de Ginny, Humpty e seus filhos fica atrás dela. O brinquedo também pode ser visto do fictício Posto 9, onde Mickey trabalha.

Riegelmann Boardwalk

No calçadão de Coney Island, o Riegelmann Boardwalk, estão as principais locações do filme: Ruby´s Bar & Grill, onde Ginny e Carolina trabalham; o banco de madeira onde Ginny se encontra com Mickey, no dia do aniversário dele; o abrigo onde ela procura um telefone público para ligar para a pizzaria Capri; o Steeplechase Píer, mostrado quando Ginny e Mickey se encontram pela primeira vez; e o Nathan's Famous, cujos hot dogs são elogiados por Mickey.

Coney Island Beach

Mickey trabalha no Posto 9, onde não somente salva vidas, como narra a história. Do seu banco, ele tem uma boa vista da roda gigante, do calçadão e do Steeplechase Píer. Nas areias dessa praia, ele se encontra com Ginny e, depois, é procurado por Carolina.

Roda Gigante: comentário final

Ao longo de sua carreira, Woody Allen fez questão de mostrar o carinho que sente por Coney Island em seus filmes, mostrando o parque em cenas de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e de A Era do Rádio (1987), e comentando sobre ele em Café Society (2016). No caso de Roda Gigante, o diretor ambientou a sua história quase que inteiramente no local. Uma demonstração clara de como Coney Island é significante para a vida dele.

📙✈As locações deste filme também fazem parte do meu guia de viagens Nova York de Woody Allen, disponível na Amazon.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

Especial Fitzgerald: "Suave é a noite" (1934)

Especial Fitzgerald: "O último magnata" (1941)

VC celebra Hugh Jackman 🎂🍷🎈!

VC celebra F. Scott Fitzgerald 🎂📖🎷!

Especial Fitzgerald: "O grande Gatsby" (1925)

Especial Fitzgerald: "O curioso caso de Benjamin Button" (1922)

VC apresenta "O Diabo Veste Prada" (2006 — 2026)

Especial Fitzgerald: "Os belos e malditos" (1922)