"O Sinal dos Três" (2014) — Sherlock
![]() |
| Cenas do episódio "O Sinal dos Três", da série "Sherlock" (Divulgação). Foto do St. James Park (Fran Mateus). |
O Sinal dos Três: Resumo
Na história de O Sinal dos Três (The Sign of Three, 2º episódio da 3ª temporada da série Sherlock), Dr. John Watson (Martin Freeman) e a enfermeira Mary Morstan (Amanda Abbington) se casam, mas — adivinhe o que acontece! — o padrinho do noivo, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) consegue roubar a cena.
Elementar, meu caro Watson!
Pela primeira vez, o detetive-consultor teve que preparar um discurso para uma cerimônia de casamento e fez isso de um jeito que misturou emoção (quando fala sobre o passado de John) e diversão (quando entretém os convidados, contando-lhes como ele e o médico resolveram uma série de casos).
Ao narrar o que aconteceu em dois problemas ainda não solucionados, Holmes dá-se conta de que um crime está para ser cometido ali mesmo, durante a festa do amigo, e precisa agir, imediatamente, para evitar essa tragédia.
Para sorte de todos, o Inspetor Lestrade (Rupert Graves) também está no local e ajuda os amigos da Baker Street a colocar ordem (e um par de algemas) na situação.
O Sinal dos Três: Locações em Bristol e Londres
![]() |
| Cena na Goldney House, em Bristol, do episódio "O Sinal dos Três", da série "Sherlock" (Divulgação). |
Sobre as locações exibidas neste episódio, as principais encontram-se fora de Londres. Confira.
Igreja St. Mary Magdalene
John e Mary casaram-se às 12 horas do dia 18 de maio, na Igreja St. Mary Magdalene, localizada na cidade de Bristol, a cerca de 193 quilômetros de Londres. (Onde: Mariners Drive, Stoke Bishop).
Goldney House
A festa do casal Watson acontece no belo salão da Goldney House, prédio que faz parte da Universidade de Bristol. Durante o evento, o amigo de longa data de John, o recluso Major Sholto (Alistair Petrie), é vítima de um atentado criminoso. (Onde: Lower Clifton Hill).
St. James Park
Durante o seu discurso interminável, Sherlock conta o caso O Sentinela Sanguinário, em que o soldado de Sua Majestade, Steven Bainbridge (Alfred Enoch), pede a sua ajuda para livrá-lo de uma pessoa que o persegue. Quando vão conversar com o jovem, Holmes e John cruzam o parque real St. James pela Blue Bridge, numa das poucas cenas rodadas em Londres. (Metrô: St. James Park).
"O sinal dos três" versus o "O signo dos quatro"
— No romance policial de Arthur Conan Doyle, O sinal dos quatro, Mary Morstan conhece Dr. Watson quando procura pela ajuda de Sherlock Holmes. Na série de tevê, ela e John se conhecem durante o período em que Holmes é dado como morto.
— No livro, Dr. Watson pede Mary em casamento no final da história, depois de Holmes solucionar o caso. Na série, ele e Mary noivam entre os acontecimentos dos episódios O Carro Fúnebre Vazio e este, O Sinal dos Três.
— Na versão literária, Major Sholto era amigo do Capitão Morstan, pai de Mary. Na tevê, ele foi o superior de Watson, durante a Guerra do Afeganistão.
— No livro, um anão (o menor homem que Dr. Watson já tinha visto) lançou um dardo assassino na direção dele e de Holmes. No episódio, este personagem faz a mesma coisa no caso O Gigante do Veneno, que Sherlock conta para entreter os convidados durante a festa de casamento.
A partir deste episódio, as coisas começarão a mudar nas vidas dos — ainda três! — envolvidos: Sherlock, John e Mary (diferente do conto de Doyle, a Sra. Watson ganhará muito protagonismo na série). Aguarde o(s) próximo(s) post(s).
Sherlock: Créditos
Os roteiros dos episódios da série Sherlock (2010 - 2017) foram criados por Steven Moffat e Mark Gatiss, para a rede BBC, baseados nos escritos originais de Arthur Conan Doyle.
👀Saiba mais sobre a Londres de Sherlock Holmes:
Confira o guia de viagem Londres de Sherlock Holmes (Cinetour Publishing) com fotos e informações sobre os lugares exibidos nas histórias de Conan Doyle, na série Sherlock e em muitas produções de cinema.

